No varejo, datas comemorativas são um verdadeiro evento comercial. Isso porque, as oportunidades de venda aumentam consideravelmente em torno de determinadas épocas do ano – aquelas ‘datas especiais’ onde temos o costume de presentear alguém, como dia das mães, por exemplo.
E são nesses períodos que as empresas mais investem em campanhas e ações promocionais. Tudo isso com o intuito de atingir mais pessoas e, consequentemente, aumentar seu ticket médio de vendas.
E os dados não deixam dúvidas: segundo pesquisa levantada pela Nuvemshop – plataforma de e-commerce – houve um aumento de 17% nas vendas de pequenas e médias empresas no dia dos namorados, deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Mas é preciso que as empresas, especialmente as que possuem presença no digital, invistam cada vez mais em tecnologia e ações voltadas para o marketing sazonal – como é conhecida as estratégias focadas em alavancar as vendas em determinadas datas comemorativas ao longo do ano.
Para isso, é necessário fazer um planejamento e definir estratégias claras e objetivas. Só assim, é possível ter sucesso e, de fato, tirar proveito do melhor que as datas comemorativas podem oferecer.
É preciso pensar em tudo
Clientes, em geral, prezam muito por facilidade e agilidade ao fazer compras na internet. Por isso, é tão importante se atentar à experiência do usuário, para que ela seja o mais positiva possível.
Imagina a Ana, que é uma empresária super ocupada e não tem muito tempo livre em seu dia-a-dia. Entretanto, é dia dos namorados e ela precisa comprar um presente, em cima da hora, para o seu noivo.
Ana chega ao seu site através de uma busca no Google. Navegando por ele, encontra o produto perfeito para presentear seu amado. Escolhe a cor, numeração, e adiciona ao carrinho. Mas, na hora de finalizar a compra, a página começa a travar e, além disso, as opções de pagamento disponibilizadas por você, não se adequam às necessidades dela – já que a Ana deseja comprar no débito e somente é oferecido opção de boleto e cartão de crédito.
O que acha que acontece a seguir? Provavelmente Ana se frustrará, desistirá de comprar com sua empresa e buscará uma outra alternativa para realizar sua compra.
Por isso, é tão importante se atentar a cada detalhe que envolve o processo de venda. Uma boa estratégia de marketing inclui o planejamento de todas as etapas de compra do cliente, não somente a promoção do produto ou qualidade do serviço.
Muitas vezes, será preciso buscar atualizações na tecnologia oferecida por sua empresa para que erros sejam minimizados. Por isso dizemos: a tecnologia é sua melhor amiga.
A seguir, separamos algumas dicas para sua empresa melhorar as estratégias de vendas e aproveitar ao máximo o que marketing sazonal tem a oferecer:
1. Otimize seu site para conversão
Lembra do exemplo da Ana? Pois então, o seu site precisa oferecer uma excelente experiência do usuário, em todas as suas camadas, e isso pode ser determinante para aumentar as vendas.
Procure desenvolver um site responsivo, interativo, com fácil navegação e o mais simples possível. Clientes almejam facilidade na hora de comprar.
Investir em um conteúdo otimizado e interessante e que seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca também é essencial.
2. Otimize para mobile
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Webshoppers – estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro – constatou que compras feita através de dispositivo mobile representam cerca de 60% do total de compras online.
Porém, 28% dos consumidores relataram na mesma pesquisa, que a experiência de compra em dispositivos móveis poderia ser melhor e mais simples.
Então, se atente a performance do seu site nos dispositivos móveis. Faça testes e ajuste o que for necessário. Lembre-se: Nem todo mundo possui um computador em casa.
Plataformas intuitivas, rápidas e fáceis de navegar pelo celular devem ser cada vez mais a prioridade das empresas que desejam investir em ações promocionais durante os períodos sazonais.
3. Use ferramentas de automação para melhorar a experiência de compra
A tecnologia das ferramentas de automação ajuda as empresas a entenderem melhor o comportamento de compra de seus clientes, possibilitando ações de marketing mais assertivas.
Ao personalizar a experiência de compra do usuário, utilizando ferramentas de inteligência artificial (AI), os profissionais de marketing conseguem conhecer hábitos de consumo e de comportamento através da repetição de dados.
Desse modo, a automação de marketing é essencial para campanhas de marketing digital e podem ser usadas diferentes vias, como e-mails marketing, remarketing, cross-sell, etc.
Ao final da campanha, os profissionais de marketing poderão analisar se as ações foram eficazes, através de relatórios do analytics.
4. Ofereça uma experiência Omnichannel
A pandemia ajudou a acelerar uma tendência universal no varejo que é trazer diferentes opções que integrem as lojas físicas ao digital, e vice-versa.
Hoje em dia, os clientes desejam ter opções e escolher aquilo que mais faz sentido para eles. Por isso, permitir uma unidade entre o físico e o online é tão importante.
Tecnologias como a realidade aumentada podem ajudar nesse processo e contribuem significativamente para a otimização da experiência de compra do usuário.
5 . Garanta sempre o melhor atendimento
É essencial que o cliente se sinta satisfeito em toda sua jornada com a empresa, e isso inclui, também, o pós-compra.
Quem nunca comprou um produto e quando precisou tirar uma dúvida ou solicitar assistência sobre ele, teve uma baita dor de cabeça com a empresa que se revelou inacessível e ineficiente após a venda?
Por isso invista em canais de comunicação eficientes e sempre dê opções para o seu cliente te contatar. Lembre-se: tão importante quanto vender seu produto é cativar seu cliente para que ele compre novamente e te indique por ai.
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Buscando ajuda profissional
Como vimos, o marketing sazonal é essencial para aproveitar as oportunidades de datas comemorativas e criar campanhas e promoções que realmente consigam engajar e vender mais.
Mas muitas empresas não conseguem aproveitar todas as potencialidades de seu negócio e sair na frente nessas datas comemorativas. E isso pode-se dar por uma série de fatores.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) da Imaginedone, com o objetivo de prestar uma consultoria de Marketing Digital personalizada para nossos clientes.
Em resumo, o nosso principal objetivo com o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) é ajudar as organizações a conhecerem os seus clientes e o seu negócio, e trabalhá-los de forma efetiva e estratégica.
Através de uma análise assertiva esse time busca sanar as dores dos clientes oferecendo um levantamento minucioso de oportunidades e negócios existentes.
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Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
Até mais!!