Como funciona o Salesforce?

É impossível falar sobre CRM e não citar a Salesforce. A empresa americana é responsável por desenvolver a solução mais utilizada no mundo inteiro, além de funcionalidades para potencializar negócios de vários nichos e tamanhos.

Mas será que ela oferece a ferramenta ideal para o seu negócio? Neste artigo, vamos explicar como funciona o CRM Salesforce, quais são os seus recursos e como ele auxilia a sua empresa. Boa leitura!

Conheça a Salesforce

A Salesforce é uma empresa americana de softwares que cria soluções para marketing, vendas, atendimento ao cliente, TI e outras áreas. Foi fundada em 1999 e, desde então, já impactou mais de 150 mil pequenas, médias e grandes empresas dos mais variados ramos.

A companhia é pioneira no mercado de CRM, em especial no desenvolvimento de sistemas com tecnologia cloud computing, sendo, segundo o Quadrante Mágico da Gartner, líder no mercado de CRM há 13 anos consecutivos. Entender o motivo de tanto sucesso fica fácil quando se conhece as principais funcionalidades disponíveis nas ferramentas desenvolvidas.

No Sales Cloud, CRM de vendas da Salesforce, é possível gerenciar contatos e leads para fechar negócios com mais facilidade. Com acesso a dados preciosos, o time de vendas aproveita oportunidades, toma decisões e interage com os clientes com mais qualidade.

Além dele, a organização oferece um CRM para potencializar os resultados da equipe de marketing, o Marketing Cloud, um sistema para melhorar o atendimento e o suporte ao cliente, o Service Cloud, entre outras soluções.

Entenda como o CRM Salesforce funciona

Trata-se de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente completo que pode ser personalizado para atender às necessidades de empresas de todos os portes, nichos e objetivos.

É uma plataforma moderna e totalmente baseada na nuvem, ou seja, os funcionários vão aproveitar as funcionalidades de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, 7 dias na semana — basta ter um dispositivo com acesso à internet. A tecnologia cloud computing oferece praticidade, economia e segurança para os dados corporativos. Veja alguns dos principais recursos do CRM Salesforce:

  • automação de tarefas;
  • elaboração de relatórios;
  • personalização de painéis;
  • gerenciamento de contas e leads;
  • integração com outros sistemas;
  • gerenciamento de atividades;
  • edição de conteúdos;
  • previsão de vendas.

O preço varia de acordo com os produtos e o plano escolhidos. Além disso, o pagamento da assinatura pode ser mensal ou anual. A boa notícia é que a Salesforce disponibiliza uma versão gratuita por 30 dias, e essa pode ser uma boa forma de ter certeza de quais recursos vão ser mais interessantes para a sua empresa.

Implementação

O processo de instalação, configuração e adaptação de um CRM pode ser demorado e cansativo. Por isso, a implementação do CRM Salesforce precisa ser realizada de maneira estratégica, tendo em vista os objetivos do negócio e o melhor custo-benefício.

A Imaginedone criou uma solução para ajudar os seus clientes a acessarem os benefícios do CRM Salesforce de um jeito mais prático e econômico — o Quickdone. Ele é um pacote de módulos predefinidos com configurações que são úteis para a maioria das empresas.

Dessa forma, após fazer a assinatura Salesforce e contratar o Quickdone, é só fazer determinadas alterações com a ajuda de especialistas para utilizar o CRM e desfrutar dos seus benefícios. Uma excelente solução para pequenos e médios negócios.

Veja 6 vantagens de utilizar as ferramentas da Salesforce

Ao longo do texto, já falamos sobre vários benefícios do CRM Salesforce. A seguir, confira um resumo das principais vantagens do sistema.

1. Aperfeiçoamento da comunicação interna

O CRM integra a convergência de dados entre os setores e aprimora a comunicação entre eles. Não é necessário esperar que determinada equipe envie relatórios dos contatos do último mês, por exemplo, pois todos os funcionários envolvidos podem acessar as informações simultaneamente.

2. Melhoria do atendimento ao cliente

Além de facilitar a comunicação interna, o sistema simplifica a comunicação com os clientes. Com poucos cliques, é possível visualizar histórico de compras, dados, preferências, entre outras informações essenciais para fazer um atendimento mais rápido e eficiente.

3. Organização e segurança de dados

As organizações estão lidando com bancos de dados cada vez maiores. Além de todas as informações sobre fornecedores, parceiros e funcionários, os clientes fazem contatos nos mais diferentes meios digitais (e não digitais).

Sem ajuda tecnológica, é fácil se perder no meio de tantas informações e deixar escaparem dados valiosos para a estratégia do negócio. O CRM Salesforce facilita a entrada, a atualização e a organização desses dados.

A visualização das informações pode ser realizada de maneira clara e prática pela plataforma, que também gera relatórios precisos com poucos cliques.

4. Automação de tarefas

O CRM ajuda as equipes de vendas, marketing e atendimento a otimizarem seus processos diários e a entenderem melhor como resolver os problemas dos clientes. Tarefas que antes levavam várias horas para serem executadas, como o preenchimento e o envio de relatórios, são automatizadas com a ajuda da tecnologia.

Com mais tempo livre, os profissionais focam seus esforços no que realmente importa e desempenham melhor as suas funções.

5. Aprimoramento da tomada de decisões

O CRM Salesforce possibilita que empresas de todos os portes tenham uma visão 360º dos seus processos. Com o uso de relatórios detalhados e de análises de informações em tempo real, será mais fácil tomar decisões e aproveitar oportunidades na velocidade que o mercado demanda — o que é uma vantagem competitiva fundamental.

6. Escalabilidade do negócio

A intenção de todo negócio é expandir a sua atuação, por isso é importante garantir que os sistemas corporativos escolhidos acompanhem esse crescimento. Com o CRM Salesforce, uma pequena empresa pode contratar um plano mais básico, aumentar os recursos de acordo com a sua necessidade e continuar usando o software normalmente.

Saiba quais são os desafios

Assim como qualquer implementação de sistema corporativo, a contratação do CRM Salesforce também oferece alguns desafios. Pequenas e médias empresas costumam sentir dificuldades na hora de realizar a instalação e a configuração de uma solução tão robusta e completa.

Geralmente, existem vários recursos que não serão utilizados de início, e isso gera desperdícios, além de deixar os funcionários confusos. Outra questão que merece atenção, em especial para negócios que trabalham com orçamentos enxutos, é o preço da assinatura.

Porém, apesar dos desafios, o CRM Salesforce tem vários recursos que otimizam atividades de marketing, aumentam as vendas e melhoram o atendimento oferecido aos clientes.

Gostou de entender o que é e como funciona o CRM Salesforce? Aproveite para se inteirar mais sobre os produtos da empresa e outras tecnologias no blog da Imaginedone!

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