10 tendências tecnológicas para 2022

A pandemia fez o mundo passar por várias mudanças e a tecnologia vem acompanhando essas transformações. Em 2021, o home office, a telemedicina e as compras on-line, por exemplo, continuaram em ascensão — o que impulsionou ainda mais o cloud computing, as plataformas de videoconferência e o pagamento sem contato.

Diante de tudo que está acontecendo nos últimos meses, e dos avanços nos estudos sobre tecnologia, quais vão ser as principais tendências do próximo ano?

A resposta para essa pergunta é especialmente importante no mundo corporativo. Afinal, é necessário conhecer as inovações tecnológicas de 2022 para conseguir entender quais fazem sentido para o seu negócio e se preparar para adotá-las.

Acompanhe o artigo para conhecer 10 tendências tecnológicas para 2022.

Como identificar tendências tecnológicas?

O universo tecnológico é dinâmico e, para não perder oportunidades, é necessário pesquisar sobre o assunto ao longo do ano, sempre buscando por fontes seguras.

Além do blog da Imaginedone, outro bom exemplo de fonte confiável é a Gartner, uma das mais importantes empresas de consultoria e pesquisa do mundo de TI, que foi uma das principais referências deste artigo.

As tendências tecnológicas também estão diretamente relacionadas ao que está acontecendo no mundo e as necessidades que surgem diante disso. Sendo assim, é interessante acompanhar portais de notícias, podcasts, revistas, e outros canais de comunicação, para ficar por dentro.

10 tendências tecnológicas para 2022

2021 foi marcado pela ascensão de várias tecnologias que ajudaram as pessoas a continuarem suas atividades em meio a pandemia da covid-19. Com o avanço da vacinação e a redução das mortes, o que podemos esperar do universo tecnológico nos próximos meses?

1. Metaverso

O metaverso é um dos principais assuntos tecnológicos do momento e ao que tudo indica vai crescer ainda mais no próximo ano. O termo indica a representação de um universo virtual que engloba elementos de games, criptomoedas, mídias sociais, realidade aumentada e realidade virtual.

Por meio dos seus avatares digitais, as pessoas vão conseguir interagir com o mundo virtual de um jeito muito mais realista.

O metaverso é considerado o futuro da internet por muitos especialistas e tem potencial para mudar a forma com que os usuários se comunicam e compram online. Não por acaso o Facebook anunciou o investimento de US$ 50 milhões na construção dessa tecnologia.

2. Cibersegurança

A pandemia intensificou o relacionamento das pessoas (físicas e jurídicas) com o mundo digital. Além dos inúmeros benefícios, esse novo cenário também apresenta alguns desafios, como é o caso dos ataques cibernéticos — estudos estimam que os crimes podem atingir 80% das organizações em todo o mundo em 2022.

Para evitar que isso não aconteça e prejudique a integridade dos dados empresariais, as organizações vão precisar investir ainda mais em tecnologias de cibersegurança, como backups, monitoramento de redes e controles de acesso.

3. 5G

No Brasil, os planos de rede de internet móvel 5G vão chegar com tudo em 2022. Isso significa que será possível experimentar uma internet muito mais rápida do que as conexões 4G e com uma latência extremamente baixa.

Com uma internet mais estável, vai ser possível conectar ainda mais objetos simultaneamente, fazer videochamadas com mais qualidade, baixar e enviar arquivos grandes pelo celular, entre outras possibilidades.

4. Plataformas nativas de nuvem

O cloud computing é uma tecnologia que traz inúmeras vantagens para os negócios, entre eles a redução de custos, mais flexibilidade e produtividade. Segundo estudos da Gartner, 70% das empresas vão ter algum plano concreto de cloud computing até 2022.

Utilizar plataformas nativas da nuvem, sistemas planejados e desenvolvidos para o ambiente da nuvem, pode contribuir para potencializar os benefícios do cloud. Diante disso, essa tecnologia tem chamado a atenção de muitos negócios que estão fazendo a migração para a nuvem e esse movimento deve se intensificar nos próximos meses.

5. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um dos conceitos tecnológicos que está em plena ascensão. A expectativa da Gartner é que o mercado mundial de software de inteligência artificial chegue a US$ 62 bilhões em 2022.

Um exemplo de aplicação dessa tecnologia são os chatbots — sistemas capazes de conversar com seres humanos e que já estão sendo utilizados por muitas empresas do varejo para atendimento de leads e clientes.

6. Hiperautomação

Você já ouviu falar em hiperautomação? Trata-se de plataformas que integram tecnologias, como a inteligência artificial e a automação robótica de processos, para simular capacidades humanas e automatizar o maior número possível de procedimentos dentro da organização.

Se aplicada de maneira estratégica, ela pode potencializar a escalabilidade, otimizar a produtividade e ser um grande diferencial competitivo.

7. Foco na experiência total

A experiência total é uma estratégia de negócio que engloba a experiência do funcionário, a experiência do cliente e a experiência do usuário para melhorar os resultados da empresa.

Com a ampliação do uso das redes sociais e outros canais digitais, é cada vez mais importante que os negócios construam uma boa reputação, sendo coerente em suas atitudes.

Não adianta, por exemplo, dizer que valoriza os funcionários, se profissionais que já trabalharam na empresa podem fazer avaliações em sites especializados.

8. Inteligência de decisão

Nunca foi tão importante aproveitar os dados para conseguir ter insights e aprimorar a tomada de decisão humana. Afinal, como aplicar uma boa experiência total sem considerar as informações de leads, clientes, funcionários e até mesmo do mercado?

Por isso, segundo a Gartner, a inteligência de decisão é um dos conceitos tecnológicos que vão estar em alta em 2022. A inteligência de decisão é uma abordagem que visa processar grandes quantidades de dados para tomar decisões mais assertivas.

9. Aplicativos combináveis

O desenvolvimento de sistemas é um aliado importante para empresas que necessitam de novas soluções e querem criar um diferencial competitivo. Entretanto, criar aplicativos com a qualidade e a velocidade que o mercado exige pode ser uma dificuldade para a maioria dos negócios.

Os aplicativos combináveis são desenvolvidos a partir de componentes modulares, o que permite a reutilização de códigos e, consequentemente, a rápida implementação de novos recursos.

10. Empresas distribuídas

O trabalho remoto cresceu consideravelmente na pandemia e, de acordo com um estudo da Universidade Harvard Business School, 81% das pessoas que estão em home office prefere continuar assim após o período pandêmico.

O avanço de empresas distribuídas geograficamente cria a necessidade de aprimorar uma série de tecnologias para que os funcionários consigam trabalhar de qualquer lugar e entregar bons resultados. As soluções de cloud computing, por exemplo, são fundamentais para esse modelo de trabalho.

O seu negócio não precisa investir em todas as tendências tecnológicas, mas conhecer essas inovações é fundamental para conseguir identificar oportunidades, se planejar a longo prazo e crescer de forma sustentável.

Gostou da nossa lista de tendências tecnológicas para 2022? Aproveite para conferir outros conteúdos do blog da Imaginedone!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo