Marketing Cloud: o que é e como usá-lo para impulsionar estratégias de marketing digital

Quando falamos sobre processos de venda, logo vem a nossa mente que a satisfação do cliente é muito importante para a empresa que oferece o produto. Isso quer dizer que o relacionamento com o consumidor deve ser estudado constantemente para alcançar a melhor estratégia.

O time de marketing tem um papel estratégico nesse cenário, pois é responsável por engajar, personalizar a jornada de compra, encantar e fidelizar o público.

Para que a equipe dedique seu tempo à criação de ações de sucesso ao mesmo tempo em que outras atividades essenciais são automatizadas, seu negócio pode contar com a plataforma inteligente e multitarefas Marketing Cloud, da Salesforce. A empresa se destaca quando se trata de ferramentas de auxílio em vendas, sendo líder do Quadrante Mágico da Gartner há 13 anos consecutivos.

Se você busca otimizar as estratégias de comunicação com o auxílio da automação inteligente, este post é ideal para ajudar a entender todas as funcionalidades do Marketing Cloud e como ele melhora os processos da sua empresa.

O que é Marketing Cloud?

É uma ferramenta da Salesforce criada para automatizar processos de marketing, melhorando o relacionamento com o cliente. Ela conta com diversas funcionalidades, feitas especialmente para conectar dados entre várias fontes, dispositivos e canais, criando uma visão unificada do consumidor. Com isso, todos os dados são analisados para personalizar o contato, impulsionando o crescimento e alcançando novos segmentos de público-alvo.

Todo contato com o cliente é essencial para sua fidelização, pois, se for feito da forma certa, será promovida a experiência perfeita. A ferramenta da Salesforce ajuda negócios de todos os tamanhos a melhorar esse relacionamento, o que resulta no aumento da taxa de conversão, de seu ROI e muito mais, apenas com a implementação do software.

Principais recursos do Marketing Cloud

Segundo o estudo State of B2B Marketing Automation, desenvolvido pela Econsultancy, 53% das empresas B2B entrevistadas já utilizam alguma plataforma de automação de marketing e 37% delas afirmam planejar a adoção. Daquelas que investiram no recurso, 83% concordam que há mais eficiência nas ações, 79% apontam um maior ROI, e 76% comentam que a auxilia no pipeline de vendas.

Dados como esses comprovam como é importante fornecer ferramentas às equipes que sejam inteligentes, gerem leads de qualidade e auxiliem no aumento da receita. A seguir, veja os principais recursos do Marketing Cloud, que integra marketing, serviços e vendas de forma orquestrada e eficiente, e como auxiliam no dia a dia do setor.

Criação de jornada do cliente

O recurso Journey Builder possibilita a criação de jornadas de clientes integradas e personalizadas por meio de diversos canais. Entre eles, estão e-mail marketing, dispositivos móveis, SMS, push, redes sociais, anúncios, sites e aplicativos. Isso quer dizer que a empresa passa a alcançar leads em todos os meios preferidos.

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Com ele, os profissionais compreendem as preferências, comportamentos e outras informações relevantes sobre cada lead, tornando os relacionamentos totalmente customizados e efetivos. Além disso, as jornadas são automatizadas, o que não limita a escala das estratégias nem o tamanho da base de clientes.

Outras funcionalidades importantes são a definição de metas e a análise de resultados a qualquer momento. Isso permite que o progresso seja constantemente avaliado e as ações otimizadas sempre que necessário.

Gerenciamento de leads

Com o Marketing Cloud, é possível acompanhar a geração de leads em tempo real, criar páginas de chegada e formulários de forma simplificada. Além disso, os profissionais podem desenvolver e-mails personalizados, fazer a classificação de leads e calcular o ROI dos investimentos em campanhas. Os relatórios para mensuração dos resultados são intuitivos e fáceis de usar, otimizando o tempo de análise de cada um.

Com essa funcionalidade, a área tem um panorama do ciclo de vendas e compreende em que etapa da jornada os leads desistem. Desse modo, obtém ferramentas para o desenvolvimento de estratégias que tornem o fluxo mais agradável, eficiente e certeiro, levando os clientes a concretizarem as compras.

Uma vantagem é que grande parte do processo é automatizado. Ou seja, elimina-se as tarefas manuais de gerenciamento de leads, as quais passam a ser realizadas pela plataforma inteligente. Isso permite que a área de vendas se concentre no que realmente importa: novos negócios e lucratividade.

Estruturação completa de campanhas de e-mail marketing

Estatísticas da Convince and Convert apontam que campanhas de e-mail marketing podem aumentar em 138% as vendas de uma companhia. Outros dados interessantes, divulgados pela Social Base, mostram que 52% dos brasileiros passam cerca de uma hora por dia lendo e-mails, e 58% acessam a caixa de entrada assim que recebem uma nova mensagem.

Isso demonstra a força que uma campanha de e-mail bem-estruturada tem. Por meio do recurso Email Studio, do Marketing Cloud, os times têm a possibilidade de usar dados do CRM para criar campanhas variadas, desde as mais simples até as personalizadas e sofisticadas.

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Com blocos de conteúdo dinâmico para personalização, além de conteúdo preditivo baseado no Einstein Bot, IA da Salesforce, é possível automatizar mensagens segmentadas ao longo de toda a jornada de compra dos clientes.

Além disso, com relatórios e gráficos em tempo real, os profissionais controlam as campanhas, conhecem melhor os leads por meio de recursos integrados de testes A/B, entre outras ações.

Engajamento nas redes sociais

Outro benefício do Marketing Cloud que vai ao encontro da característica omnichannel do novo consumidor é a possibilidade de interação em quaisquer canais ou dispositivos. Para saber quais os mais indicados, é possível utilizar a plataforma para encontrar clientes semelhantes aos que já existentes, conhecer suas características e criar conteúdos personalizados, tudo isso conforme as preferências e etapa da jornada em que se encontram.

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O estudo Global Digital Report 2019, desenvolvido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite com mais de 22 milhões de usuários em 45 países, apontou que o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Entre as principais, podemos citar Facebook, YouTube, Twitter, WhatsApp e Instagram.

Ou seja, se uma marca pretende criar relacionamentos duradouros com seu público, deve estar presente nesses canais. Por meio do recurso Social Studio, do Marketing Cloud, pode-se criar uma estratégia completa de social media.

Entre as ações estão a execução e acompanhamento de campanhas, a análise de opiniões sobre a marca vindas de mais de 650 milhões de origens, a interação e engajamento com clientes por qualquer dispositivo e a utilização de insights para o desenvolvimento de novas estratégias.

Integração de dados de várias fontes

Um dos pontos fortes do Marketing Cloud é a possibilidade de integração de dados coletados em variados canais. Assim, os profissionais obtêm insights valiosos e capturam as informações dos leads para fortalecer relacionamentos em quaisquer pontos de contato.

Com o recurso Audience Studio, é possível, por exemplo, usar machine learning e IA para segmentar o público, alcançar clientes em todos os pontos de contato e responder a novos sinais e fontes de informações para descobrir novos leads.

Uma funcionalidade que não pode deixar de ser citada é a gestão do consentimento de usuários para se adequar às políticas de privacidade. Como muitos já sabem, essas ficarão ainda mais rigorosas a partir da Lei Geral de Proteção de Dados.

Esses foram apenas alguns fatores que mostram como o Marketing Cloud auxilia na comunicação com clientes e, consequentemente, em melhores resultados. Ficou interessado em implementar a solução em sua empresa? Então fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre todas as funcionalidades das plataformas oferecidas pela Salesforce.

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