Marketing sazonal x varejo: uma combinação de sucesso

No varejo, datas comemorativas são um verdadeiro evento comercial. Isso porque, as oportunidades de venda aumentam consideravelmente em torno de determinadas épocas do ano – aquelas ‘datas especiais’ onde temos o costume de presentear alguém, como dia das mães, por exemplo. 

E são nesses períodos que as empresas mais investem em campanhas e ações promocionais. Tudo isso com o intuito de atingir mais pessoas e, consequentemente, aumentar seu ticket médio de vendas. 

E os dados não deixam dúvidas: segundo pesquisa levantada pela Nuvemshop – plataforma de e-commerce – houve um aumento de 17% nas vendas de pequenas e médias empresas no dia dos namorados, deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Mas é preciso que as empresas, especialmente as que possuem presença no digital, invistam cada vez mais em tecnologia e ações voltadas para o marketing sazonal – como é conhecida as estratégias focadas em alavancar as vendas em determinadas datas comemorativas ao longo do ano.

Para isso, é necessário fazer um planejamento e definir estratégias claras e objetivas. Só assim, é possível ter sucesso e, de fato, tirar proveito do melhor que as datas comemorativas podem oferecer.

É preciso pensar em tudo

Marketing sazonal

Clientes, em geral, prezam muito por facilidade e agilidade ao fazer compras na internet. Por isso, é tão importante se atentar à experiência do usuário, para que ela seja o mais positiva possível.

Imagina a Ana, que é uma empresária super ocupada e não tem muito tempo livre em seu dia-a-dia. Entretanto, é dia dos namorados e ela precisa comprar um presente, em cima da hora, para o seu noivo. 

Ana chega ao seu site através de uma busca no Google. Navegando por ele, encontra o produto perfeito para presentear seu amado. Escolhe a cor, numeração, e adiciona ao carrinho. Mas, na hora de finalizar a compra, a página começa a travar e, além disso, as opções de pagamento disponibilizadas por você, não se adequam às necessidades dela – já que a Ana deseja comprar no débito e somente é oferecido opção de boleto e cartão de crédito. 

O que acha que acontece a seguir? Provavelmente Ana se frustrará, desistirá de comprar com sua empresa e buscará uma outra alternativa para realizar sua compra.

Por isso, é tão importante se atentar a cada detalhe que envolve o processo de venda. Uma boa estratégia de marketing inclui o planejamento de todas as etapas de compra do cliente, não somente a promoção do produto ou qualidade do serviço.

Muitas vezes, será preciso buscar atualizações na tecnologia oferecida por sua empresa para que erros sejam minimizados. Por isso dizemos: a tecnologia é sua melhor amiga.

A seguir, separamos algumas dicas para sua empresa melhorar as estratégias de vendas e aproveitar ao máximo o que marketing sazonal tem a oferecer:  

1. Otimize seu site para conversão

Lembra do exemplo da Ana? Pois então, o seu site precisa oferecer uma excelente experiência do usuário, em todas as suas camadas, e isso pode ser determinante para aumentar as vendas.

Procure desenvolver um site responsivo, interativo, com fácil navegação e o mais simples possível. Clientes almejam facilidade na hora de comprar.

Investir em um conteúdo otimizado e interessante e que seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca também é essencial. 

2. Otimize para mobile 

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Webshoppers – estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro – constatou que compras feita através de dispositivo mobile representam cerca de 60% do total de compras online.

Porém, 28% dos consumidores relataram na mesma pesquisa, que a experiência de compra em dispositivos móveis poderia ser melhor e mais simples. 

Então, se atente a performance do seu site nos dispositivos móveis. Faça testes e ajuste o que for necessário. Lembre-se: Nem todo mundo possui um computador em casa. 

Plataformas intuitivas, rápidas e fáceis de navegar pelo celular devem ser cada vez mais a prioridade das empresas que desejam investir em ações promocionais durante os períodos sazonais.

3. Use ferramentas de automação para melhorar a experiência de compra 

A tecnologia das ferramentas de automação ajuda as empresas a entenderem melhor o comportamento de compra de seus clientes, possibilitando ações de marketing mais assertivas.

Ao personalizar a experiência de compra do usuário, utilizando ferramentas de inteligência artificial (AI), os profissionais de marketing conseguem conhecer hábitos de consumo e de comportamento através da repetição de dados. 

Desse modo, a automação de marketing é essencial para campanhas de marketing digital e podem ser usadas diferentes vias, como e-mails marketing, remarketing, cross-sell, etc.

Ao final da campanha, os profissionais de marketing poderão analisar se as ações foram eficazes,  através de relatórios do analytics. 

4. Ofereça uma experiência Omnichannel

A pandemia ajudou a acelerar uma tendência universal no varejo que é trazer diferentes opções que integrem as lojas físicas ao digital, e vice-versa.

Hoje em dia, os clientes desejam ter opções e escolher aquilo que mais faz sentido para eles. Por isso, permitir uma unidade entre o físico e o online é tão importante. 

Tecnologias como a realidade aumentada podem ajudar nesse processo e contribuem significativamente para a otimização da experiência de compra do usuário.

5 . Garanta sempre o melhor atendimento 

É essencial que o cliente se sinta satisfeito em toda sua jornada com a empresa, e isso inclui, também, o pós-compra. 

Quem nunca comprou um produto e quando precisou tirar uma dúvida ou solicitar assistência sobre ele, teve uma baita dor de cabeça com a empresa que se revelou inacessível e ineficiente após a venda?

Por isso invista em canais de comunicação eficientes e sempre dê opções para o seu cliente te contatar. Lembre-se: tão importante quanto vender seu produto é cativar seu cliente para que ele compre novamente e te indique por ai. 

Clique aqui e confira três formas de investir em SAC 4.0 antes do fim de 2022.

Buscando ajuda profissional 

Marketing sazonal

Como vimos, o marketing sazonal é essencial para aproveitar as oportunidades de datas comemorativas e criar campanhas e promoções que realmente consigam engajar e vender mais.

Mas muitas empresas não conseguem aproveitar todas as potencialidades de seu negócio e sair na frente nessas datas comemorativas. E isso pode-se dar por uma série de fatores.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) da Imaginedone, com o objetivo de prestar uma consultoria de Marketing Digital personalizada para nossos clientes.

Em resumo, o nosso principal objetivo com o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) é ajudar as organizações a conhecerem os seus clientes e o seu negócio, e trabalhá-los de forma efetiva e estratégica. 

Através de uma análise assertiva esse time busca sanar as dores dos clientes oferecendo um levantamento minucioso de oportunidades e negócios existentes.

Para entender melhor como o Núcleo de Estratégias Digitais (NED) funciona, clique aqui.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Até mais!!

CONTATO

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo