IRB

Um sistema que utiliza as principais soluções da Salesforce e 100% customizado. Foi assim que ajudamos o IRB a agilizar o fluxo de informações da sua área de vendas e de atendimento.
IRB

O IRB é uma empresa especializada em resseguros. A sua atuação se estende por toda a América Latina e também está presente na Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América do Norte, com sede na capital Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Londres.

Em termos gerais, o IRB assume o compromisso de indenizar outras seguradoras por prejuízos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices. Com uma vasta opção de atendimento, vendas, serviços de segurança e compliance, a empresa se compromete com as linhas de negócio que vão de patrimonial a até mesmo riscos nucleares. Em 2019, quando completou 80 anos de existência, conquistou dois follow-ons da Bolsa de Valores brasileira (B3) com o valor de cerca de 10 bilhões de reais.

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O desafio

Apesar do seu tamanho e expressivas conquistas alcançadas mundialmente (a empresa recebeu o título de maior resseguradora da América Latina em prêmios emitidos no ano de 2018), apresentava a necessidade de melhorias em seus fluxos de informações entre os setores da empresa. Para sanar essas dificuldades, a empresa procurou a Imaginedone.

O desafio principal era unificar as informações de todas as áreas em um único sistema, de forma que os fluxos fossem gerenciados a partir de um único local. Todos os setores, de analistas à gerência, precisavam fazer parte de uma centralização de processos.

Visamos o aperfeiçoamento desse processo para que os resultados fossem ainda mais positivos e colocassem a empresa em um patamar ainda mais alto em relação à produtividade e ao desempenho.

A resolução

Iniciamos a transformação dos processos de atendimento e vendas do IRB implementando o Sales Cloud e Service Cloud para a gestão de oportunidades, clientes, ofertas e contratos da companhia.

  • Sales Cloud: o Sales Cloud é uma solução em que há o incremento das vendas com o auxílio do CRM, além da automatização de processos, gerenciamento dos leads e monitoramento dos dados de acordo com o feedbacks dos consumidores.
  • Service Cloud: já o Service Cloud é uma solução que investe em otimização no relacionamento com o cliente por meio de um CRM completo para equipes de todos os tamanhos e com recursos ilimitados. Além disso, ele também é personalizável para o atendimento.

Por meio dessas duas soluções, foi aprimorado o gerenciamento das campanhas de vendas, conciliando às regras do negócio e fazendo a automação dos processos no software. 

A customização e implementação do Sales Cloud feita pela Imaginedone permite que a plataforma se integre com outros sistemas importantes para o processo de atendimento, como o SAP.

Em especial, nós desenvolvemos para o IRB soluções em Sales Cloud e Service Cloud únicas. Os serviços proporcionaram uma visão 360º sobre tudo que estava acontecendo em relação aos processos, prestando um suporte fundamental, trazendo novas e eficazes resoluções para o negócio. 

O que conseguimos?

O IRB, com base em seus investimentos, tiveram resultados expressivos que refletiram na agilidade e na eficiência do fluxo de informações entre os setores, atingindo inclusive outros pontos e beneficiando mais processos do que o antecipado.

Por meio do projeto robusto, entregamos soluções que envolviam o controle de ofertas, e que também realizava o gerenciamento dos fluxos customizados no Service Cloud. Todas as aprovações também passaram a ser feitas dentro do sistema, o que gerou mais transparência e agilidade, além de permitir o rastreio das informações. Além disso, foi feita a integração com diversas outras plataformas, como Outlook, SAP, outsystem, RMS (Risk Management Solutions) e Precificador.

Com isso, conseguimos criar uma visão ampla, dotando de previsibilidade a gestão do pipeline, o que refletiu diretamente na produtividade da empresa. Dessa forma, foi possível uma expressiva melhoria no acompanhamento do lead time de uma oferta, bem como a medição da performance do time, o que também resultou na geração automática de relatórios, além do compartilhamento de informações em diversos canais.

O sucesso do projeto está na grande capacidade de customização das soluções da Salesforce conforme as necessidades de negócios do IRB, como análises de risco, precificação e relatórios com grandes fluxos de dados.

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