O que é o Heroku e como a ferramenta revolucionou o desenvolvimento escalável?

Hoje em dia, a tecnologia é indispensável para quem quer fazer mudanças positivas no mundo dos negócios, sendo aproveitada para otimizar processos, melhorar a produtividade e oferecer melhores experiências de compra aos clientes.

Seja qual for o objetivo, fica muito mais fácil alcançá-lo com o apoio de sistemas empresariais desenvolvidos de forma inteligente e escalável.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona e quais são as vantagens do Heroku — plataforma de cloud computing pioneira em hospedagem e deploy de aplicações que já participou da criação de mais de 9 milhões de aplicativos. Vamos lá?

O que é Heroku?

Trata-se de uma PaaS (Plataforma como um Serviço) que permite hospedagem, configuração, testagem e publicação de projetos virtuais na nuvem. Entre outras funções, ele facilita o trabalho dos desenvolvedores na configuração da infraestrutura para o deploy, ou seja, a implantação das aplicações.

Em 2007, quando começou a ser desenvolvido, o Heroku era compatível com apenas uma linguagem de programação, a Ruby. Atualmente, a plataforma está muito mais completa e também aceita outras, entre elas:

  • Node;
  • Java;
  • Scala;
  • PHP.

O serviço faz parte do universo de CRM da Salesforce, o que significa que é possível integrar recursos para sincronizar dados seletivamente, facilitar o fluxo de trabalho do setor de vendas e tornar os sistemas ainda mais eficientes.

A união dessas tecnologias promove, por exemplo, o desenvolvimento de aplicativos muito mais personalizados. Afinal, o Sales Cloud otimiza a gestão dos dados dos clientes e faz com que a empresa tenha mais facilidade para criar um relacionamento com eles.

O Heroku é uma plataforma cloud computing — os funcionários o acessam de forma remota, bastando um dispositivo com acesso à internet. Esse tipo de tecnologia é extremamente importante para as empresas, pois garante acessibilidade e segurança no armazenamento dos dados.

Os códigos das aplicações são armazenados em contêineres que geralmente são executados em um host compartilhado, mas sempre em ambientes leves e isolados. No Heroku, eles são chamados de dynos. Dentro de cada ambiente de construção, além de elementos de computação, memória e sistema operacional, também existe um sistema de arquivos efêmero.

O usuário muda o número, o tamanho e o tipo de dynos de que a sua aplicação precisa a qualquer momento. Por isso, não haverá grandes problemas quando for preciso crescer para atender a novas demandas: bastam alguns cliques para adaptar a configuração.

Por que escolher o Heroku?

Com mais de 14 anos de mercado, o Heroku se destaca por ser uma opção completa, econômica e personalizável. A plataforma é muito fácil de usar, sendo configurada para fazer deploy automático em repositórios como GitHub.

Outro ponto forte é a segurança: a ferramenta monitora ameaças e corrige vulnerabilidades dos sistemas 24 horas por dia. Os números também são extremamente favoráveis: segundo o site do Heroku, a plataforma conta com:

  • mais de 26 bilhões de solicitações por dia;
  • mais de 9 milhões de aplicativos criados;
  • mais de 175 serviços complementares;
  • mais de 2 milhões de armazenamentos de dados gerenciados.

Quais são as vantagens do Heroku?

Para que não restem dúvidas de que o Heroku é ser uma ferramenta muito útil para quem deseja implantar tecnologias empresariais com excelência, elencamos alguns de seus principais benefícios.

Deploy automático

Com o Heroku, o desenvolvedor tem a possibilidade de automatizar o deploy e isso facilita muito a publicação de sistemas web. Além da economia de tempo, esse recurso diminui o trabalho do profissional na identificação e na correção de erros. 

Correção de problemas de implantação

Se identificar problemas na implantação automática de um sistema web durante o uso do Heroku, um e-mail detalhado será enviado aos desenvolvedores responsáveis. Dessa forma, o profissional resolve todas as questões de forma muito mais fácil e rápida.

Em caso de dúvidas, também existe um suporte por telefone, atendimento 24 horas por dia e uma detalhada documentação para ajudar.

Praticidade e rapidez

O mundo mudou, e os desenvolvedores não precisam mais configurar o servidor do zero. Em poucos minutos, é possível configurar a infraestrutura de um aplicativo, algo que levaria horas se fossem feitos manualmente.

A automação desse procedimento otimiza o trabalho dos desenvolvedores, que focam todos seus esforços em criar aplicativos incríveis.

Desenvolvimento escalável

O Heroku atende às necessidades de pequenas, médias e grandes empresas. Dessa forma, contratar esse serviço é uma garantia de que não será preciso mudar de plataforma para acompanhar o desenvolvimento do negócio.

Todas as funcionalidades são adaptáveis ao crescimento do negócio de forma eficiente, prática e segura. Com essa facilidade, as empresas se organizam para contratar os recursos apenas quando eles realmente forem necessários, o que reduz os desperdícios e torna os aplicativos mais rentáveis.

Quais são os desafios no uso do Heroku?

Como já esclarecemos, o funcionamento do Heroku é extremamente simples e intuitivo. Até mesmo desenvolvedores iniciantes não têm dificuldades para aproveitar todas as funcionalidades. Sendo assim, não existem muitas questões desafiadoras no uso da plataforma.

Um problema pode ocorrer na versão gratuita da plataforma: caso a aplicação fique inativa por mais de 30 minutos, ela irá adormecer. Isso acontece porque o Heroku destina apenas 512 MB de RAM para essas aplicações e isso não é o ideal para aplicativos com alto tráfego.

No entanto, empresas raramente utilizam a versão gratuita, evitando lidar com esse desafio. Por falar nisso, em alguns casos, o custo de investimento na plataforma também será alto para alguns negócios.

Como o Heroku revolucionou o desenvolvimento escalável?

O objetivo de toda empresa é crescer de forma saudável, mantendo a qualidade e a essência do negócio, sem aumentar as despesas de forma proporcional ao faturamento. Tecnologias como a do Heroku são indispensáveis para fazer isso acontecer.

Em mais de 14 anos de mercado, a plataforma de desenvolvimento escalável e de baixo custo já apoiou empresas de todos os ramos, colecionando vários cases de sucesso. Um deles é a Cambly, plataforma de estudo em inglês muito conhecida pelos brasileiros que iniciou os trabalhos em 2013 e desde então cresceu muito.

Para dar conta da crescente demanda de tráfego e não aumentar a equipe de desenvolvedores, os fundadores da Cambly escolheram o Heroku para administrar a infraestrutura dos seus aplicativos.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os padrões de uso mudaram drasticamente e isso seria um grande problema se não houvesse um bom apoio tecnológico.

A equipe utilizou o HiFire para elevar automaticamente os dynos nos momentos de pico de tráfego e reduzir novamente quando normalizasse. Dessa forma, a plataforma atendeu a todos os alunos com um excelente tempo de resposta.

Esse é um exemplo que mostra que o Heroku não serve apenas para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, mas também impacta diretamente a experiência dos usuários.

Preço

O Heroku tem características e preços flexíveis para atender a projetos pessoais e a grandes empreendimentos. A plataforma permite que o usuário faça uma estimativa do preço em seu site com base nos seguintes pontos:

  • tipo de aplicativo;
  • escolha de dynos;
  • serviço de dados;
  • serviços complementares;
  • integração com o Salesforce.

Existe uma versão gratuita ideal para testes e projetos não comerciais. O plano mais básico, o Hobby, é adquirido por $7 por mês. Já os valores dos serviços mais avançados variam de acordo com a escolha dos recursos, mas começam em $250 mensais.

O Heroku é uma excelente opção para empresas que precisam de tecnologias ágeis para acompanhar o seu crescimento. Se esse é o seu caso, vale a pena continuar a pesquisa para encontrar o plano ideal.

Gostou? Continue acompanhando o nosso blog para não perder nossos conteúdos!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo