Aplicativo nativo: entenda o que é e conheça as principais vantagens para empresas

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem 234 milhões de celulares smartphones, o que significa mais de um celular ativo por habitante. É fato: o país nunca esteve tão conectado, e os aplicativos fazem parte da rotina da maioria das pessoas.

O crescimento do mercado de apps é uma excelente oportunidade para negócios de todos os tamanhos, pois um aplicativo ajuda as empresas a fortalecer a marca, a compreender e se comunicar melhor com os clientes, a reduzir custos e a vender mais.

No entanto, para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia, é necessário descobrir qual é o tipo de app ideal para o seu projeto.Neste conteúdo, vamos falar sobre uma das opções mais requisitadas pelo mercado: o aplicativo nativo — solução desenvolvida exclusivamente para uma plataforma e reconhecida por oferecer uma ótima experiência ao usuário. Vem entender!

O que é aplicativo nativo?

Utiliza uma linguagem específica para um determinado sistema operacional e só pode ser usado na plataforma em questão.Sendo assim, um app nativo iOS é desenvolvido de acordo com as características do sistema operacional e não pode ser instalado em um aparelho Android ou de qualquer outro sistema.

Essa particularidade permite que o aplicativo interaja e tenha a melhor usabilidade em relação às funcionalidades da plataforma, entre outras vantagens que vamos ver logo mais.

Caso a empresa queira que o app seja instalado por usuários de duas ou mais plataformas, vai ser preciso construir um novo código para atender às especificidades de todos os sistemas operacionais.O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo nativo — desenvolveram uma versão exclusiva para usuários Android e outra para quem tem aparelho iOS.

Como um aplicativo nativo funciona?

Ao contrário dos aplicativos híbridos, que são desenvolvidos com linguagem web e permitem que o mesmo código seja aproveitado em vários sistemas operacionais, os nativos são criados com as linguagens de cada plataforma.

Aplicativos nativos Android são geralmente desenvolvidos com Java e Kotlin, já os para iOS são feitos com Objective-C e Swift. Entretanto, existem outras linguagens nativas disponíveis para essas plataformas que também podem ser aproveitadas pelos desenvolvedores.

Após o processo de planejamento e codificação do software, o profissional responsável faz o upload dos arquivos para o repositório e a publicação do aplicativo na loja da plataforma do sistema operacional para que o usuário final instale.

Essa possibilidade está disponível para aplicativos nativos e híbridos, mas não pode ser aproveitada com um PWA (Progressive Web App) — como se trata de uma página web com interface mobile, só é possível acessá-la a partir de um navegador.

Já precisou conceder permissões para um app acessar a sua câmera ou lista de contatos? Uma característica importante do funcionamento de um aplicativo nativo é a sua facilidade de aproveitar todas as potencialidades do sistema operacional do dispositivo. Portanto, o app utiliza câmera, calendário, GPS, contatos, entre outras funções, de maneira rápida e eficiente.

Além disso, ele não precisa de internet para funcionar — o que é ótimo para evitar perdas de dados em caso de problemas com a conexão.

Quais são as vantagens do aplicativo nativo?

Ainda está com dúvidas? A seguir, conheça quais são os principais benefícios de adotar um aplicativo nativo no seu negócio.

Mais rapidez

Como é feito em uma linguagem personalizada e específica para a plataforma em que será implementado, o app nativo não precisa de vários processamentos para que o dispositivo se comunique com o sistema.

Essa característica o torna mais rápido do que outros modelos. Os apps híbridos, além de não serem feitos na linguagem nativa, dependem totalmente da velocidade da internet para trabalharem. Ou seja, se a internet estiver lenta, é quase impossível aproveitar o software, problema que não acontece no aplicativo nativo.

Menos bugs

Desenvolver um app com tecnologia totalmente compatível com o sistema operacional faz toda a diferença quando o assunto é a qualidade do funcionamento.

Em um app híbrido, o time de desenvolvedores precisa ser muito experiente para fazer com que o mesmo código de programação funcione adequadamente em dois ou mais sistemas operacionais.

Mais recursos

O aplicativo nativo utiliza o hardware e o software do dispositivo móvel em que está instalado. Sendo assim, o sistema oferece vários recursos e funcionalidades que se aproveitam dessas tecnologias para proporcionar uma experiência mais completa para o usuário.

Um aplicativo de loja, por exemplo, pode sincronizar com o GPS do smartphone do cliente para fazer ofertas personalizadas.

Mais modalidades de uso

Quando o seu aplicativo depende do carregamento de dados da web, o usuário precisa estar conectado para utilizá-lo.

No app nativo, esse problema não existe. O usuário sem internet ou com uma conexão lenta aproveita algumas funcionalidades do sistema. Isso é possível porque o aplicativo é armazenado localmente e utiliza informações do sistema operacional para responder a determinados comandos.

Mais segurança

O app nativo possui um desenvolvimento mais robusto e não tem a necessidade de intermediários, já que se comunica de forma direta com o aparelho. Isso torna a aplicação mais segura e estável.

Quais são os aplicativos mais utilizados?

O aplicativo nativo, conhecido por ser o modelo tradicional, é muito escolhido por empresas que querem oferecer uma ferramenta impactante aos clientes.

Não por acaso, essa tecnologia é utilizada por apps muito conhecidos pelos brasileiros e é, provavelmente, responsável pela maioria dos aplicativos que você tem atualmente no seu smartphone. A seguir, conheça alguns aplicativos que foram criados na linguagem nativa.

WhatsApp

O app de mensagens instantâneas e chamadas de voz mais utilizado pelos brasileiros apostou na linguagem nativa para oferecer mais navegabilidade, segurança e recursos. Atualmente, a ferramenta tem mais de 2 bilhões de usuários.

Facebook Messenger

Esse é outro mensageiro instantâneo desenvolvido de forma nativa. Inicialmente, ele foi criado para sistemas Android e iOS, mas depois foi disponibilizado também para Windows Phone.

Google Maps

Ferramenta de visualização de mapas e imagens via satélite da Google, foi lançada em fevereiro de 2005 em versão desktop. Em abril do mesmo ano, um aplicativo exclusivo para Android foi desenvolvido em linguagem nativa.

Apenas em 2012 uma versão nativa para iOS foi disponibilizada e atualmente usuários do Windows Phone também aproveitam a ferramenta.

Aplicativo híbrido, nativo ou PWA?

Você já entendeu a importância de ter um app corporativo, mas ainda precisa descobrir se o aplicativo vai ser híbrido, nativo ou PWA? Para saber qual tipo de aplicativo é o ideal para a sua empresa, é necessário levantar as principais vantagens e desvantagens dos modelos e relacioná-las com as características do negócio.

A principal vantagem do aplicativo nativo é que ele oferece uma ótima experiência ao usuário — algo indispensável para apps corporativos. Como foi desenvolvido exclusivamente para atuar no sistema operacional, é natural que ele seja mais rápido, tenha menos bugs e mais possibilidades de integração com as bibliotecas internas.

No entanto, é preciso investir para ter essa alta performance. Afinal, para desenvolver um app nativo, é necessário ter uma equipe de especialistas nas linguagens específicas de cada plataforma que se pretende alcançar.

Então, se o objetivo é criar um app extremamente econômico, para ser lançado de forma rápida, talvez um aplicativo híbrido ou até mesmo o PWA deva ser considerado.

Sabemos que não é fácil tomar essa decisão, principalmente após os benefícios de um aplicativo nativo. Por isso, nosso conselho é: busque uma empresa especializada no desenvolvimento de apps para tirar todas as suas dúvidas e fazer a melhor escolha.

A Imaginedone tem uma vasta experiência no desenvolvimento de aplicativos Android e iOS, utiliza tecnologias de ponta para criar uma experiência memorável ao usuário. Converse com um de nossos especialistas!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo