Parceiro Salesforce: como escolher?

A Salesforce é uma empresa americana pioneira em soluções de gestão e cloud computing. Com mais de 20 anos de existência, é responsável pelo CRM nº 1 do mundo e ajuda organizações de todos os tamanhos e nichos a ter mais controle sobre os dados do negócio, a atender melhor aos clientes e a vender mais.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa, seus clientes tiveram aumento de 37% nas receitas de vendas e de 45% na satisfação do cliente. Apesar de todas as vantagens, muitas organizações sentem dificuldade no processo de contratar o plano e começar a aproveitar as funcionalidades.

Por isso, contratar um parceiro Salesforce é importante para implementar, configurar e se adaptar ao CRM de maneira mais eficiente. Se quiser entender melhor como funciona esse serviço e como escolher a empresa ideal para ele, continue a leitura até o final.

Por que escolher a Salesforce?

A Salesforce não é a única opção para negócios que precisam de um CRM, mas possui diferenciais que a fazem se destacar e ser escolhida por mais de 150 mil empresas grandes, médias e pequenas no mundo inteiro. Veja algumas das principais vantagens a seguir.

Sistema completo

O CRM Salesforce é uma plataforma completa que engloba diversas áreas empresariais, como marketing, vendas e atendimento ao cliente. Todos os dados são integrados com os setores envolvidos e isso permite que os colaboradores tenham uma visão 360º do negócio, aperfeiçoando a tomada de decisões e evitando o temido retrabalho.

Além disso, os recursos funcionam com tecnologia em nuvem, ou seja, podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Para isso, os funcionários autorizados só precisam ter acesso à internet. Confira alguns dos principais serviços que podem ser contratados:

  • Sales Cloud: CRM de vendas que permite automação de tarefas, gestão das interações com os clientes em tempo real, atualização de dados pessoais, histórico e preferência de compras.
  • Service Cloud: criada para otimizar o atendimento, a ferramenta disponibiliza chatbot, unifica os contatos com os clientes de diversos canais em um só lugar, monitora o desempenho dos colaboradores do setor e muito mais.
  • Marketing Cloud: módulo desenvolvido para automatizar processos de marketing, monitorar a jornada do cliente, gerenciar leads, estruturar campanhas, entre outros recursos.

Excelente suporte e segurança

Na hora de contratar um produto tão relevante para a estratégia da empresa, é necessário buscar fornecedores confiáveis. A Salesforce tem mais de 20 anos de experiência, sendo reconhecida mundialmente por oferecer um serviço eficiente, seguro e inovador. Em caso de problemas ou dúvidas, oferece uma extensa documentação e canais de suporte.

Alto potencial de escalabilidade

Não é por acaso que ela lidera o mercado de CRM por 13 anos consecutivos, segundo dados do Quadrante Mágico da Gartner. Além de ser uma plataforma completa, é flexível e pode ser personalizada para atender a necessidades específicas de negócios de diferentes tamanho e nichos de mercado.

Se a empresa continuar crescendo, por exemplo, não será preciso trocar de CRM e passar por um novo período de implementação e treinamento; basta adaptar a contratação do plano atual para a nova realidade do negócio.

Por que preciso de um parceiro Salesforce?

Como vimos, adotar o CRM Salesforce oferece ótimos benefícios. Entretanto, assim como qualquer outro tipo de sistema corporativo, a sua implementação também traz desafios.

É uma tarefa complexa realizar todo o planejamento, o treinamento e as customizações necessárias para começar a aproveitar os recursos de um sistema tão robusto. Por isso, se não for feito adequadamente, o processo pode:

  • demorar demais;
  • fazer a empresa perder recursos;
  • deixar os funcionários envolvimentos desanimados;
  • fazer com que o negócio perca oportunidades.

Para que isso não aconteça, é indicada a contratação de um parceiro Salesforce — uma empresa especializada no CRM com um time de profissionais capacitados para realizar a implementação das soluções da empresa.

A ideia é que o parceiro atue para ajudar o seu negócio a utilizar as funcionalidades disponíveis na plataforma Salesforce da melhor forma possível.

Aqui na Imaginedone, já utilizamos as soluções Salesforce para potencializar e desenvolver ferramentas para clientes de vários tamanhos e segmentos.

Para otimizar os crescentes fluxos de trabalho e atendimento do Brasil Terminal Portuário, por exemplo, implementamos o Sales Cloud e o recurso Customer Success. Também utilizamos as funcionalidades do Marketing Cloud para criar uma jornada de cobrança e de atracação automatizada.

Se ainda está com dúvidas sobre a importância da consultoria CRM Salesforce, dê só uma olhada nos principais benefícios da contratação na sequência.

Integração com outros sistemas

Após compreender os processos e as regras do negócio, o parceiro Salesforce pode integrar a plataforma com aplicações legadas e outros sistemas para aproveitar e potencializar o impacto dos recursos.

Desenvolvimento ágil e melhoria contínua

É comum que a empresa tenha a necessidade ou a possibilidade de melhorar os seus processos, mas não consiga colocar isso em prática — seja por falta de conhecimentos na tecnologia Salesforce, seja por ter uma equipe de TI enxuta.

A equipe de especialistas do parceiro Salesforce vai analisar e, em conjunto com os profissionais da sua empresa, buscar as melhores soluções para que o sistema entregue excelentes resultados e tenha foco na melhoria contínua.

Implementação mais eficiente

Um bom parceiro Salesforce conhece muito bem as soluções da empresa e ajuda o seu negócio a planejar cada passo da implementação do CRM. Dessa forma, é possível evitar problemas e compreender exatamente quais recursos, customizações e treinamentos vão ser necessários.

Outro ponto positivo da consultoria é a possibilidade de tornar o processo mais rápido e econômico. Pensando nisso, a Imaginedone desenvolveu o Quickdone — um pacote de módulos predefinidos com configurações que são úteis para empresas de todos os tamanhos e áreas.

Esse tipo de implementação permite acesso às configurações mais tradicionais da Salesforce e fazer apenas pequenas customizações para adequar o sistema ao seu negócio. Sendo assim, é uma excelente alternativa para organizações que querem começar a utilizar o CRM de maneira prática e econômica.

O que considerar na hora de escolher um parceiro Salesforce?

Todos os benefícios que citamos no tópico anterior só vão se tornar realidade se a sua empresa contratar um bom parceiro Salesforce.

Portanto, para não perder tempo e dinheiro, é preciso garantir que a empresa tenha a expertise necessária para entender e solucionar as especificidades do seu negócio, além de um bom atendimento e custo-benefício. Separamos algumas dicas de como analisar as opções disponíveis do mercado:

  • procure por avaliações de antigos clientes nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui;
  • avalie o tempo de mercado e conheça os cases de sucesso da companhia;
  • observe a qualidade do atendimento e o quanto a empresa se mostra interessada em conhecer o seu negócio;
  • verifique se a empresa se preocupa com a segurança de dados e se está por dentro das inovações tecnológicas.

Como vimos, encontrar um bom parceiro Salesforce torna a sua implementação muito mais rápida, segura e eficiente. Mas, antes de assinar o contrato, vale a pena se dedicar a fazer uma pesquisa de mercado a fim de ter certeza de que encontrou a consultoria ideal.

Se gostou do conteúdo, aproveite para continuar no nosso blog e acessar outros materiais relacionados ao universo tecnológico.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo