Inteligência Artificial e Automação de Marketing: uma combinação de sucesso

Para se tornar uma empresa competitiva e com resultados acima da média na Era Digital, é preciso estar por dentro de todas as novidades e avanços que ocorrem no mercado. Nos últimos anos, um dos maiores avanços tecnológicos do ponto de vista mercadológico foi o uso da Inteligência Artificial em função dos negócios. Hoje em […]

Para se tornar uma empresa competitiva e com resultados acima da média na Era Digital, é preciso estar por dentro de todas as novidades e avanços que ocorrem no mercado.

Nos últimos anos, um dos maiores avanços tecnológicos do ponto de vista mercadológico foi o uso da Inteligência Artificial em função dos negócios.

Hoje em dia, o uso de AI é quase uma necessidade e não mais um fator de destaque na concorrência.

Por isso, entender sobre os diferentes usos dessa tecnologia é crucial para quem deseja se manter ativo e com bons resultados. 

Dentre os setores que mais gozam com o uso de AI está o Marketing, isso porque, com a Inteligência Artificial, é possível prever e antecipar comportamentos dos consumidores, dando uma margem de planejamento estratégico muito maior e mais assertivo aos profissionais.

Além disso, na Era Digital, a cada instante é produzido um volume gigantesco de informações e dados na internet. Para poder lidar com isso é importante contar com o poder da tecnologia.

De acordo com relatório da IDC, a quantidade de dados criados, capturados, copiados e consumidos poderá atingir até 175 trilhões de gigabytes até 2025.

Como você pode ver pela estatística acima, sem contar com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, as chances de se perder num mundo de informações, sem saber corretamente como agir ou quais passos dar são muito grandes.

Contudo, para você compreender melhor a respeito do assunto, vamos te explicar mais sobre o que é inteligência artificial e sua relação com o marketing e os negócios.

O que é Inteligência Artificial?

inteligência artificial o que é

A Inteligência Artificial representa um dos maiores avanços tecnológicos da atualidade. Ela permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana. 

Sendo assim, as máquinas são capazes de reproduzir uma inteligência lógica, utilizando bancos de dados de maneira autônoma, não seguindo ordens específicas e sem a necessidade de uma vigilância ou de programação em tempo real.

Isso quer dizer que com a Inteligência Artificial é possível fazer máquinas gerarem ações de inteligência ainda mais refinadas e personalizadas.

Veja o caso, por exemplo, de assistentes virtuais que se popularizaram, tais como: Siri, Google Assistance ou a famosa Alexa. Todos estes utilizam a Inteligência Artificial para criar um serviço único e personalizado. 

Entendendo o papel da Inteligência Artificial na Automação de Marketing

automação de marketing

Se a Inteligência Artificial tem um poder tão grande no mundo de hoje, obviamente que quando aplicada aos negócios seus resultados são ainda mais surpreendentes. E como mencionado anteriormente, o setor de Marketing é um dos que mais ganham com seu uso dentro de uma empresa.

Como já falamos aqui em nosso blog, com a transformação digital surgiu um novo perfil de consumidor o consumidor, que tem ditado cada vez mais regras no mercado. 

Hoje em dia, os consumidores apresentam um perfil diversificado, estão cada vez mais empoderados, com um comportamento de compra influenciado por diversos fatores, dentre eles, a internet. E é por isso que ter acesso a uma ferramenta que leia esses perfis é fundamental no sucesso de qualquer estratégia de marketing.

O novo público que está adentrando ao mercado agora, também conhecidos como ‘geração Z’, são jovens consumidores com forte poder de compra, e são um clássico e muito representativo perfil desse novo tipo de consumo. 

Gen Z

Eles querem ser ouvidos, desejam uma comunicação personalizada, são engajados com causas – até mais do que com marcas – e utilizam primordialmente a internet para fazer compras.

Então, como se comunicar com esse público de forma efetiva? Talvez a resposta mais assertiva para esse questionamento esteja na criação de ‘relacionamentos’. 

Criar relacionamentos com consumidores é uma visão muito presente no inbound marketing, e que tem ganhado muita força no mercado devido sua verdadeira eficácia comercial.

Aliás, explicamos o que é um funil de vendas e porque ele é uma estratégia chave nos negócios neste artigo. E o funil de vendas é uma das peças fundamentais do marketing de relacionamento, assim como a automação de marketing, que viabiliza todos esses processos construtivos com o cliente.

E a Inteligência Artificial é uma verdadeira revolução na Automação de Marketing. Isso porque, a partir dela, conseguimos ter insights poderosos aumentando as chances de construir relacionamentos mais promissores e alcançar melhores resultados.

Além disso, a Inteligência Artificial permite a automatização de processos, que diminuem trabalhos rotineiros que demandam tempo e mão de obra qualificada. Assim, é possível ter ações mais dinâmicas, com agilidade e assertividade nos resultados.

A Inteligência Artificial na Automação de Marketing gera diversos benefícios para os profissionais. Ao utilizar AI, eles podem:

  • Planejar melhor suas campanhas e atingir melhores resultados baseando-se em dados;
  • Comunicar-se com maior facilidade com seu consumidor e de maneira mais personalizada;
  • Desenvolver estratégias de vendas baseadas em nichos e tipos de consumidor de maneira mais segmentada;
  • Aumentar acima da média a lucratividade e resultados financeiros através de campanhas mais eficazes;
  • Poupar recursos, evitando desperdício em ações de marketing não personalizadas e que não atingem o público certo.

Dessa maneira, ao definir suas estratégias, utilizando Inteligência Artificial e ferramentas de automação, é possível ter resultados ainda mais promissores.

Além disso, é sempre bom ter em mente que o uso de dados é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, e com as ferramentas certas, você terá os dados disponíveis de forma clara e objetiva.

Automação de Marketing Salesforce

Salesforce marketing
imagem: Salesforce

Agora que você entendeu a importância da Automação de Marketing e como a Inteligência Artificial contribui nos negócios, deve estar se perguntando como utilizá-las em sua empresa.

Hoje em dia, temos algumas opções disponíveis no mercado que oferecem esse tipo de possibilidades. Entretanto, sem sombra de dúvidas, a Salesforce sai na frente da concorrência mais uma vez quando o assunto é Inteligência Artificial e ferramentas de automação. 

Conhecendo o Marketing Cloud

O Marketing Cloud é uma ferramenta de Automação de Marketing da Salesforce, empresa líder de mercado, criada para melhorar o relacionamento com o cliente, permitindo diversas ações e disponibilizando inúmeras funcionalidades.

Através da ferramenta é possível, por exemplo, criar jornadas de contato com leads e clientes, de maneira inteligente, construindo relacionamentos e contribuindo para o sucesso de campanhas e estratégias comerciais e de vendas.

O Marketing Cloud possui diversas funcionalidades feitas especialmente para conectar dados entre várias fontes, dispositivos e canais, criando uma visão unificada do consumidor.

Ao utilizar a ferramenta, é possível:

  • Gerenciar melhor seus leads;
  • Estruturar campanhas completas de e-mail marketing;
  • Melhor engajamento nas redes sociais;
  • Integrar dados de várias fontes;
  • E muito mais!

Possuindo, assim, o Marketing Cloud, funcionalidades que beneficiam empresas tanto de médio quanto de grande porte. 

Einstein, a Inteligência Artificial da Salesforce

Einstein Salesforce
Imagem: Salesforce

O Einstein é a Inteligência Artificial da Salesforce. Sobre a tecnologia, a empresa diz:

“É um conjunto integrado de tecnologias de IA que tornam a Plataforma da Salesforce mais inteligente e geram insights para os profissionais inovadores em qualquer negócio”.

Na prática, o Einstein trabalha com a análise dos dados dentro das plataformas da Salesforce, gerando assim, insights poderosos sobre as melhores soluções e ações a serem tomadas de acordo com o objetivo de cada uma.

Ao utilizar o Einstein, é possível envolver os clientes e construir relacionamentos melhores, aumentar a produtividade do time por meio da automação de processos, além da possibilidade de oferecer um atendimento mais rápido e personalizado aos clientes, por meio de bots, por exemplo.

E é por isso que o Einstein se torna um grande aliado do Marketing Cloud. Com a ferramenta de automação de marketing, é possível impulsionar as atividades do time, ajudando-os a fazer mais, em menos tempo.

“Forneça-lhes as respostas e informações de que precisam rapidamente e, ao mesmo tempo, automatize as melhores ações a serem tomadas”, ressalta a Salesforce sobre o uso do Einstein no Marketing Cloud.

Os benefícios da utilização da IA da Salesforce são diversos. Entre eles:

  • As equipes de vendas conseguem prever o fechamento de oportunidades de vendas e superar as expectativas dos clientes;
  • As equipes de atendimento e suporte podem se tornar ainda mais proativos resolvendo casos de maneira ágil, mesmo antes que eles aconteçam.
  • O time de marketing consegue criar jornadas de clientes e personalizar experiências de maneira única.
  • Os especialistas em TI podem incorporar a inteligência em várias soluções e criar apps mais inteligentes para colaboradores e clientes.

Como você pode perceber, a utilização de Inteligência Artificial na Automação de Marketing representa um dos grandes avanços tecnológicos para os negócios. 

Ter ferramentas como o Marketing Cloud e o Einstein, da Salesforce, fará sua empresa tornar-se mais lucrativa, competitiva e preparada para enfrentar qualquer desafio de mercado. 

Fale agora com um consultor e comece já a ter um negócio pronto para crescer e se tornar líder de mercado.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Artigos Relacionados

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo