Núcleo de Estratégias Digitais

Que o marketing é um dos setores mais importantes de qualquer organização já sabemos. Isso porque, tão importante quanto oferecer um produto ou serviço de qualidade, é fazê-lo reconhecido no mercado. Afinal de contas, como diz o ditado: o que não é visto não é lembrado.

Entretanto, esse pode ser um grande desafio para as empresas. Saber analisar o negócio, definir estratégias, entender o público-alvo, se comunicar efetivamente, são passos de grande relevância e importância para o sucesso de qualquer negócio, mas que não são fáceis de realizar.

E esses desafios são potencializados ainda mais quando o cenário é a internet, e hoje em dia, estar conectado e presente nas redes não é mais um diferencial, e sim, um fator de nivelamento. A empresa que não está na internet já está em desvantagem!

O mercado atual, altamente competitivo e formado por consumidores cada vez mais informados, conectados e exigentes, requer das empresas uma atuação estratégica nas mais diversas áreas, incluindo o marketing digital. 

Imagem Postblog 9 | estratégia

Podemos dizer que esse é um dos setores mais importantes para os negócios que buscam ter sucesso nos dias de hoje. Mas engana-se quem pensa que é fácil “fazer marketing”. Marketing é, principalmente, sobre análise, estudo, criação de planos, estratégias, rotas e tudo aquilo que ajuda a entender o consumidor e maneiras de se comunicar com ele.

E é sabido que existem diversos conteúdos interessantes e relevantes sobre o tema pela web, e que podem sim, ajudar nesse processo. Entretanto, empresas que desejam de fato se destacar e tomar decisões mais assertivas, devem investir mais a fundo em marketing.

E a explicação para isso é muito simples: Marketing é personalizável. Não existe receita pronta e cada negócio precisa de uma abordagem diferente para definir estratégias que sejam eficientes e que promovam mudanças significativas na empresa.

Então, para ter sucesso em ações de marketing, as organizações não devem apostar em fórmulas prontas, mas sim na criação de estratégias definidas a partir de suas próprias particularidades e dados.

Um plano de marketing bem estruturado, permite às organizações terem uma visão mais ampla do mercado em que atuam, bem como de seu público e também da concorrência.

E a partir desse estudo, é possível atingir as pessoas certas, na hora certa, bem como otimizar custos, economizar tempo com a tomada de decisões e implementar estratégias cada vez mais assertivas.  

Com mais de uma década atuando no mercado e desenvolvendo projetos para companhias dos mais variados segmentos, percebemos que, nem sempre, o setor de marketing das empresas é tão bem trabalhado – e explorado – como poderia. 

E foi por isso, que decidimos criar o  Núcleo de Estratégias Digitais  (NED) da Imaginedone. O objetivo do NED é proporcionar um acompanhamento mais próximo junto aos clientes, oferecendo um estudo sobre o seu negócio e ajudando-o a otimizar suas performances de marketing digital.

O que é o NED?

O Núcleo de Estratégias Digitais (NED) é composto por um time de consultores experientes nas melhores práticas e performance para o marketing digital, com o objetivo de maximizar os resultados dos nossos clientes. 

O Núcleo de Estratégias Digitais (NED) atua em quatro frentes:

1 2 | estratégia
  1. Levantamento de oportunidades e negócios existentes, entendendo as dores e necessidades relacionadas às estratégias de marketing, com report de diagnóstico da conta;
  2. Compreensão sobre a maturidade das ações de marketing digital dos clientes e experiências de suas equipes, seguida pelo desenvolvimento de uma matriz com forças e fraquezas e um workbook de implementação;
  3. Definição do escopo de trabalho e entrega de projetos dentro de cada cenário encontrado na fase de compreensão, contendo um report com estratégias a serem aplicadas em campanhas e ações de marketing digital da empresa;
  4. Análise de performance com acompanhamento das estratégias e monitoramento de resultados, contendo a entrega de um report mensal com informações como taxas de engajamento e performance.

A fim de esclarecer dúvidas comuns que poderiam surgir sobre o NED, conversamos com Henrique Martinez, analista de Marketing Cloud na Imaginedone, que nos explicou melhor sobre o projeto e suas funcionalidades.

  • Quais são as principais vantagens do Núcleo de Estratégias Digitais?

– Além do cliente contar com uma equipe especializada que estudará as estratégias de marketing digital da empresa e de concorrentes, o time trabalhará para sanar questões latentes e poderá identificar dores que irão se manifestar sob a não utilização das melhores práticas, visando sempre a maximização dos resultados do negócio.

  • Como o NED pode ajudar nos desafios diários do marketing de uma empresa?

– O nosso time de consultores do Núcleo de Estratégia Digitais (NED) buscam maximizar os resultados dos clientes e identificar suas dores e necessidades. Assim, a consultoria, avaliação e direcionamentos às melhores práticas otimizarão o desempenho dos resultados e propiciará um fortalecimento dos negócios.

  • Em quais pontos o time de consultores da Imaginedone atuará?

– Existem 4 fases de trabalho na consultoria. Basicamente, faremos o Levantamento da situação da empresa, a fim de mapear oportunidades e negócios existentes, além de compreender as dores e necessidades de traçar estratégias de marketing.

Após isso, entramos na fase de Compreensão. Aqui, teremos a maturidade das ações de marketing digital dos clientes e entenderemos a experiência da equipe e o que pode ser feito para otimizar suas atividades.

Então passamos para a fase de Demanda, onde definiremos um escopo de trabalho e entrega de projeto em cada cenário encontrado na fase de Compreensão, com ações de report estratégicas em campanhas e ações de marketing digital.

Por fim, temos a fase de Performance, onde será feito o acompanhamento de métricas e análise de performance das estratégias e ações estabelecidas pelo nosso time.

  • Quais estratégias podem ser sugeridas para potencializar os resultados do cliente?

– O primeiro, e talvez mais importante ponto, é a análise detalhada das ações de marketing e comunicação que a empresa realiza. A partir disso, é possível identificar dores latentes ou ocultas, e, assim, criar um plano de ação para resolver essas questões.

  • É preciso que a empresa tenha um departamento de marketing especializado para ter acesso ao NED?

– É interessante que a empresa tenha uma equipe especializada, pois um dos pontos chaves é a consultoria da Imaginedone à área de marketing e comunicação, trabalhando junto ao departamento de marketing analisando as métricas, insights e mostrando pontos de melhoria e diretrizes de melhores práticas.

  • O NED visa analisar o negócio do cliente a fim de identificar insights e pontos de melhoria no marketing da empresa. Como isso será possível?

– Por meio de métricas e análise de nossos consultores especialistas, a equipe do NED poderá identificar tais insights e traçar as melhores práticas a fim de maximizar os resultados de marketing da empresa.

  • Quais benefícios podemos obter a partir de uma visão geral e insights do negócio?

– Os benefícios são diversos. A análise de dados sempre será primordial em qualquer negócio, pois ela ajuda na tomada de decisões mais assertivas, e isso só é possível quando se tem uma visão 360 do negócio. Mas, em relação ao NED, poderemos verificar uma análise mais aprofundada de marketing das empresas, entendendo seu momento e suas necessidades. Além disso, a resolução de dores que o cliente já possui e identificação de insights e oportunidades que poderão ser aplicados a fim de melhorar seus resultados.

– O Núcleo de Estratégias Digitais (NED) surgiu a partir da constatação da possibilidade de melhorar as práticas de uso do Marketing Cloud pelos nossos clientes. Com tantos anos de experiência com a ferramenta, percebemos que os leads engajavam e vinham para dentro do sistema, mas que nem sempre eram tão bem trabalhados como poderiam. O aproveitamento de boas práticas do Marketing Cloud, com uma utilização correta de estratégias de marketing digital da Salesforce, fazem com que o esforço aplicado seja cada vez mais positivo, e melhore o resultado no funil de vendas com ações conjuntas.

Em resumo, o nosso principal objetivo com o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) é ajudar as organizações a conhecerem os seus clientes e o seu negócio, e trabalhá-los de forma efetiva e estratégica. 

Por isso, se você sente que o marketing da sua empresa poderia ser otimizado e deseja ajuda para obter melhores resultados com seu negócio, não deixe de nos procurar. Nosso time de consultores está preparado para te auxiliar.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Até mais!!

CONTATO

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo