Como aumentamos em 11905% a agilidade do processamento de faturas da Sem Parar

Cada vez mais, empresas de diversos tamanhos e nichos buscam, na tecnologia, melhorias em seus processos, produtos e serviços. As razões são claras: em um mercado altamente competitivo e com consumidores mais exigentes, agilidade e eficiência podem ser itens fundamentais para entregas mais assertivas.

Este estudo de caso fala exatamente sobre como a implementação das ferramentas corretas podem ajudar marcas a escalarem as suas formas de trabalho e a diminuírem gastos. Foi com a nossa ajuda que a Sem Parar alcançou esse resultado e nesse case explicaremos:

  • Como aumentamos, inicialmente, em 11905% a eficiência no processamento de faturas da empresa;
  • como simplificamos o processo e o tornamos escalável;
  • como a nossa metodologia e as tecnologias utilizadas nesse caso podem ser úteis para outros tipos de negócios.

Sobre o cliente

A Sem Parar é marca líder no setor de pagamentos de estacionamentos, postos de gasolina e rodovias espalhados por todo o Brasil. Pioneiro no mercado, o serviço permite que os clientes passem automaticamente por estabelecimentos e pedágios, efetuando o pagamento posteriormente.

Embora existisse simplicidade na entrega final do serviço, o sistema de geração de faturas não era tão rápido e necessitava de otimizações. Foi assim que a marca identificou a necessidade de melhorias e entendeu que a Imaginedone poderia ajudar nesse projeto.

O desafio

Com um programa próprio de geração de faturas para os seus clientes, a Sem Parar demorava, em média, 10 horas para produzir 1 milhão de arquivos que, depois de serem processados, ficavam disponíveis para serem enviados por e-mail ou encaminhadas para uma gráfica.

A grande dificuldade ficava pela falta de personalização desses documentos. Sem a tecnologia correta, não era possível entregar informações customizadas para cada tipo de cliente.

Além disso, o armazenamento dos arquivos era limitado a apenas dois meses, o que impossibilitava qualquer acesso após esse período de tempo.

Com a intenção de simplificar esse processo, a empresa nos procurou para que entregássemos um projeto que permitisse o máximo de agilidade no processamento das contas geradas mensalmente.

O que apresentamos foi uma solução que integra as melhores ferramentas de tecnologia em nuvem do mercado e que permitem eficiência na execução de cada etapa, tornando o serviço altamente escalável.

Como resolvemos

A solução apresentada pela Imaginedone foi um sistema que permite a personalização das faturas e as processa com menos de 1% do tempo usual, sendo integrado a players de ponta como o Heroku, Marketing Cloud e a Amazon S3.

Se antes o antigo programa produzia 1100 faturas por minuto, a nova proposta foi capaz de gerar 200 mil contas a cada 60 segundos, uma melhoria significativa e, principalmente, escalável.

Atualmente, a solução desenvolvida para o nosso cliente consegue processar mais de 3 milhões de arquivos mensais e o ponto positivo é que não há limite para essa capacidade.

Além disso, a distribuição desses documentos para os clientes da Sem Parar também é feita de forma simples e rápida: o próprio sistema envia as contas para serem impressas na gráfica ou encaminha para os e-mails dos usuários que optaram pela fatura digital.

Heroku, Amazon S3 e Marketing Cloud: entenda como essas ferramentas podem trabalhar juntas

Cloud computing e integração de sistemas. São essas palavras que resumem o escopo do serviço que desenvolvemos para a Sem Parar. Integrando três grandes players em cloud do mercado, conseguimos criar um programa eficiente e escalável. Entenda como cada um deles foi importante para o projeto:

Como aumentamos em 11905% a agilidade do processamento de faturas da Sem Parar, Imaginedone

Heroku

A aplicação desenvolvida foi integrada ao Heroku, uma plataforma em nuvem que suporta diversas linguagens de programação. Com sua tecnologia, a ferramenta é capaz de processar milhares de faturas ao mesmo tempo, transformando arquivos de texto em documentos em PDF, prontos para serem enviados aos clientes.

Amazon S3

Após serem processados em minutos, as contas são enviadas para outra plataforma em nuvem, o Amazon S3, que oferece um serviço de armazenamento escalável e com recursos de gestão e configuração personalizáveis.

No programa da Amazon, as faturas da Sem Parar são facilmente encontradas e gerenciadas e podem ser guardadas por até cinco anos. Valendo ressaltar que aqui também existe escalabilidade no processo de arquivamento.

Marketing Cloud

Com todas os documentos rapidamente produzidos e devidamente armazenados, encontramos também na tecnologia em cloud um caminho para distribuí-los de maneira eficiente.

Graças a ferramenta de marketing em nuvem da Salesforce, todas os arquivos são distribuídos aos clientes que solicitaram a versão digital por e-mail ou encaminhadas para a gráfica, para posteriormente serem entregues via Correios.

É claro que cada uma dessas plataformas apresenta outras funcionalidades capazes de trazer inúmeras melhorias aos variados tipos de negócios do mercado. O nosso papel nesse processo foi justamente entender o problema, identificar as soluções mais assertivas e integrá-las de forma inteligente.

O sucesso desse projeto se encontra em sua escalabilidade. Pois, não importa o quanto o volume de faturas da Sem Parar aumente, todas as ferramentas implementadas serão capazes de acompanhar o crescimento, sempre com a diminuição de tempo e de custos para a empresa.

Já parou para pensar em como as tecnologias em nuvem podem alavancar os resultados da sua empresa? Nós podemos te ajudar nisso. Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio falando com a nossa equipe.

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