Cloud Computing: conheça 5 vantagens da tecnologia

O uso da cloud computing cresce a cada dia. Em 2018, foi registrado em pesquisas que a computação em nuvem estava na 18ª posição na liderança de tecnologias que eram utilizadas no Brasil. Porém, o ano de 2020 mudou essa realidade devido à pandemia e à necessidade de trabalhar em regime home office.

Sem acesso aos sistemas locais, muitas empresas se viram obrigadas a adotar a cloud computing e suas vantagens para que os colaboradores continuassem a trabalhar mesmo fora de casa. Até mesmo aqueles empresários mais receosos decidiram investir nessa ferramenta e entenderam que ela faz parte da transformação digital e é um grande benefício para o negócio.

Por isso, neste artigo, vamos levantar as principais vantagens da cloud computing, além dos motivos para usá-la dentro de uma empresa e dos desafios no uso dessa ferramenta. Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe. Boa leitura!

O que é Cloud Computing?

Os avanços na tecnologia surpreendem até mesmo os profissionais que trabalham com TI (Tecnologia da Informação). Em relação à cloud computing, não seria diferente! Trata-se de uma ferramenta que existe há cerca de duas décadas no mercado e que já mudou a forma de trabalho de muitas empresas.

Essa tecnologia é responsável por oferecer recursos de computação como o armazenamento, mas por meio do uso remoto e com a conectividade à Internet. Sem ocupar espaço em uma máquina local, ela é excelente sobretudo para as empresas que têm muitas informações guardadas em seus sistemas.

Atualmente, existem três modelos de cloud, os quais se diferem em relação à segurança e à acessibilidade, mas sem deixar de lado a proteção necessária para os dados e as funções armazenados. Podemos encontrar no mercado a nuvem privada, a pública e a híbrida.

Quais são as vantagens da Cloud Computing?

Em 2020, devido à pandemia que atingiu o mundo inteiro, tivemos uma mudança estrutural bastante responsiva no mercado. As empresas foram obrigadas a adotar o modelo home office por tempo indeterminado e a mudar planejamentos realizados para todos os membros de um negócio.

Quem não se adaptou a essa alteração da forma de trabalho certamente encontrou dificuldades para se manter no mercado. Contudo, muitos empresários correram atrás da transformação digital e viram as vantagens da cloud computing como uma oportunidade única de salvar a empresa e ainda otimizar diversos serviços.

Por isso, separamos aqui algumas das características mais vantajosas dessa tecnologia que vão fazer enxergar como a nuvem é primordial para os dias de hoje. Confira!

1. Segurança

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens da cloud computing sobre o sistema de armazenamento local é a segurança. Mesmo que muitos maquinários tenham ferramentas que assegurem contra invasões e demais situações que colocam em risco as informações guardadas em um computador, a nuvem ainda oferece mais proteção.

Muitas vezes, o senso comum acredita que armazenar dados na nuvem é um grande risco à segurança por causa de seu modo de acessibilidade. Mesmo que seja remoto e via conexão à Internet, os hosts que oferecem planos de armazenamento em cloud estão sempre atualizando e monitorando o funcionamento dessa ferramenta.

Ou seja, em vez de você gastar do seu próprio bolso para fazer as atualizações e gerenciar essa ferramenta, a empresa disponibiliza o serviço para você que precisa manter atualizado a todo instante.

2. Economia

Já que falamos de gastos com máquinas locais, não poderíamos deixar de citar que uma das vantagens da cloud computing está completamente ligada à economia que essa tecnologia gera a uma empresa.

Por meio de computadores, data centers e ferramentas locais, o empresário é obrigado a sempre atualizar os equipamentos e a fazer constantes manutenções, sem contar com o gasto para comprar novos lotes de armazenamento, dinheiro para pagar o espaço que fica reservado, entre muitos outros.

Por isso, quando pensamos em benefícios da computação em nuvem, podemos ligar diretamente à economia. Com uma empresa terceirizada que oferece os serviços de cloud, você não precisa se preocupar mais com os cuidados mencionados, pois os valores são incluídos na mensalidade.

3. Flexibilidade

Iniciamos o nosso artigo falando sobre a pandemia do COVID-19, não é mesmo? As empresas foram obrigadas a inovar e viram que as vantagens da cloud computing são um meio de superar essa crise e mudar as relações. A flexibilidade que essa ferramenta trouxe é indispensável para qualquer negócio.

Agora, mesmo fora de casa, o colaborador pode acessar o sistema e realizar o seu serviço sem a dependência de uma máquina local que tenha todas as informações armazenadas.

Com isso, a computação em nuvem fez com que muitas empresas superassem essa crise e continuassem a funcionar no “Novo Normal”, como ficou conhecido este período.

4. Colaboração

Para melhorar ainda mais, essa tecnologia também possibilita que os funcionários colaborem num mesmo projeto em tempo real.
Imagine que o seu negócio cria um arquivo no Google Docs. Além do criador poder alterar as informações que estão neste documento, caso ele deixe o link aberto ou queira convidar outras pessoas, é possível que vários colaboradores façam as suas mudanças e que participem desta edição.

Ou seja, mesmo que os funcionários estejam longe do ambiente de trabalho, eles podem cumprir suas funções e desenvolver de forma colaborativa tudo que é necessário para realizar esta tarefa. Aproveite e leia o nosso artigo sobre SaaS, PaaS e IaaS.

5. Prevenção

Uma das vantagens da Cloud Computing é prevenir contra a perda de informações que podem ocorrer por diversos motivos, seja por ciberataques, seja por fenômenos da natureza, entre outros.

Por meio dessa forma de armazenamento, caso caia algum raio e queime os aparelhos, não há risco de as informações se perderem. Tudo fica salvo de forma remota e você pode acessar do lugar que estiver (se tiver a acessibilidade ao sistema).

Todos os benefícios são excelentes para as empresas que buscam otimizar os procedimentos internos e garantir a estabilidade de tudo que é armazenado.

Por que utilizar Cloud Computing?

Entendemos até aqui que são muitas as vantagens da Cloud Computing para os negócios em todo o mundo. Mesmo que não estivéssemos em um cenário pandêmico, em que as pessoas precisam trabalhar de casa ou dependem do serviço remoto durante um período, a adoção desse sistema já era uma tendência bastante forte e interessante.

Para que você não se perca, vamos repassar de forma reduzida os motivos para que você utilize a Cloud Computing em sua empresa:

  • segurança das informações: com essa tecnologia, não é necessário fazer atualizações e manutenções constantes que mantêm protegidas as informações. A empresa que fornece esse serviço é obrigada a fazer as modernizações constantemente;
  • economia: já que não há gastos com atualizações e manutenções por conta própria, você, empresário, economiza ainda mais;
  • flexibilidade de uso: com um sistema remoto, o colaborador pode trabalhar tanto no espaço do escritório como em sua casa, proporcionando flexibilidade para a empresa;
  • colaboração entre times: é possível que os funcionários editem e façam as suas tarefas juntos, mesmo que não estejam no mesmo espaço físico;
  • prevenção de dados: uma das vantagens da cloud computing é prevenir contra ataques, invasões e desastres naturais, que fazem muitas informações se perderem normalmente em sistemas locais.

Quais são os desafios no uso da Cloud Computing?

Para que não pense que somente falamos dos pontos positivos, precisamos ser sinceros: existem alguns pequenos desafios na hora de usar essa ferramenta.

É importante salientar que as dificuldades com a cloud computing não são relacionadas necessariamente ao sistema remoto, mas às empresas que oferecem esse serviço e outros quesitos. Por isso, separamos os dois principais desafios que você pode encontrar na hora de implementar essa ferramenta.

Migração

A migração de sistemas, se não for realizada por uma empresa de confiança e com os cuidados necessários, pode fazer com que o empresário perca informações importantes no meio do caminho ou até mesmo que tenha seus dados vazados.

Por isso, na hora de escolher a parceria para realizar a migração, faça uma boa pesquisa e contrate os melhores profissionais.

Falhas na internet

Falhas na internet também podem ser um problema em meio às vantagens da cloud computing. Como este sistema remoto é completamente acessível via Internet, quando a conexão cai ou é muito lenta, há interferência no trabalho e o colaborador pode ficar sem acesso.

Portanto, uma dica bastante importante é sempre ter uma boa operadora de Internet em sua empresa e, caso necessário, contratar uma melhor para o seu colaborador que trabalha em regime home office.

Concluímos, então, que a tecnologia está sempre ao lado das empresas e que são desenvolvidas cada vez mais ferramentas que auxiliam o mercado a se otimizar ainda mais.

A Imaginedone é uma das responsáveis por essas melhorias e pode ser a sua melhor aliada! Aproveite para falar com os nossos especialistas e conheça na prática as vantagens da Cloud Computing.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo