Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?

É fato que o uso de aplicativos se tornou uma prática tão corriqueira em nossas vidas, que é difícil nos imaginar sem eles, hoje em dia. Temos aplicativos para diversas finalidades: compras, relacionamento, saúde, finanças, dentre outros. E todos eles nos ajudam e tornam a nossa vida mais prática, de alguma forma.

Apesar dos aplicativos fazerem parte do nosso cotidiano, você já pensou como eles são desenvolvidos? E indo mais além, você que é empresário, já imaginou que, qualquer empresa independente do tamanho, pode ter um aplicativo personalizado? Se não pensou, está na hora de saber mais sobre isso.

Para você compreender a popularidade dos apps, um estudo recente encomendado pela Digital Turbine, revelou que 92% dos brasileiros fazem compras usando o celular. Ou seja, além de muito utilizados, movimentam diretamente a economia.

Ter um aplicativo representa para as empresas um investimento que possibilita o avanço tecnológico do negócio e condições para crescimento acima da média de mercado, ou seja, de maneira exponencial.

Veja, por exemplo, se você é gerente de um shopping ou de uma rede de lojas, ter um aplicativo personalizado irá permiti-lo reduzir custos, desenvolver campanhas, vender, falar com seus clientes de forma personalizada, emitir comunicações em tempo real e muito mais.

Além disso, com a popularização do uso de Inteligência Artificial no mercado, muitas empresas utilizam seus aplicativos como canais de comunicação e atendimento ao cliente, facilitando muito o processo de interação entre empresa e consumidor. Os Chatbots são um ótimo exemplo de uso de AI em aplicativos para fins de atendimento ao consumidor. E todos esses recursos são utilizados para melhorar a experiência de consumo do cliente com a marca.

Agora que você sabe mais sobre isso, deve estar se perguntando: vale a pena construir um aplicativo de vendas para meu negócio, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte? Somos suspeitos de opinar sobre o assunto, mas entendemos que as vantagens são diversas, por isso, dizemos que sim! 

O cliente busca cada vez mais uma experiência omnichannel, integrada e com acesso a múltiplos canais. Por isso, ter um aplicativo vai te proporcionar mais autonomia e eficácia em atender esse tipo de expectativa.

Aplicativos x negócios: posso ter um?

Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?, Imaginedone

Hoje em dia, qualquer empresa pode construir um aplicativo para seu negócio independente do seu porte, pois as opções disponíveis no mercado são diversas e certamente atenderão as necessidades almejadas. Além, é claro, do budget da empresa e de sua capacidade inicial de investimento.

Uma opção, por exemplo, são os aplicativos nativos. A partir desse modelo de programação, é possível criar um app personalizado e com grande usabilidade pelos usuários.

Exemplos muito comuns de aplicativos com linguagem nativa são: Facebook, Whatsapp e Google Maps.

E as vantagens dos aplicativos nativos são diversas:

  • Mais rapidez, tendo uma linguagem de programação personalizada e um processamento mais rápido.
  • Menos bugs, já que ele é feito sob medida para um determinado sistema operacional.
  • Mais recursos, aproveitando o hardware e o software do dispositivo local onde está instalado, oferecendo mais recursos e funcionalidades integradas. 
  • Mais modalidades de uso, pode usar sem internet ou com conexão lenta, diferente dos aplicativos híbridos.
  • Mais segurança, sendo mais robusto, com tecnologia própria, sendo mais seguro e estável. 

A escolha, é claro, dependerá de uma estratégia de negócios que deve ser bem pensada e discutida com os responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação.

É possível que um aplicativo híbrido atenda melhor as necessidades do seu negócio, por exemplo. E nessa escolha não existe o certo ou errado, e sim, o que mais faz sentido para sua empresa. E é por isso que buscar ajuda profissional é tão importante nesse processo.

O processo de Desenvolvimento Mobile

Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?, Imaginedone

Agora que já compreendeu que qualquer empresa pode ter um aplicativo, que tal entender mais como os aplicativos são criados e os avanços existentes utilizados para o desenvolvimento deles? 

Bom, para criar um aplicativo é essencial o uso de linguagens, ferramentas e sistemas.

É isso que permite que programadores construam os aplicativos com segurança e qualidade, evitando bugs e problemas, tornando-os funcionais. 

As linguagens de programação mais utilizadas no Desenvolvimento mobile hoje em dia são: Java, JavaScript, Kotlin, C / C ++, Unity, PhoneGap, dentre outras.

E para desenvolver esses aplicativos os desenvolvedores utilizam muitas ferramentas e sistemas. 

E se você quer entender algo extremamente importante quanto a isso, você precisa saber o que é GIT e GIThub, tecnologias que têm revolucionado o mercado.

O que é GIT

Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?, Imaginedone

GIT é um Sistema de Controle de Versões Distribuído (DVCS), criado pelo engenheiro de software Linus Torvalds, formoso por ter desenvolvido o núcleo Linux, um dos sistemas operacionais mais conhecidos do mundo.

O GIT permite registrar mudanças feitas em cima de um código, gerando informações importantes e permitindo mais autonomia e segurança para o desenvolvimento dos aplicativos feito pelos desenvolvedores.

Desse modo, esse tipo de sistema garante que o desenvolvedor possa fazer alterações e correções na construção do aplicativo regredindo, por exemplo, a versões anteriores, sem ter a necessidade de perder partes importantes do trabalho realizado.

Por ser um sistema de código aberto, ele tem adesão de uma ampla comunidade e base de usuários. Tendo assim, um ambiente de colaboração, documentação e utilização com redução de custo, posto que pode-se usar o GIT sem pagar nenhuma taxa pelo uso.

Desse modo, torna-se extremamente vantajoso utilizar esse sistema para construção de aplicativos com mais segurança, qualidade e com redução de custo.

Está vendo, como a tecnologia tem possibilitado grandes avanços e facilidades para o desenvolvimento tecnológico e sua utilização pelas empresas? 

Assim, desenvolvendo um aplicativo usando o GIT, você pode também, por exemplo, aproveitar os benefícios da integração entre aplicativos e sistemas. Pode utilizar um sistema, tal como um ERP ou um CRM, e ter um aplicativo para otimizar e facilitar suas atividades, como aliado dele. 

Agora que você entendeu o que é GIT e suas possibilidades de uso, vamos conhecer o GitHub? Afinal, essas duas tecnologias andam juntas no universo de Desenvolvimento mobile.

O que é GIThub

Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?, Imaginedone

Para facilitar o uso do GIT, existe o GitHub. Ele é uma plataforma colaborativa utilizada para gerenciar código de programação e criar um ambiente construtivo e de cooperação entre desenvolvedores, tendo nesse contexto, o GIT como sistema de controle no desenvolvimento dos aplicativos.

Imagine só: você precisa ter um ambiente para desenvolvedores trabalharem e construírem um aplicativo. Para isso, você precisa de ferramentas e de uma estrutura que permita desenvolver esse trabalho com segurança, inteligência e qualidade, garantindo o funcionamento do app. O GIT e o GIThub criam o melhor ambiente para isto!

Dessa maneira, os desenvolvedores podem acompanhar todo processo de desenvolvimento de aplicativos pelo GitHub, trabalhar de maneira colaborativa, controlar versões de um código, participar de discussões, dentre outras coisas. 

Diante disso, se você deseja criar um aplicativo para seu negócio é essencial você estar consciente da valiosa relevância do GIT e do GitHub no desenvolvimento de projetos. 

Ao investir nessa tecnologia, você terá um aplicativo seguro, de qualidade e com custo menor, tornando possível o seu negócio ter um aplicativo próprio e aproveitar todas as vantagens disso. 

Agora que você está por dentro do universo do desenvolvimento de aplicativos, que tal começar já a planejar a criação de um aplicativo para sua empresa? Chega de dúvidas! Coloque a mão na massa, invista em um aplicativo e alcance mais crescimento no seu negócio.

Desenvolvendo aplicativos: por quê GIT e GitHub são tão utilizados nesse processo?, Imaginedone

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo