Sales Cloud e sua importância como ferramenta para líderes de vendas

Quem deseja usar a tecnologia para resolver os desafios do seu time de vendas precisa conhecer o Sales Cloud, o CRM da Salesforce voltado para vendas. Ele é um conjunto

Quem deseja usar a tecnologia para resolver os desafios do seu time de vendas precisa conhecer o Sales Cloud, o CRM da Salesforce voltado para vendas. Ele é um conjunto de estratégias e operações tecnológicas desenvolvidas para registrar todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca.

Os dados são armazenados e organizados para proporcionar uma relação comercial personalizada e efetiva — o que impacta a satisfação e a retenção de clientes.

Investir nesse tipo de tecnologia é uma oportunidade real de otimizar processos e oferecer a melhor experiência aos consumidores. Prova disso é que, segundo estudos da Hubspot, empresas que usam um CRM melhoraram a taxa de conversão em mais de 300%.

Neste post, vamos mostrar exatamente o que é o Sales Cloud e o motivo de ele ser tão relevante para líderes de vendas. Vamos lá? Boa leitura!

O que é Sales Cloud?

Existem vários tipos de sistema CRM disponíveis no mercado. O Sales Cloud é o software de gestão de vendas da Salesforce, empresa americana globalmente reconhecida como pioneira na criação de soluções de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

A plataforma permite que os profissionais tenham acesso rápido e intuitivo aos dados dos clientes, o que otimiza a tomada de decisões e oferece uma ótima experiência de compra ao consumidor.

As informações são integradas e unificadas, ou seja, é possível que os times de vendas e de marketing analisem todas as interações do cliente durante a jornada de compra em um único lugar, proporcionando uma visão 360 graus.

Além disso, a plataforma permite a mensuração de dados por meio da geração de relatórios personalizados. Outro benefício é que todas as informações são armazenadas na nuvem, o que torna o processo mais econômico e prático — basta que o profissional tenha um dispositivo com acesso à internet para entrar no software.

Essa tecnologia faz parte da estratégia de sucesso de várias grandes empresas, como a Adidas, a BIC e o grupo Globo. Entretanto, isso não significa que pequenos e médios negócios não sejam beneficiados com as funcionalidades.

Muito pelo contrário: o Sales Cloud foi desenvolvido para empresas de todos os tamanhos. A ferramenta está há mais de 20 anos no mercado e faz parte da rotina de mais de 150 mil organizações.

Como o Sales Cloud ajuda o setor de vendas?

Após entender melhor o que é Sales Cloud, você provavelmente já tem ideia de todos os problemas que ele ajuda a resolver, certo? Afinal, os dados são essenciais para qualquer estratégia de vendas, e o Sales Cloud é uma tecnologia criada para auxiliar as equipes a organizar e a analisar essas informações de forma inteligente.

A seguir, veja alguns desafios comuns do setor de vendas e como o Sales Cloud atua para resolvê-los.

Falta de tempo e excesso de burocracia

A agilidade é um recurso indispensável para fechar negócios hoje em dia. Os clientes estão acostumados com a velocidade do digital, logo querem ser atendidos de maneira rápida e eficiente.

Isso pode ser um grande desafio para equipes de vendas sobrecarregadas e com dificuldade para organizar o grande volume de informações administradas pelo setor. Confira algumas funcionalidades do Sales Cloud que resolvem essas questões:

  • gerenciamento de leads, contatos e oportunidades;
  • monitoramento de vendas;
  • previsão de vendas;
  • ligação para clientes com um único clique;
  • sincronização e compartilhamento de arquivos.

Com a agilidade do fluxo de informações e a automação de tarefas, o time tem mais tempo para se concentrar nos clientes e realmente vender.

Necessidade de encontrar novos clientes e aumentar as vendas

Uma equipe que trabalha com uma ferramenta de ponta tem mais energia, motivação e recursos para atingir os resultados. Não é por acaso que pesquisas com clientes da Salesforce mostram que o uso do CRM aumenta em 25% a produtividade em vendas e em 30% a conversão de leads.

Além disso, existem chances de realizar novas vendas na própria carteira de clientes. Para isso, a equipe precisa de dados para identificar essas oportunidades, mantendo a conexão com os clientes e realizando a abordagem na hora certa — tudo isso fica mais fácil com o CRM de vendas.

Ruídos de comunicação entre os departamentos

Com o Sales Cloud, todos os registros do cliente ficam disponíveis para as equipes envolvidas e são atualizados e integrados em tempo real. Isso impede que o profissional tenha que esperar horas para receber uma resposta por e-mail para tomar uma decisão, por exemplo.

A integração entre os setores de marketing, atendimento ao cliente e vendas é feita de maneira organizada e produtiva dentro da plataforma. Essa eficiência na comunicação é essencial para manter a produtividade e evitar brigas internas, que prejudicam o clima organizacional e, consequentemente, os resultados.

Identificação de práticas que melhoram os resultados

O Sales Cloud também é útil para que a equipe compreenda, de maneira individual e coletiva, o que mudar para melhorar os resultados. Em que etapa os clientes desistem da compra? Quais são as reclamações mais comuns? Os relatórios gerados no CRM respondem a essas e outras perguntas.

Por que o Sales Cloud é essencial para líderes de venda?

Incorporar ferramentas tecnológicas na rotina da equipe de vendas é muito importante e isso fica ainda mais nítido quando o assunto é CRM. A adoção de um sistema de vendas, como é o caso do Sales Cloud, é indispensável para fazer a gestão da equipe. Com poucos cliques, é possível acessar vários indicadores que proporcionam uma melhor visão do setor e direcionam estratégias mais eficientes.

Conheça 5 vantagens do Sales Cloud para líderes de vendas

Nós já abordamos diversos benefícios do Sales Cloud ao longo deste conteúdo. Agora, vamos falar novamente sobre vantagens do software, mas dessa vez do ponto de vista de um líder de vendas.

1. Aumenta o número de vendas

Os clientes estão com cada vez mais poder de escolha. Para que eles realmente fechem um negócio, voltem a comprar e ainda indiquem para os amigos, é preciso oferecer uma experiência encantadora em todas as etapas.

Com acesso ao registro completo de cada cliente, fica muito mais fácil oferecer um atendimento personalizado e encontrar as melhores soluções para as suas necessidades — o que influencia o número de vendas.

O acompanhamento do status do cliente e do envolvimento dele com a marca é útil para que os vendedores apliquem a estratégia de up-sell, incentivando o consumidor a comprar uma versão mais sofisticada do produto ou serviço.

Outra taxa que tende a aumentar é o número de vendas cruzadas, já que os vendedores vão conhecer melhor os clientes e descobrir quais itens oferecer.

2. Ajuda a identificar e gerenciar leads

Já parou para pensar no tempo que gasta organizando papéis (ou arquivos no computador) e preenchendo formulários com dados? Esse tipo de tarefa fica muito mais intuitiva com a ajuda de um CRM.

Não será preciso, por exemplo, digitar novamente informações já cadastradas por outra pessoa ou passar vários minutos em busca de um contato. Dessa forma, sobra mais tempo para acompanhar a jornada do lead e identificar quais precisam ser priorizados — tudo isso, é claro, com o auxílio da tecnologia Sales Cloud.

3. Melhora a experiência do cliente

Seja na loja física, seja na loja on-line ou até mesmo nas redes sociais do negócio, algo que os líderes de vendas estão sempre de olho é a experiência do cliente. Afinal, quando a percepção do consumidor não está boa, fica impossível alavancar as vendas.

O Sales Cloud contém funcionalidades para que cada atendimento seja único e esse é um excelente passo para melhorar a experiência dos compradores. Tudo é feito de forma sistemática para que a comunicação seja eficiente e a fidelização aconteça.

4. Proporciona acesso remoto e segurança da informação

Se a sua equipe de vendas trabalha de forma remota, não é preciso se preocupar, pois o Sales Cloud não precisa de instalação (os colaboradores só precisam ter um dispositivo com acesso à internet) e todas as informações são salvas em nuvem. Isso significa mais praticidade e segurança para as informações de vendas.

Caso um funcionário tenha algum problema com o computador, o relatório em que ele trabalhava não será perdido.

5. Organiza a rotina de vendedores

O software permite o cadastramento de eventos e tarefas e a visualização desses compromissos por meio de um calendário personalizável. Como líder de vendas, será possível marcar reuniões e notificar os vendedores, bem como criar tarefas e designá-las aos profissionais que desejar, entre outras atividades importantes.

entre em contato com a imaginedone

Como vimos ao longo deste conteúdo, o Sales Cloud é uma ferramenta poderosa para líderes de vendas que querem promover uma real transformação no setor.

No entanto, para alcançar todos os benefícios dessa tecnologia, é preciso planejar e implantar o CRM corretamente. Somos especialistas no Sales Cloud e podemos ajudar em todas as etapas. Fale com um de nossos especialistas.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Artigos Relacionados

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo