Implementação Salesforce: 5 passos para um processo com sucesso

Adotar preços competitivos e comercializar bons produtos ou serviços não são garantias de um negócio de sucesso. Investir no relacionamento com os consumidores é indispensável para se destacar no mercado e alcançar os resultados.

É por conta disso que o CRM da Salesforce, o software de Gestão do Relacionamento com o Cliente número 1 do mundo, é cada vez mais cobiçado entre equipes de atendimento, vendas e marketing de empresas de todos os tamanhos.

Mas, para que a plataforma realmente traga bons resultados, é fundamental que a instalação seja feita adequadamente. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer a implementação Salesforce. Vamos lá?

Qual é a importância de um CRM?

Esse software ajuda as empresas a coletar dados para entender melhor os seus clientes e a aproveitar essas informações para criar estratégias mais eficientes. Isso faz com que ele seja indispensável para negócios que querem estreitar laços e fidelizar consumidores.

A ferramenta cria e centraliza um banco de dados poderoso dos clientes, o que permite um compartilhamento em tempo real com as equipes e uma maior personalização do atendimento, das campanhas de marketing e das técnicas de vendas.

Afinal, por meio da análise das informações, será possível identificar as reais necessidades de cada cliente, bem como a melhor maneira e o momento para fazer a abordagem.

O software também evita que os dados sejam lançados mais uma vez no sistema ou mesmo que erros de digitação impeçam que as informações sejam encontradas rapidamente. Dessa forma, reduz os retrabalhos e melhora a produtividade das equipes.

O CRM também colabora para que os líderes acompanhem o desempenho das negociações — facilidade que permite a identificação de falhas e oportunidades de maneira mais precisa.

Por que escolher a Salesforce?

Agora que você já entendeu a importância de aproveitar as vantagens de um CRM na sua empresa, talvez esteja se perguntando: por que escolher a Salesforce? Afinal, existem várias alternativas no mercado.

Bem, existem vários motivos para que a Salesforce seja líder no mercado de CRM, segundo o Quadrante Mágico da Gartner, por 13 anos consecutivos. Um deles é o pioneirismo no lançamento de softwares com tecnologia cloud computing, ou armazenamento na nuvem — característica que torna as soluções muito mais práticas, flexíveis, seguras e econômicas.

Trata-se de um conjunto de funcionalidades completo, com inúmeras opções de integração e relatórios detalhados para otimizar os processos de atendimento, marketing e vendas. Mais de 150 mil empresas grandes, médias e pequenas dos mais variados nichos aproveitam as funcionalidades da Salesforce para ter mais sucesso.

É fácil entender esse número quando se observa que a organização conta com diversas soluções e permite a escolha do software mais indicado para atender às suas necessidades. Entenda melhor como funcionam as principais ferramentas da Salesforce a seguir.

Sales Cloud

O Sales Cloud é o CRM de vendas da Salesforce. Ele permite uma visão 360º de informações preciosas para o time de vendas, como dados pessoais, históricos e preferências de compra.

Além de armazená-los na nuvem, o software auxilia na organização, na categorização e na análise desses dados, além de automatizar várias tarefas do setor, facilitar o contato com os clientes e permitir a integração com vários outros sistemas de gestão.

Service Cloud

Oferecer um atendimento de qualidade é um grande desafio, mas é algo essencial para conquistar e fidelizar clientes. Com o Service Cloud, o software especializado em atendimento e suporte ao cliente da Salesforce, essa tarefa fica muito mais fácil.

A cada atendimento, o sistema cria uma visão detalhada sobre o consumidor no console de serviço de um dos atendentes. Essa análise geral do histórico e das necessidades de cada cliente melhora a produtividade dos times e faz com que o atendimento seja mais personalizado.

Por meio do software, também é possível centralizar o atendimento, respondendo aos clientes que chamam nas redes sociais no Social Studio. Outra funcionalidade permite a configuração dos famosos chatbots — automatização que possibilita um contato rápido e eficiente.

Marketing Cloud

Fazer campanhas de e-mail marketing, gerenciar leads e cuidar do engajamento nas redes sociais são apenas algumas das funções do setor de marketing de uma empresa. A tecnologia é uma aliada indispensável para que o setor aproveite os dados estrategicamente e realize todas as atividades necessárias para encantar os clientes.

O Marketing Cloud, software de automação de marketing da Salesforce, conta com várias funcionalidades incríveis para agilizar a rotina dos profissionais e melhorar a eficiência do setor.

Um dos recursos disponíveis, o Journey Builder, permite a integração e a personalização de jornadas do cliente por meio de dados de vários canais, como SMS, site, redes sociais, e-mail marketing etc.. Por meio dessa plataforma de planejamento, você define metas, configura interações individualizadas e automatiza campanhas de marketing de um jeito prático e intuitivo.

Quais são os 5 passos para uma implementação Salesforce?

Como qualquer outro grande passo de uma empresa, a implementação Salesforce precisa ser feita com planejamento e estratégia. Caso contrário, o sistema trará mais dor de cabeça do que soluções, algo que nós com certeza não queremos.

Então, confira quais são os 5 passos básicos para implementar o CRM Salesforce com sucesso na sequência.

1. Faça um planejamento e trace os objetivos

O primeiro passo é realizar uma análise da empresa para identificar quais são as suas reais necessidades, ou seja, os problemas que o CRM precisa resolver. Essa etapa é indispensável para começar o planejamento que norteará todos os outros passos. Veja algumas perguntas que norteiam esse mapeamento:

  • como funciona a coleta de dados hoje em dia?
  • Qual é o orçamento da empresa para implementação Salesforce?
  • Como as informações são armazenadas?
  • Todos os interessados têm acesso rápido aos dados?
  • Quais são as principais críticas dos colaboradores e dos clientes?
  • Como melhorar a experiência dos consumidores?
  • Como funciona o trabalho de cada área da empresa?
  • Quais são as características do mercado em que a organização atua?

Depois de responder a essas e outras perguntas sobre o negócio e de analisar as métricas envolvidas, vai ser muito mais fácil determinar quais são os objetivos. Afinal, quais funcionalidades e vantagens a empresa espera do CRM?

Com base no mapeamento, pode ser observado que o negócio precisa aumentar a geração de leads, melhorar a retenção de clientes e reduzir os custos com atendimentos.

Da mesma forma, identifica-se se está com problemas na qualificação de leads e se muitos funcionários estão sobrecarregados, o que atrapalha a qualidade do atendimento. Enfim, cada empresa vai analisar quais são os seus pontos de dificuldades e, com base neles, traçar os seus objetivos com o CRM.

2. Contrate um consultor especializado em Salesforce

Depois de entender as necessidades e os objetivos do negócio em relação ao CRM, é interessante contar com ajuda de um consultor especializado Salesforce. Uma empresa capacitada, como a Imaginedone, auxilia na implementação, na configuração e na adaptação ao CRM.

Dessa forma, além de tirar todas as dúvidas sobre as ferramentas Salesforce, garante-se o desenvolvimento de soluções que respeitam as características do negócio e que vão melhorar os resultados. Inclusive, se for necessário, integrando o CRM Salesforce com outros sistemas para potencializar as vantagens.

A ideia é esta: que o parceiro Salesforce torne os processos mais eficientes e econômicos e que ajude a empresa a atingir as suas metas. Por exemplo: para facilitar e tornar mais rápido o processo de implementação Salesforce, a Imaginedone desenvolveu um pacote de módulos predefinidos com configurações que são úteis para empresas de todos os tamanhos e áreas.

O Quickdone permite que as empresas comecem a aproveitar o CRM de forma rápida e prática, bastando fazer pequenas alterações e seguir as orientações que o software traz para as equipes. Muito mais prático!

3. Escolha responsáveis nos setores afetados

O CRM Salesforce afeta vários setores do negócio, sendo importante que todos eles tenham representantes no grupo de tomada de decisões da implementação.

É natural que o setor de vendas tenha características e modos de trabalhar diferentes do setor de marketing, por exemplo. Essas especificidades precisam ser levadas em consideração ao longo do processo, sendo fundamental apontar as pessoas responsáveis por levar essas necessidades ao conhecimento de todos.

Além disso, membros do TI e, é claro, administradores da empresa também devem participar. Determinar os responsáveis por cada área também é relevante para definir quais vão ser as tarefas de cada setor, o que nos leva ao próximo tópico.

4. Defina um cronograma para o processo

Outro passo essencial é a definição de um cronograma com data estimada para o início de operação e para etapas importantes, como a troca do banco de dados e o treinamento das equipes.

Todas as atividades da implementação Salesforce precisam ser planejadas e de um prazo de execução definido. Esse cronograma detalhado deve ser criado em conjunto com a empresa de consultoria Salesforce e os responsáveis pelos times.

5. Realize a implementação e treine as equipes

Depois de reunir o time e de fazer o planejamento e a configuração inicial do software, está na hora de fazer a implementação Salesforce. O processo acontece em fases, que mudam de acordo com o escopo e as especificidades do projeto. Geralmente, as mais comuns são:

  • campanhas de comunicação internas sobre o CRM, seus objetivos e vantagens;
  • inclusão de usuários no sistema;
  • importação, teste e validação de dados;
  • integração de sistemas;
  • testes para garantir a eficiência e a segurança.

Por último, é preciso treinar os usuários para que eles conheçam todas as funcionalidades do sistema e aproveitem ao máximo. Vale destacar também que, durante os primeiros meses, é normal ter que passar por correção de bugs ou ajustes de desempenho.

A melhoria do CRM Salesforce é contínua, e o seu negócio também pode passar por mudanças significativas. Portanto, sempre vão surgir funcionalidades para serem implementadas, algo que não será nenhum problema se o processo tiver começado do jeito certo.

A implementação Salesforce beneficia pequenas, médias e grandes corporações. Está interessado em adotar o software no seu negócio? Fale com um de nossos especialistas!

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