Integração entre aplicativo e sistemas: entenda as vantagens

A tecnologia mudou todas as atividades humanas, inclusive nas empresas. Contratação de funcionários, métodos de produção, atração de clientes e diversas outras atividades corporativas podem ser otimizadas com ferramentas inovadoras, e a maioria das organizações já se beneficia disso.

Prova disso é que, segundo pesquisa da FGVcia, grandes e médias empresas investem 8% do faturamento em TI. Para que a tecnologia gere mais eficiência e automação aos negócios, é importante que os sistemas utilizados estejam integrados a fim de evitar retrabalhos e de facilitar o acesso a informações.

Se quiser entender melhor como funciona e quais são os benefícios da integração de aplicativos e sistemas, continue acompanhando o artigo.

O que é integração de aplicativos?

É provável que uma empresa necessite de uma série de softwares para trabalhar da forma mais tecnológica possível. A integração de aplicativos consiste em criar uma conexão entre sistemas independentes para que eles se comuniquem e alinhem as suas funcionalidades, como compartilhamento de arquivos e controle de atividades.

Uma loja virtual, por exemplo, pode integrar o seu site com o CRM de vendas da Salesforce, o Sales Cloud, para controlar pedidos, estoque e faturamento em um só lugar, além de compartilhar os dados utilizando cloud computing para todos os setores envolvidos.

A integração pode ser feita não apenas com CRMs, mas também com ERPs, softwares próprios, redes sociais e outros sistemas corporativos. O objetivo é unificar as ferramentas tecnológicas de maneira estratégica para agilizar os processos e melhorar a produtividade dos times e o relacionamento com os clientes.

Entenda como funciona

Geralmente, a integração de aplicativos é feita por meio de uma API (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicações). De modo geral, é um conjunto de protocolos desenvolvidos para permitir a comunicação entre sistemas.

É graças à API do sistema operacional do seu celular, por exemplo, que o WhatsApp tem acesso à lista de contatos salva no dispositivo e a integra com aos contatos do aplicativo.

O processo precisa ser feito por profissionais especializados, porque envolve personalizações, arquitetura de informações e utilização de outras tecnologias para garantir o correto funcionamento.

Quais são as vantagens da integração de aplicativos e sistemas?

A estratégia de integração de aplicativos é uma forte tendência de TI no mundo corporativo. Conheça os principais benefícios a seguir!

Automação de processos

Preenchimento de relatórios, envio de informações para outros setores e checagem de informações são alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas com a integração de sistemas. Com o uso dessa tecnologia, os funcionários focam seus esforços em outras demandas e melhoram os seus desempenhos.

Redução de custos

Tempo é dinheiro, e com certeza a integração de aplicativos ajuda as empresas a reduzirem desperdícios nesse sentido. Se um setor já cadastrou os dados de um cliente ou fornecedor, por exemplo, não faz sentido que outro tenha que fazer isso novamente, certo?

Quando as informações são atualizadas em tempo real e de forma automática, é possível reduzir as falhas humanas, e os funcionários aproveitam melhor o tempo em funções mais estratégicas.

Visão geral do negócio

As informações são valiosas para as organizações. A integração permite que os relatórios sejam atualizados em tempo real e com muito mais precisão. Dessa forma, os colaboradores e os gestores aproveitam os dados para tomar decisões de maneira mais ágil e segura.

Além disso, não será preciso solicitar que outro departamento envie informações e aguardar que o relatório seja feito manualmente por um funcionário. É possível conceder permissões para que determinados colaboradores tenham uma visão geral do que está acontecendo no negócio.

Melhoria da comunicação interna e externa

Para melhorar o atendimento ao cliente, os colaboradores precisam entender as necessidades dele e em qual estágio da jornada de compra se encontra. Sendo assim, é importante garantir que as equipes tenham informações de maneira rápida e atualizada para garantir uma comunicação mais certeira.

Além de melhorar a comunicação externa, a integração de sistemas também influencia o relacionamento entre os departamentos da empresa. Afinal, informações desencontradas e demora no repasse de dados são exemplos de situações que geram ruídos na comunicação interna e prejudicam a produtividade da empresa.

Redução de erros

O risco de erros aumenta quando os funcionários trabalham com um grande número de sistemas e precisam gerenciar muitas informações. É possível encontrar erros de digitação, dados duplicados e outros tipos de equívocos que podem atrapalhar a comunicação, causar retrabalhos e aumento dos custos. Felizmente, a automação de processos e a atualização de dados em tempo real evitam que isso aconteça.

Aumento das oportunidades

Se os funcionários perdem menos tempo com tarefas repetitivas, sobra mais tempo para analisar o mercado e encontrar oportunidades de melhorar o desempenho da empresa. Outro fator que contribui para isso é o maior controle em relação aos dados do negócio e ao que está acontecendo na organização.

Os colaboradores podem aproveitar essas análises para ter insights importantes ao sucesso da empresa na área de vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outras.

Por que escolher a integração de aplicativos?

Todo negócio quer produzir com mais eficiência e reduzir os custos operacionais. Como vimos, a integração entre aplicativos e sistemas contribui para que isso aconteça e ainda permite que as empresas tenham mais controle e segurança em relação aos dados críticos e utilizem as informações para criar oportunidades de negócio.

Apenas contratar vários softwares não é o bastante para ser considerada uma organização inovadora. Se o objetivo da tecnologia é facilitar a rotina e melhorar os processos, é necessário que a empresa utilize as ferramentas de maneira inteligente, unificando informações e aproveitando as funcionalidades adquiridas da melhor forma possível.

Desafios dessa estratégia

O processo de integração de sistemas também oferece desafios, que variam de acordo com o tamanho da empresa e as suas especificidades. De modo geral, os pontos de atenção estão relacionados à implementação.

É necessário que a equipe de TI responsável tenha conhecimentos nas linguagens e nas tecnologias envolvidas na integração. Além disso, é preciso fazer uma análise cuidadosa a fim de reconhecer quais fluxos de trabalho devem ser integrados e como isso deve ser feito para evitar a lentidão ou a indisponibilidade dos sistemas.

Durante o mapeamento, pode ser identificado que determinadas integrações não beneficiariam o negócio ou que determinado software está obsoleto e pode ser substituído por um mais moderno.

Para que a análise e a integração de aplicativos sejam eficientes, caso a organização não tenha uma equipe qualificada e disponível, é importante contratar uma empresa de tecnologia especializada para realizar o trabalho.

A integração de aplicativos simplifica processos e melhora a gestão de dados das empresas — o que traz inúmeros benefícios para o negócio. A solução pode ficar ainda mais eficiente se for implementada em conjunto com ferramentas tecnológicas como o cloud computing e os softwares sob medida.

Se quiser conhecer mais sobre essas e outras tendências tecnológicas, aproveite outros conteúdos do blog da Imaginedone.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo