A importância de um CRM para os negócios vai muito além de automatizar tarefas. Trata-se de uma ferramenta capaz de melhorar processos em áreas como marketing e vendas. Isso porque traz, por exemplo, conhecimento aprofundado sobre o cliente, melhores relacionamentos e experiências de compra memoráveis. E todos sabemos que cliente satisfeito é sinônimo de aumento de receita.
No entanto, sua implementação, especialmente no que se refere às pequenas e médias empresas (PMEs), pode ser um verdadeiro desafio. Para que uma ferramenta funcione perfeitamente e atenda de fato as necessidades da empresa, são necessários diversos passos e testes, até que o sistema esteja finalmente pronto para uso.
Quando pensamos em uma grande empresa, com uma grande infraestrutura e diversos profissionais capacitados para ‘segurar as pontas’ enquanto esse processo ocorre, temos um cenário verdadeiramente favorável. Os ganhos são incontáveis e o futuro trará um cenário muito favorável para os negócios. Afinal de contas, não adianta correr para adiantar processos e ter uma implementação repleta de erros e que não atenderá as expectativas e necessidades da empresa.
Entretanto, esse cenário muda quando lidamos com PMEs. Isso porque, nem sempre é possível ter uma super equipe e uma infraestrutura completa para lidar com os processos enquanto a implementação de um CRM ocorre. Além disso, o período de implantação de um CRM exige atenção, trocas, reuniões e mais reuniões, testes, além é claro, de um investimento que, por vezes, precisa trazer resultados o mais rápido possível para a empresa.
Quando falamos em PMEs e no processo de implementação de uma ferramenta robusta de CRM, temos muitas crenças limitantes, até mesmo de gestores acreditarem que CRM não é para o negócio ou que todo esse processo é uma desvantagem para a empresa. Ledo engano.
Deixar de usufruir de tecnologia e de buscar soluções para otimizar o negócio não é uma conduta inteligente. Mas, nesse caso, qual a solução? Buscar uma empresa que faça a implementação de forma amigável, transparente e rápida.
Uma ótima solução para esse problema é o Quickdone, por exemplo. Você já conhece nosso pacote de implementações Quickdone?
Confira o artigo para conhecer os principais obstáculos em relação à instalação completa das ferramentas e de que forma esse recurso pode ajudar e de quebra conheça mais sobre o Quickdone.
Por que a implementação de um CRM pode se tornar um desafio?
Como citamos, o investimento em um CRM pode significar excelentes resultados em relação às ações de marketing e vendas, fundamentais para os bons resultados.
Por isso, é cada vez mais comum que empresas de todos os portes, incluindo as PMEs, busquem uma ferramenta capaz de ajudá-las em um cenário onde oferecer percepções positivas aos potenciais e atuais clientes é indispensável. Quando isso ocorre, podem se deparar com desafios como:
Tempo e dinheiro
Custos não são medidos apenas em valores monetários. O tempo gasto para a execução das estratégias também é considerado, já que há um investimento e, quanto antes ele começar a trazer retorno financeiro, melhor.
Quando se trata da implementação de um CRM completo em uma pequena ou média empresa, tanto o dinheiro aplicado, que não costuma ser baixo em relação ao orçamento, quanto o período de instalação, podem se tornar um empecilho.
Falta de conhecimento técnico
Em muitos casos, a falta de conhecimento técnico dos profissionais de uma empresa acaba postergando ou tornando o processo de implementação de um CRM mais difícil.
Por isso, é importante buscar conhecimento sobre o funcionamento e formas de utilização das ferramentas.
E caso não tenha mão de obra qualificada em sua empresa para realizar implementações tão complexas, o mais inteligente a se fazer é buscar uma consultoria especializada para guiá-los nesse processo.
Saber que há uma necessidade, mas ter dúvidas sobre como supri-la
Outra situação comum em PMEs que buscam aliar a estratégia operacional à utilização de tecnologias, como é o caso do CRM, é saber exatamente o que precisam.
Para ficar mais claro, a equipe de Marketing, por exemplo, pode sentir que faltam dados importantes sobre o cliente para conseguir criar as campanhas com mais assertividade. Já o time de vendas, pode não conseguir fechar vendas pela falta de leads qualificados.
No entanto, por desconhecimento sobre as ferramentas disponíveis, ficam confusos sobre quais delas podem ser mais efetivas. Consequentemente, a empresa deixa de investir em soluções capazes de otimizar, e muito, os seus processos.
Decepção com sistemas já implementados
Em relação a não saber exatamente qual tipo de sistema pode ajudar nas diferentes demandas, muitas empresas acabam fazendo investimentos equivocados.
Alguns exemplos são ferramentas que não se integram entre si, não passam por atualizações ou são muito complicadas de usar no dia a dia.
Com isso, ao invés de ganhar inteligência, os processos se tornam mais complicados, os profissionais resistem a usar o recurso e o investimento é perdido.
Projetos de implementação longos que afetam o ROI
Ao contrário das grandes empresas, que têm fôlego financeiro e equipes que podem ficar à disposição para reuniões, por exemplo, as PMEs costumam ter finanças mais enxutas, além de profissionais reduzidos.
Nesse cenário, a implementação de um CRM exige certos requisitos e processos que podem tornar o processo moroso, atrasando datas e início da utilização da ferramenta, por exemplo. Isso, automaticamente, acaba por afetar o retorno sobre o investimento (ROI).
Pacote Quickdone: contornando desafios e ajudando PMEs
Há mais de uma década atuando no mercado e lidando com clientes de diferentes segmentos e indústrias, todo o processo de implementação de um CRM se tornou algo corriqueiro para nosso time. Ainda, como somos parceiros Salesforce desde 2012, desenvolvemos grande expertise nas ferramentas e soluções do melhor CRM do mundo.
E foi a partir disso, com todo o nosso know how, que identificamos muitos padrões de necessidades dos nossos clientes e, também, de dores que eram muito comuns e presentes na grande maioria deles. Entre elas – especialmente entre PMEs – estava o processo de implementação das ferramentas.
Com essas questões em mente, lançamos um desafio interno: ajudar nossos parceiros a otimizar a implantação de ferramentas Salesforce, para que todos possam ter acesso a um CRM robusto, completo e transformador em seus negócios. A partir daí, surgiu o Quickdone.
Já falamos sobre o Pacote de Implementação Quickdone algumas vezes em nosso blog. Você pode conferir um artigo super explicativo sobre ele clicando aqui.
Mas, de forma direta, conseguimos reduzir uma implementação que levaria meses para ser totalmente realizada, para apenas algumas semanas. E como isso é possível? Com toda nossa experiência de mercado, desenvolvemos acelerados internos que nos possibilitam otimizar todo esse processo tornando-o mais ágil, dinâmica, rápido e com custo de investimento menor.
Além disso, todas as etapas de implementação são liberadas para uso pela empresa, na medida que forem concluídas. Dessa forma, o time é capaz de testar as funcionalidades da ferramenta ainda em produção, levantando dúvidas e possibilitando ajustes para que ela se adeque da melhor maneira possível às necessidades do negócio.
No Quickdone, fazemos a implementação das funcionalidades básicas das ferramentas Salesforce, que, de início, atenderão perfeitamente as necessidades da grande maioria das empresas. Entretanto, com o passar do tempo e o surgimento de novas demandas, todo esse processo se torna escalável e possível de ser otimizado com a implementação de novas funcionalidades.
Caso não conheça as ferramentas da Salesforce, aqui vai uma pequena contextualização sobre elas:
O Sales Cloud é o CRM de Vendas da Salesforce. Com ele, é possível ter uma visão 360º de informações essenciais para o trabalho de qualquer time de vendas, como dados pessoais, histórico de compras, preferências e objeções.
Entre os benefícios, estão a geração de relatórios, otimização de tarefas diárias e diversos recursos que ajudam a oferecer um atendimento personalizado para atrair e fidelizar clientes.
Já o Marketing Cloud foi desenvolvido para automatizar os processos de marketing e melhorar a comunicação com o público-alvo. Seu principal objetivo é criar uma jornada de comunicação inteligente com o cliente, por meio de diferentes canais, como e-mail, SMS, Whatsapp e notificações Push up.
Como resultado, as empresas ganham em uma visão panorâmica da jornada do consumidor, otimização do desempenho do time e melhores resultados, a partir de um planejamento mais inteligente e análise de dados estratégicos.
Agora que você já sabe que é possível às PMEs usufruírem de todos os benefícios de um CRM, de forma facilitada é rápida, bem como com custos reduzidos, pode ter ficado interessado em conhecer melhor o Quickdone. Para saber mais sobre o nosso produto e entrar em contato com um de nossos consultores, clique aqui.