Como o Sales Cloud ajuda a solucionar os maiores desafios de um time de vendas

Não é novidade que o Sales Cloud, o CRM de vendas da Salesforce, é uma das principais soluções do mercado quando o assunto é o uso da ferramenta para resolver grandes desafios comerciais. Afinal, a empresa é líder no Quadrante Mágico da Gartner  há 13 anos consecutivos.

Embora existam bons CRMs no mercado — alguns gratuitos, como o Hubspot —, as soluções da Salesforce para esse tipo de demanda se destacam. A começar pelo fato de que a empresa oferece uma série de ferramentas segmentadas para cada propósito, como um CRM específico de atendimento e suporte ao cliente, o Service Cloud, ou um CRM exclusivo para gestão de vendas e acompanhamento de leads, o Sales Cloud.

Neste artigo, falaremos sobre como o CRM de vendas da Salesforce se diferencia no mercado e como ele pode ajudar a resolver problemas enfrentados diariamente por times de vendas, tornando a rotina mais prática e eficiente e menos estressante. Boa leitura!

Ajuda a construir uma base sólida de informações sobre os clientes

Mesmo que o processo de compra seja inerente à vida da maioria das pessoas, vender ainda é um desafio que requer diversas estratégias para que se obtenha sucesso. Uma delas é o conhecimento do cliente e das suas necessidades.

Mais do que um espaço para cadastrar e-mail, telefone ou qualquer outra informação que uma mera ficha de cadastro permite, o Sales Cloud possibilita que os vendedores tenham acesso, em um só lugar, a informações importantes, como todo o histórico de contato com cada cliente, ou seja, tudo o que foi falado e negociado.

Além disso, o Sales Cloud permite que o usuário cadastre não só informações relacionadas ao lead, mas também à empresa que ele trabalha, possibilitando a inserção de informações como setor, tamanho da empresa e endereço.

Ao acessar o campo da “account”, é possível ter acesso a todos os cases relacionados a determinada empresa, assim como quem são as pessoas relacionadas àquela organização e quais são os principais tomadores de decisão e influenciadores.

Isso é apenas uma possibilidade. A grande vantagem — que, inclusive, pode ser aplicada a quase todas as soluções da Salesforce — é que a lista de informações a serem fornecidas sobre cliente ou empresa pode ser customizada de acordo com as necessidades de cada empresa.

Auxilia na automação de tarefas e na construção de processos de vendas

A falta de processos de vendas bem-estruturados atrapalha a performance de qualquer equipe comercial. Uma empresa que não padroniza e delimita seus procedimentos pode ter vendedores perdidos ou que perdem muito tempo com ações que poderiam ser tomadas de forma mais inteligente ou até mesmo evitadas.

Com o Process Builder, é possível criar um fluxo de trabalho com uma representação gráfica de um processo durante a sua criação, bem como automatizar processos comerciais.

Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada também para:

  • enviar alertas de e-mail;
  • criar cotações automáticas;
  • dar continuidade a processos pré-definidos;
  • mover automaticamente o status de um lead quando um novo cliente assinar um documento digitalmente;
  • enviar lembretes de contato e atualizar automaticamente um lead toda vez que um novo contato for feito.

Aumenta a precisão da coleta e da mensuração de dados

As decisões tomadas a partir de achismos ou de informações imprecisas sempre representaram um grande problema para um time de vendas. Por isso, cada vez mais, a coleta e a análise de dados têm sido ferramentas imprescindíveis para ações comerciais.

Por meio de relatórios e um dashboard altamente customizável, o Sales Cloud permite que o time de vendas acompanhe o desempenho global e de cada um dos vendedores, além de ter acesso ao pipeline, últimas atividades e outras informações que a equipe comercial julgar como relevantes.

Além disso, é possível:

  • acompanhar os pontos fortes e fracos de cada um dos representantes — uma boa maneira para que o gerente de vendas identifique quais os principais pontos de melhoria;
  • obter previsão avançada de vendas.

Para quem precisa de maior inteligência de dados, o Sales Cloud Einstein pode ser uma boa solução. O Einstein é a inteligência artificial da Salesforce e, com essa ferramenta, é possível fazer uma análise avançada do pipeline, obter tendências do negócio e identificar quais são os leads com maior probabilidade de conversão.

Melhora o gerenciamento do time de vendas

Quase sempre, a vida de um vendedor é uma caixinha de surpresas, principalmente devido às metas e à responsabilidade de trazer resultados. Gerenciar um time de vendas e mantê-lo motivado é um desafio para qualquer gestor e o CRM de vendas da Salesforce pode ajudar nesse sentido.

A começar pelo Work.com, que é uma plataforma de gerenciamento de desempenho corporativo para vendedores e que pode ser implementado junto ao Sales Cloud. Com a ferramenta, é possível:

  • alinhar metas pessoais e da equipe com as metas dos negócios;
  • motivar o time de vendas por meio de reconhecimento público e feedback de desempenho em tempo real;
  • utilizar um sistema de reconhecimento e as recompensas.

Colabora com a construção de propostas mais eficientes

Nem sempre o time de vendas consegue apresentar a proposta que seja ideal para o cliente e para a empresa. Por isso, o processo da construção da proposta deve ser bem-definido e pensado desde os primeiros estágios do funil de vendas.

A primeira forma de contribuição do Sales Cloud para solucionar esse desafio é o processo de Venda Orientada, que, durante o processo de vendas, pode fornecer recomendações baseadas nos dados pré-estabelecidos, como sugestões de produtos que podem ser oferecidos ao perfil específico daquele cliente.

Quando o assunto é eficiência na elaboração de uma proposta comercial, o Sales Cloud consegue dar conta do recado, principalmente em quatro pontos cruciais que, quando não resolvidos, fazem que o representante de vendas demore muito tempo para enviar a proposta para o cliente. Veja quais são a seguir.

Precificação

Dependendo da empresa, um time de vendas precisa trabalhar com diversos produtos, preços e muitas regras de desconto. Com o Sales Cloud, é possível que esses catálogos de preços sejam customizados e criados em vários modelos. Além disso, o gestor do time de vendas consegue criar variáveis de mudanças de preços de acordo com campanhas promocionais.

Trabalho cooperado

Muitos vendedores encontram dificuldades para propostas comerciais quando precisam buscar informações de outros setores, como o time de projetos ou de engenharia. O CRM da Salesforce ajuda a resolver esse problema, funcionando como uma ferramenta colaborativa e cruzando informações de departamentos estratégicos da companhia.

Design da proposta

Usando o Sales Cloud, o time de vendas não precisa se preocupar com a formatação do layout da proposta, pois a própria plataforma oferece modelos de cotação. Assim, o vendedor consegue focar no conteúdo e em suas estratégias comerciais.

O envio da proposta também se torna mais fácil, uma vez que o Salesforce permite integração com aplicativos de email constantemente utilizados no mercado, como Outlook. Assim, é possível trabalhar com o programa integrado ao Sales Cloud.

Propostas mais organizadas

É comum que um mesmo lead ou cliente solicite diversas propostas distintas para uma mesma empresa. Nesse caso, é possível utilizar o gerenciador de cotação das Salesforce, o qual permite que informações sobre leads e propostas sejam sincronizadas, possibilitando que o time de vendas tenha acesso a todas as oportunidades de negócios para aquele cliente em um só lugar.

Esses foram alguns pontos que mostram como o Sales Cloud auxilia no processo de automação de vendas. Quer saber como outras ferramentas da Salesforce funcionam? Veja como o chatbot da Salesforce, o Einstein Bot, pode auxiliar no processo de vendas e de atendimento ao cliente.

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