Vender pelo Whatsapp é uma boa idéia? Essa é uma dúvida comum para qualquer pessoa que gere um negócio, afinal de contas, quanto mais canais de vendas disponíveis, maiores as chances de vender.
Mas respondendo a esse questionamento: segundo dados do próprio Whatsapp, são mais de dois bilhões de usuários, em mais de 180 países, que usam a plataforma para manter contato com amigos e familiares.
Além disso, a pesquisa ‘Digital 2022: Brazil”, realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, revelou que o Whatsapp foi o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros em 2021.
Como já abordamos por aqui, os dados são extremamente importantes em qualquer estratégia de marketing, pois eles ajudam na tomada de decisões mais assertivas e nos guiam em ações mais condizentes com o contexto do negócio.
Mas, o que os dados dos usuários do Whatsapp nos revelam, afinal? De forma clara e objetiva: seus clientes usam a plataforma. Seja para se relacionar com amigos e familiares, se informar, se entreter, ou mesmo, fazer compras. Então, se o seu objetivo é vender, o Whatsapp é, sim, uma boa idéia.
Entretanto, vender pelo Whatsapp pode não ser tão fácil quanto parece. Como em qualquer canal comercial, é preciso ter planejamento, planos de ação e muita estratégia.
E as vantagens de usar a plataforma como canal de vendas são inúmeras. Confira algumas:
- Como vimos, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, e faz parte do dia-a-dia das pessoas de diferentes idades, nichos e classes sociais;
- O custo-benefício é excelente para empresas, principalmente as PMEs, que muitas vezes não possuem orçamento para criar um e-commerce ou manter uma equipe robusta de atendimento;
- A plataforma permite o estreitamento de relações com os clientes. Todo o trâmite de vendas pode ser feito de maneira mais leve e rápida;
- O whatsapp gera dados importantes sobre os clientes que podem ser mensurados e enviados para uma ferramenta de CRM da empresa;
- Pode ser integrado em outras aplicações e ferramentas, que podem ajudar a otimizar ainda mais os resultados da empresa, como o Marketing Cloud, por exemplo.
Como utilizar a ferramenta para vender?
Como explicamos anteriormente, é preciso tratar o Whatsapp com a mesma importância e relevância de qualquer outro canal de vendas. Afinal de contas, não é porque a aplicação permite uma comunicação mais direta com o consumidor, que devemos negligenciá-la ou tratá-la como ‘menos séria’.
Para vender no Whatsapp, é preciso entender que o consumidor é – provavelmente – o mesmo que chegaria até sua empresa pelo e-commerce, ou outro canal de vendas. Logo, ele espera um atendimento de qualidade, eficiente e intuitivo, assim como teria em outras vias de comunicação com a empresa.
Além disso, é extremamente importante ter estratégias próprias para a plataforma. Compartilhar mensagens e/ou fotos pontuais no Whatsapp e esperar a mágica acontecer não é muito inteligente, e provavelmente, não renderá muitos frutos.
Por isso, na hora de definir seus planos e pensar em suas estratégias de venda, inclua o Whatsapp no planejamento. Pense em seu público-alvo e analise seu perfil. Busque entender como ele é, como se comunica, o que espera de você.
O planejamento deve ser personalizado em cada negócio, pois, cada empresa tem um perfil de consumidor. Por isso, estratégias que bombam uma marca, podem não surtir efeito algum em outra. O interessante é sempre estar atento aos sinais que seu cliente dá e usar e abusar dos dados.
Todo o processo de vendas pelo whatsapp ajudará a construir a jornada de seus clientes, e assim, pode dar insights poderosos para o time comercial.
A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar estruturar melhor suas estratégias. Confira:
1 – Primeiro contato
O whatsapp é um ótimo canal de comunicação para se fazer o primeiro contato com o lead, pois ele permite uma abordagem mais dinâmica, rápida e instantânea. Porém, fique atento e procure não ser inconveniente.
O vendedor deve avaliar o melhor momento para abordar o cliente, mas nunca insistir em uma venda. A escolha sobre sua empresa e/ou produto é do consumidor. Se ele está interessado, a venda será concretizada. Lembre-se: a insistência pode afastar o público.
2 – Compartilhe novidades
Quem não gosta de saber o que está rolando de novidades por aí? Por isso, o Whatsapp pode ser um excelente canal para difundir o que há de novo na sua empresa. Use os stories e as listas de transmissão para compartilhar novos produtos, serviços, promoções, cupons.
3 – O pós-venda é tão importante quanto a venda
Já passou por alguma situação onde a venda foi excelente, mas, teve algum tipo de problema com o produto e não teve o suporte necessário por parte da empresa? Você voltou – ou voltaria – a comprar com ela novamente? Provavelmente não, certo?
Isso porque, mais importante do que vender, é prestar um bom atendimento no pós-venda também. Lembre-se: é mais fácil e mais barato vender para um cliente, do que conquistar um novo. Mantenha um bom relacionamento e se coloque à disposição do seu público.
4 – Métricas para o canal
Existem diversos canais de comunicação para abordar seus clientes, como e-mail, SMS, telefone e redes sociais. Hoje em dia, as possibilidades são diversas. Mas, qual o melhor canal? A verdade é que não existem canais bons ou ruins, e sim, o canal ideal para sua empresa, abordamos esse assunto aqui.
Por isso, medir os resultados e mensurar as métricas de desempenho do Whatsapp é importante. Talvez, a plataforma pode não estar dando tantos resultados quanto poderiam – ou quanto você espera – e então, é a hora de reavaliar as estratégias e entender o que pode ser ajustado.
5 – Treinamentos para a equipe
No contato via Whatsapp, o roteiro de atendimento precisa ser diferenciado de outros canais como o e-mail ou o telefone, por exemplo. Isso porque, a plataforma permite uma comunicação mais direta e orgânica com o público.
O ideal é manter um equilíbrio: nem tanta formalidade, e nem tanta informalidade. O meio termo é sempre uma boa pedida para um atendimento mais humanizado e leve, porém com a seriedade de quem está representando a empresa naquele momento.
Passe isso ao seu time comercial e deixe claro a forma como devem se comunicar com os clientes.
6 – Ofereça conteúdo relevante
Uma boa dica para aproveitar o whatsapp como ferramenta de vendas é oferecer conteúdo de qualidade sobre o produto ou serviço da sua empresa.
Como dizemos, procure criar uma lista de transmissão e oferecer conteúdo relevante aos prospects e clientes para estreitar o relacionamento com eles.
Que tal um resumo do último post do seu blog? Ou fotos do novo produto? Mostre ao público o caimento (em caso de roupas), ideias de como combinar as peças, diferentes usos. Agregue valor ao seu negócio.
7. Crie uma campanha de vendas para o WhatsApp
Uma campanha no Whatsapp pode envolver grandes ações, mas também pode ter um viés mais simples, como uma carta de vendas, mas pensada de forma estratégica.
O ideal é usar uma linguagem persuasiva e um conteúdo realmente interessante para enviar aos clientes.
Procure exaltar os diferenciais e as características do seu produto ou serviço.
8 – Evite o indesejado Spam
Evite enviar spam ou conteúdo indesejado. Isso irá fazer com que o cliente bloqueie o contato da empresa ou perca o interesse no produto ou serviço.
Como vimos, o Whatsapp é uma excelente ferramenta e pode contribuir significativamente para aumentar as vendas da sua empresa.
Basta usá-la de forma estratégica e entender que planejamento é necessário em qualquer negócio.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil.
Até mais!!