Um novo consumidor

Já não é mais novidade que a pandemia da COVID-19 acarretou diversas mudanças em todo o mundo. Aliás, não só provocou mudanças, como também acelerou processos e impulsionou desenvolvimentos, especialmente, tecnológicos. Isso porque, com uma latente dor que surgiu com o isolamento social, foi preciso achar maneiras de contornar a situação e seguir o fluxo da vida, o mais natural possível.

Comercialmente falando, esse aceleramento de processos foi o estopim para que o viríamos a conhecer como transformação digital, e essas transformações foram fundamentais para que as empresas passassem por esse período, uma vez que as limitações eram diversas e as adversidades cada vez maiores. Por isso, refletimos tanto sobre a importância da tecnologia empresarial por aqui. Cada vez mais, é imprescindível seu uso. Hoje em dia, não dá para tocar um negócio e não impulsioná-lo com o uso de soluções tecnológicas. Usar a tecnologia a favor do comércio não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade.

Além disso, com o boom do digital e com o surgimento de novas tecnologias, surgiu também, um novo perfil de consumidor no mercado. Esse, motivado por fatores diversos – como a mobilidade, as redes sociais, os influenciadores digitais, a facilidade de compra, etc – tem feito as empresas repensarem a sua forma de fazer negócios, o que é natural e inevitável pelo cenário enfrentado nos últimos tempos.

Podemos dizer que conhecer o público-alvo é um dos fatores mais importantes para uma empresa sobreviver ao mercado. Vale lembrar, que antes mesmo das transformações ocorridas em 2020, o comércio digital já vinha em uma crescente contínua.

Segundo pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2019, o comércio eletrônico representava apenas 5% do faturamento do varejo no país. Já em 2021, essa taxa mais que dobrou, alcançando 11,6% no último ano.

Assim, com tantas mudanças e um novo perfil de consumidor batendo à porta, não há como não olhar para dentro e rever estratégias e posicionamentos. Mais do que nunca, é preciso conhecer para vender. É preciso se conectar para relacionar. E é preciso mudar, para acompanhar as mudanças.

É preciso entender que, hoje em dia, somente estar presente na internet não garante grandes resultados. É necessário ter um olhar estratégico, ter planejamento e criar relações com o consumidor.

Por isso, preparamos um conteúdo bem rico para te ajudar nesse processo. Continue lendo:

Transformações digitais e o novo consumidor

Um novo consumidor, Imaginedone

Antes de mais nada, o conceito de transformação digital se refere a implementação de tecnologia para otimizar os processos e, consequentemente, os resultados de uma empresa.

E porque entender a transformação digital é tão importante para compreender o novo perfil de consumidor? Porque esse novo consumidor surge com o advento da internet e dos e-commerces e ganha forças com a ascensão do digital e de sua integração com o comércio.

Seu comportamento de compra é bem característico dessa fase digital e suas percepções de mercado são diferentes das gerações anteriores. 

Atualmente, a geração Z ( jovens nascidos entre 1995 e 2010) está chegando no mercado com alto poder de compra. Estudos têm sido realizados para compreender padrões de comportamento dessa geração e a forma como influenciam o comércio.

A principal característica dessa nova geração é a sua afinidade com os meios digitais, ou seja, praticamente já nascem com o celular na mão e o seu acesso à informação é muito mais abrangente e fácil, o que tem afetado diretamente na forma como consomem.

É um público que se preocupa com questões que vão além da qualidade, e/ou valor, do produto/serviço. São mais conscientes, mais engajados, estão por dentro de causas sociais e ambientais.

Além disso, encontramos, também, pessoas que não abrem mão da facilidade proporcionada pelos e-commerces – que acabam fazendo mais compras online -, consumidores com idade mais avançada que estão adentrando ao mercado digital, consumidores que são instigados a comprar por indicações de influenciadores digitais, etc.

Como vimos, é um público bastante variado e que precisa de ações de marketing assertivas para que sua jornada de compra seja a mais positiva possível.

A seguir, separamos algumas ações que podem ser feitas pelas empresas que desejam se comunicar com esses consumidores. Confira:

1. Segmente para conquistar relevância

Como você viu acima, esses novos consumidores possuem um perfil de consumo bem definido, onde a era digital centraliza suas tomadas de decisões. Por isso, invista em estratégias e tente se comunicar de maneira personalizada com eles.

A segmentação é uma ótima estratégia para isso. Por meio da segmentação, conseguimos nos comunicar mais efetivamente com públicos diversos sem que a informação se torne massante ou irrelevante à eles. 

Invista em tecnologia e produza conteúdo. Mostre ao seu cliente que você entende suas dores e está disposto a ajudá-lo a solucioná-las.

2. Aprimore a experiência do usuário

Um novo consumidor, Imaginedone

Tão importante quanto ter produtos incríveis disponíveis no mercado,  é se importar com toda a experiência de compra do usuário. Por isso, hoje em dia, temos profissionais especializados nessa área, os famosos UX e UI, que atuam de forma objetiva a fim de identificar e sancionar pontos de melhoria na experiência dos consumidores.

Aliás, a experiência do usuário é um dos pontos primordiais para que a jornada do cliente seja positiva junto à empresa, por isso é essencial estar atento em tudo e melhorar tudo o que for possível, sempre que necessário.

Então, fique atento à qualidade de seu produto/serviço, mas também, nas suas ações de marketing, campanhas, design, interface, atendimento pré e pós-compra, canais de comunicação, etc.

Todos esses pontos são igualmente importantes e serão levados em consideração pelo seu cliente.

3. Omnichannel é o futuro

A estratégia Omnichannel possibilita a integração de todos os canais da empresa, desde os digitais até os físicos. Uma plataforma integrada promove a inteligência de dados, o que possibilita um atendimento mais personalizado e inclusivo aos clientes.

Entender o Omnichannel pode ser difícil em um primeiro momento, mas imagine que você precisa comprar um presente de aniversário para sua mãe. Entretanto, você está trabalhando durante todo o dia e não possui tempo disponível para se direcionar até a loja. Para não se atrasar para o jantar de comemoração de sua mãe, você entra em contato com a loja via canais digitais – Whatsapp, E-commerce -, escolhe o produto que deseja, realiza o pagamento e o vendedor o embala para presente e deixa a sua espera na loja física. 

Dessa forma, ao sair do trabalho e ir a caminho do restaurante, você consegue facilmente passar na loja e retirar o presente, sem precisar gastar tempo realizando as etapas anteriores. 

Essa facilidade, certamente, contribuirá para que a imagem da empresa se fortaleça com você. Então, oferecer esse tipo de serviço é um diferencial e tanto. Invista em tecnologia e dê escolhas ao seu cliente.

4. Amplie e otimize seus recursos

Tenha certeza de que está oferecendo o melhor serviço que pode, e se atente a questões como:

  • Canais de comunicação eficientes e diversos;
  • Equipes de suporte bem preparadas;
  • Estratégias de pós-venda;
  • Utilização de analytics para um entendimento mais profundo do cliente;
  • Interfaces otimizadas;
  • Planejamento e ações personalizadas e segmentadas para públicos diversos;

Mas como aproveitar ao máximo esse novo consumidor?

Um novo consumidor, Imaginedone

As transformações digitais contribuíram diretamente na consolidação desse novo consumidor no mercado.

Desse modo, fazer uso de tecnologia e ferramentas de automação é cada vez mais fundamental para empresas que desejam estar mais próximas desses consumidores. O mercado já está cheio de soluções e, a cada dia, novas tecnologias surgem para ajudar a solucionar as dores que surgem no comércio.

Essas ferramentas podem ser de monitoramento de interações e comentários nas redes, ferramentas de CRM, BIG DATA, inteligência artificial e todas as outras que permitem através da tecnologia entender o perfil do consumidor. 

Quando bem utilizadas, essas tecnologias proporcionam um ótimo entendimento sobre o público. Com essas informações, as empresas conseguem melhorar seus resultados por meio de estratégias mais assertivas e eficientes.

Já falamos sobre a importância do uso de dados nos negócios. Clique aqui e confira!

Com isso, as empresas que investiram em tecnologia e pularam de cabeça na transformação digital, melhoraram, não somente a experiência do usuário, como também, outros aspectos do seu negócio, tais como a otimização de processos, a qualificação de seu time, tomadas de decisões mais assertivas por meio de dados concretos, uma visão 360 do negócio, etc.

Como vimos, o mercado está em constante mudança e é preciso estar por dentro de todas elas para continuarmos fortes para enfrentá-las. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você!! 

Até mais!!

Um novo consumidor, Imaginedone

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo