Imagine armazenar e integrar informações valiosas de leads e clientes de uma forma totalmente estratégica, sendo possível atualizar as equipes de vendas e marketing de forma on-line e em tempo real, com dados pessoais, históricos e preferências de compras. Essas e muitas outras funcionalidades são encontradas no Sales Cloud.
As soluções em CRM da Salesforce estão entre as mais conceituadas do mercado. Para você ter uma ideia, a organização está posicionada como líder no Quadrante Mágico do Gartner, uma das análises mais respeitadas no mundo, há 12 anos consecutivos.
Toda essa fama se deve, entre outros fatores, à utilização dos dados para gerenciar contas e gerar insights para o sucesso dos processos e estratégias de uma empresa, incluindo os de vendas. Este post vai apresentar todas as características e funcionalidades do Sales Cloud e como ele pode se adequa ao seu tipo de negócio. Continue a leitura e saiba mais.
O que é CRM?
É possível que você tenha chegado até aqui porque ouviu falar sobre o CRM da Salesforce e seus benefícios. Porém, apesar de imaginar do que se trata a ferramenta, ainda tem dúvidas sobre o que ele realmente significa e o que pode fazer por sua empresa.
Pensando nisso, antes de falarmos sobre o Sales Cloud e como a plataforma auxilia a área de vendas, vamos explicar brevemente o conceito.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Apesar de alguns pensarem que se trata somente de um software, a solução é muito mais do que isso. Ela se refere a um conjunto de técnicas que unem tecnologia e estratégias de negócios focadas no cliente.
O CRM pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos e portes, ou seja, desde startups até grandes corporações. A ferramenta auxilia na análise e gestão das interações com os potenciais e atuais clientes, além de antecipar necessidades e desejos, aumentar as vendas, conquistar, facilitar tomadas de decisão e fidelizar novos consumidores.
Ou seja, é a solução ideal para organizações que buscam se destacar no mercado, melhorar a comunicação entre times, aumentar o engajamento com o seu público e elevar a lucratividade por meio de soluções tecnológicas.
Por que ter um CRM voltado para vendas?
Se você pretende acabar com todas as dores do time de vendas com a ajuda de um software, a escolha é um CRM. Ele não é apenas uma ferramenta de armazenamento de dados, mas uma nova maneira de organizar, categorizar e analisar os dados de seus clientes e a implementação de um na sua empresa trará mudanças incríveis.
Alguns dados provam que a ferramenta de CRM certa vai gerar diversas melhorias. Mais de 90% das empresas com mais de 11 funcionários adotaram o utilitário e cerca de 70% afirmaram que ele melhora seu acesso aos dados de clientes.
Quais os diferenciais do CRM da Salesforce?
O Sales Cloud é líder no segmento há muitos anos e existem vários motivos que explicam isso. Para começar, a Salesforce é pioneira no lançamento de soluções baseadas em cloud computing, ou armazenamento na nuvem. Isso quer dizer que todos os dados são facilmente armazenados por meio da internet e acessíveis a partir de qualquer dispositivo com conexão à rede.
Com o auxílio de dezenas de funções, o Sales Cloud é o CRM ideal para todos os tamanhos de empresa. A ferramenta facilita o trabalho dos times de vendas, marketing e administração na realização de suas atividades de forma automatizada, ágil e baseada em dados concretos, o que acarreta maior produtividade e resultados.
Além do Sales Cloud em si, as plataformas de CRM da Salesforce oferecem uma grande variedade de funcionalidades e serviços, não apenas para o gerenciamento de relacionamentos, mas para o desenvolvimento de aplicativos personalizados e customizados de acordo com as necessidades de cada cliente.
O que é o Sales Cloud?
Você pode utilizar a plataforma para impulsionar o crescimento de clientes, encontrar novos, automatizar processos, gerenciar contatos, integrar e apoiar os setores de atendimento ao cliente, marketing e vendas.
Fonte: B2B Stack Blog
A partir de sua utilização, é possível que as áreas de vendas e marketing acompanhem informações, etapas de vendas e as interações dos clientes em um só lugar, de forma facilitada e por meio de relatórios customizados.
Isso contribui para melhorar o funcionamento de ambos os times, no crescimento de uma base sólida de informações sobre clientes, a precisão da coleta e da mensuração de dados e mais, tudo num só software.
Quais as características e vantagens da plataforma?
Seus diferenciais são tantos que o Sales Cloud já foi reconhecido como o melhor CRM em cloud computing, segundo pesquisas de organizações como Gartner, CRM Magazine e G2 Crow Grid. Uma das suas grandes características é o acesso rápido e intuitivo a todos os dados de carteiras de clientes por meio de uma visão 360 graus, algo que otimiza a tomada de decisões.
Além disso, a automatização das tarefas e dos processos de negócios proporciona agilidade nas atividades e o aumento da produtividade dos setores. Por meio do recurso, é possível extrair relatórios e dashboards que possibilitam a identificação de gargalos e a maximização da performance.
Vale ressaltar que o fato de o Sales Cloud estar armazenado em redes seguras na nuvem permite uma gestão mais econômica e elimina as preocupações com a compra, instalação e manutenção da infraestrutura do programa. Com isso, independentemente de lugar, distância e horário, é possível que todos os envolvidos tenham acesso à plataforma.
Outra vantagem importante é a possibilidade de integração dos aplicativos com inúmeros softwares de gestão e sistemas legados, como Microsoft e SAP. A alta capacidade de customização que o Sales Cloud oferece permite mudar objetos, campos, guias e mais sem que você tenha qualquer conhecimento sobre programação.
Com o Sales Cloud, é possível agilizar e aprimorar o fluxo de informações, já que ele é um CRM altamente personalizável. A plataforma permite que a empresa gere soluções inteligentes baseadas em relatórios e dados colhidos da forma certa, melhorando o relacionamento com o cliente.
Caso você ache que as configurações pré estabelecidas no software não são suficientes, você é capaz de criar campos específicos, que colham informações relevantes para a criação de novas estratégia
⭐️ Case: Como adaptamos 100% o Sales Cloud às regras de negócio do IRB
Como as funcionalidades do Sales Cloud auxiliam no processo de vendas?
Pelo que mostramos até aqui, você pôde conhecer alguns diferenciais do CRM da Salesforce e as suas vantagens. Agora chegou a hora de entender como a solução auxilia nos processos de vendas. Conheça a seguir alguns exemplos.
Gerenciamento de leads
Nada mais importante para o setor de vendas do que compreender as características dos clientes e acompanhar a sua jornada, pois isso permite a otimização da experiência de compra do usuário. É justamente isso que o Sales Cloud proporciona.
Por meio dos recursos desse CRM, os colaboradores têm acesso, por exemplo, a dados pessoais atualizados, histórico de atividades, comunicações de clientes, discussões internas relacionadas à conta, informações sobre os canais por onde chegaram novos leads e acompanhamento de métricas que apontam acertos e falhas.
Automação de marketing
Graças à integração com o Pardot Marketing Automation, outra ferramenta oferecida pela Salesforce, as equipes de marketing e vendas trabalham de forma integrada para gerar e qualificar leads, criar e-mails personalizados, acelerar o pipeline de vendas, acompanhar e monitorar as atividades dos clientes em potencial e calcular o ROI de Marketing.
Além disso, os times podem criar, implementar e gerenciar campanhas on-line diretamente de uma plataforma central. Com essa ferramenta, os trabalhos manuais são reduzidos de forma significativa, aumentando a eficiência das ações da empresa. A automação de marketing é essencial para o aumento da taxa de conversão.
Aumento da produtividade
As funcionalidades do Sales Cloud contribuem diretamente para a produtividade do setor de vendas. Confira algumas delas:
- Lightning Voice: permite ligar para clientes com um único clique e fazer anotações em tempo real, além de receber chamadas diretas do Salesforce;
- Salesforce1 Mobile App: transforma dispositivos móveis em escritórios de vendas portáteis, por meio do registro de chamadas, respostas a leads importantes, verificação de painéis, entre outros. Números divulgados pela Salesforce confirmam que a produção de vendas melhora em 35% e que as respostas ficam 45% mais rápidas com acesso a ferramenta;
- sincronização com aplicativos de e-mail, como o Outlook, para gerenciar contatos, eventos e tarefas: isso permite que todos os colaboradores sejam mais produtivos, agindo a partir de uma única caixa postal;
- sincronização de arquivos para compartilhar com os times, discutir estratégias e acompanhar conteúdos em tempo real;
- Salesforce Inbox: otimiza seu trabalho identificando dados importantes do cliente no momento mais necessário, aproveitando recursos da Relationship Intelligence, tecnologia que gera insights baseados na relação de dados dos clientes, colegas e parceiros e prevendo as necessidades do cliente diretamente no seu e-mail.
- Trailhead: é o conjunto de materiais, criado pela própria Salesforce e pela comunidade de usuários, para aprender mais sobre a plataforma. Toda informação é dividida, com caminhos com diversas orientações, tópicos específicos, projetos, Superbadges, que te ajudam a implementar tudo que aprendeu na vida real e Trailmixes, onde você cria seus próprios módulos.
Desafios de se usar o Sales Cloud
Uma questão que pode ser um desafio para o usuário é o nível de dificuldade de certas ferramentas, mas para isso a Salesforce oferece o Trailhead. Além disso, empresas geralmente implementam o software com o auxílio de um parceiro, que ensina o necessário para a utilização correta do software.
Dependendo no nível de customização necessário para sua empresa, é necessário investir na implementação da ferramenta. Por ser número 1 no mercado há mais de uma década, a Salesforce geralmente é mais cara que outras opções, mas o investimento pode se justificar pela quantidade de funcionalidade e características desse CRM.
Preços
Depois de entender quais são os problemas da sua empresa e qual é a melhor forma de resolvê-los, é hora de escolher o plano que melhor se encaixe ao tamanho e perfil do seu negócio. Confira a lista de preços do Sales Cloud:
Plano grátis: não
Essentials: $25/mês por usuário
Professional: $75/mês por usuário
Enterprise: $150/mês por usuário
Unlimited: $300/mês por usuário
Neste artigo, você pôde perceber como o Sales Cloud auxilia na expansão de contas, conquista e fidelização de clientes, além do fechamento de negócios com rapidez e total mobilidade.
Ficou interessado em implementar a solução em sua empresa? Então, fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre todas as funcionalidades das plataformas oferecidas pela Salesforce.