A Salesforce é uma empresa americana pioneira em soluções de gestão e cloud computing. Com mais de 20 anos de existência, é responsável pelo CRM nº 1 do mundo e ajuda organizações de todos os tamanhos e nichos a ter mais controle sobre os dados do negócio, a atender melhor aos clientes e a vender mais.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa, seus clientes tiveram aumento de 37% nas receitas de vendas e de 45% na satisfação do cliente. Apesar de todas as vantagens, muitas organizações sentem dificuldade no processo de contratar o plano e começar a aproveitar as funcionalidades.
Por isso, contratar um parceiro Salesforce é importante para implementar, configurar e se adaptar ao CRM de maneira mais eficiente. Se quiser entender melhor como funciona esse serviço e como escolher a empresa ideal para ele, continue a leitura até o final.
Por que escolher a Salesforce?
A Salesforce não é a única opção para negócios que precisam de um CRM, mas possui diferenciais que a fazem se destacar e ser escolhida por mais de 150 mil empresas grandes, médias e pequenas no mundo inteiro. Veja algumas das principais vantagens a seguir.
Sistema completo
O CRM Salesforce é uma plataforma completa que engloba diversas áreas empresariais, como marketing, vendas e atendimento ao cliente. Todos os dados são integrados com os setores envolvidos e isso permite que os colaboradores tenham uma visão 360º do negócio, aperfeiçoando a tomada de decisões e evitando o temido retrabalho.
Além disso, os recursos funcionam com tecnologia em nuvem, ou seja, podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Para isso, os funcionários autorizados só precisam ter acesso à internet. Confira alguns dos principais serviços que podem ser contratados:
- Sales Cloud: CRM de vendas que permite automação de tarefas, gestão das interações com os clientes em tempo real, atualização de dados pessoais, histórico e preferência de compras.
- Service Cloud: criada para otimizar o atendimento, a ferramenta disponibiliza chatbot, unifica os contatos com os clientes de diversos canais em um só lugar, monitora o desempenho dos colaboradores do setor e muito mais.
- Marketing Cloud: módulo desenvolvido para automatizar processos de marketing, monitorar a jornada do cliente, gerenciar leads, estruturar campanhas, entre outros recursos.
Excelente suporte e segurança
Na hora de contratar um produto tão relevante para a estratégia da empresa, é necessário buscar fornecedores confiáveis. A Salesforce tem mais de 20 anos de experiência, sendo reconhecida mundialmente por oferecer um serviço eficiente, seguro e inovador. Em caso de problemas ou dúvidas, oferece uma extensa documentação e canais de suporte.
Alto potencial de escalabilidade
Não é por acaso que ela lidera o mercado de CRM por 13 anos consecutivos, segundo dados do Quadrante Mágico da Gartner. Além de ser uma plataforma completa, é flexível e pode ser personalizada para atender a necessidades específicas de negócios de diferentes tamanho e nichos de mercado.
Se a empresa continuar crescendo, por exemplo, não será preciso trocar de CRM e passar por um novo período de implementação e treinamento; basta adaptar a contratação do plano atual para a nova realidade do negócio.
Por que preciso de um parceiro Salesforce?
Como vimos, adotar o CRM Salesforce oferece ótimos benefícios. Entretanto, assim como qualquer outro tipo de sistema corporativo, a sua implementação também traz desafios.
É uma tarefa complexa realizar todo o planejamento, o treinamento e as customizações necessárias para começar a aproveitar os recursos de um sistema tão robusto. Por isso, se não for feito adequadamente, o processo pode:
- demorar demais;
- fazer a empresa perder recursos;
- deixar os funcionários envolvimentos desanimados;
- fazer com que o negócio perca oportunidades.
Para que isso não aconteça, é indicada a contratação de um parceiro Salesforce — uma empresa especializada no CRM com um time de profissionais capacitados para realizar a implementação das soluções da empresa.
A ideia é que o parceiro atue para ajudar o seu negócio a utilizar as funcionalidades disponíveis na plataforma Salesforce da melhor forma possível.
Aqui na Imaginedone, já utilizamos as soluções Salesforce para potencializar e desenvolver ferramentas para clientes de vários tamanhos e segmentos.
Para otimizar os crescentes fluxos de trabalho e atendimento do Brasil Terminal Portuário, por exemplo, implementamos o Sales Cloud e o recurso Customer Success. Também utilizamos as funcionalidades do Marketing Cloud para criar uma jornada de cobrança e de atracação automatizada.
Se ainda está com dúvidas sobre a importância da consultoria CRM Salesforce, dê só uma olhada nos principais benefícios da contratação na sequência.
Integração com outros sistemas
Após compreender os processos e as regras do negócio, o parceiro Salesforce pode integrar a plataforma com aplicações legadas e outros sistemas para aproveitar e potencializar o impacto dos recursos.
Desenvolvimento ágil e melhoria contínua
É comum que a empresa tenha a necessidade ou a possibilidade de melhorar os seus processos, mas não consiga colocar isso em prática — seja por falta de conhecimentos na tecnologia Salesforce, seja por ter uma equipe de TI enxuta.
A equipe de especialistas do parceiro Salesforce vai analisar e, em conjunto com os profissionais da sua empresa, buscar as melhores soluções para que o sistema entregue excelentes resultados e tenha foco na melhoria contínua.
Implementação mais eficiente
Um bom parceiro Salesforce conhece muito bem as soluções da empresa e ajuda o seu negócio a planejar cada passo da implementação do CRM. Dessa forma, é possível evitar problemas e compreender exatamente quais recursos, customizações e treinamentos vão ser necessários.
Outro ponto positivo da consultoria é a possibilidade de tornar o processo mais rápido e econômico. Pensando nisso, a Imaginedone desenvolveu o Quickdone — um pacote de módulos predefinidos com configurações que são úteis para empresas de todos os tamanhos e áreas.
Esse tipo de implementação permite acesso às configurações mais tradicionais da Salesforce e fazer apenas pequenas customizações para adequar o sistema ao seu negócio. Sendo assim, é uma excelente alternativa para organizações que querem começar a utilizar o CRM de maneira prática e econômica.
O que considerar na hora de escolher um parceiro Salesforce?
Todos os benefícios que citamos no tópico anterior só vão se tornar realidade se a sua empresa contratar um bom parceiro Salesforce.
Portanto, para não perder tempo e dinheiro, é preciso garantir que a empresa tenha a expertise necessária para entender e solucionar as especificidades do seu negócio, além de um bom atendimento e custo-benefício. Separamos algumas dicas de como analisar as opções disponíveis do mercado:
- procure por avaliações de antigos clientes nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui;
- avalie o tempo de mercado e conheça os cases de sucesso da companhia;
- observe a qualidade do atendimento e o quanto a empresa se mostra interessada em conhecer o seu negócio;
- verifique se a empresa se preocupa com a segurança de dados e se está por dentro das inovações tecnológicas.
Como vimos, encontrar um bom parceiro Salesforce torna a sua implementação muito mais rápida, segura e eficiente. Mas, antes de assinar o contrato, vale a pena se dedicar a fazer uma pesquisa de mercado a fim de ter certeza de que encontrou a consultoria ideal.
Se gostou do conteúdo, aproveite para continuar no nosso blog e acessar outros materiais relacionados ao universo tecnológico.