Por que a tecnologia é tão necessária na educação?

Como abordamos em nosso último artigo, a tecnologia não é nenhuma novidade na história do mundo. Ela é responsável pela evolução da nossa sociedade desde os primórdios, e nos dias de hoje, se tornou a base de qualquer evolução.

Sua importância permeia em todos os setores da sociedade e seu valor é acrescido a um ritmo frenético, em decorrência da globalização, da modernização mercadológica e das transformações digitais.

Assim como em setores de desenvolvimento massivo, como a indústria, por exemplo, a educação é uma das áreas mais impactadas pelo uso da tecnologia, e sua relação é tão antiga quanto se possa imaginar.

Ainda na década de 40, nos Estados Unidos, a tecnologia foi aliada na formação de militares durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, foi a partir da década de 70 que essa relação se solidifica e os computadores passam a ser utilizados para fins educacionais na sociedade.

No Brasil, o grande marco do uso da tecnologia para fins educacionais ocorreu somente na década de 80, com a popularização da internet. Na década de 90 houve a propagação de equipamentos e aparelhos – como computadores, videocassetes, televisores – nas instituições de ensino, o que acabou reforçando os proeminentes avanços na área, que acarretaram em investimento no setor de desenvolvimento tecnológico educacional.

Em 1997 é criado o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que está em vigência até hoje e é considerado o principal programa de tecnologia educacional do país. O programa visa o uso didático-pedagógico de tecnologias no cotidiano escolar, além de articular a distribuição de equipamentos nas escolas com a oferta de conteúdos e recursos multimidiáticos.

Tecnologia nas salas de aula

Por que a tecnologia é tão necessária na educação?, Imaginedone

Se você frequentou uma escola no início dos anos 2000, certamente se recordará de professores utilizando projetores, televisores, videocassetes, gravadores e outros aparelhos eletrônicos em suas aulas.

Naquela época, ter acesso a esse tipo de tecnologia era um marco, pois, por mais inovadoras e revolucionárias, ainda eram inacessíveis para grande parte da população.

Entretanto, ainda com tantas limitações, era indiscutível sua eficiência no ensino. A tecnologia abriu um leque de possibilidades dentro das salas de aula, contribuindo no ensino, aprendizagem e evolução do setor.

Hoje em dia, é quase impossível imaginar a rotina do sistema educacional sem uso da tecnologia. Aliás, mais do que isso. Com a globalização, popularização da internet e facilidade de acesso a aparelhos digitais em grande escala, a tecnologia está, literalmente, na palma da mão de estudantes e professores.

Desde a educação primária, a tecnologia tem sido grande aliada de educadores no processo de alfabetização dos alunos. Sabemos o quão desafiador pode ser conseguir a atenção de uma criança, mas, com os meios corretos, esse período pode ser, sem dúvidas, mais prazeroso e proveitoso para ambas as partes.

Podemos dizer que o uso de tecnologias no Ensino Superior é ainda mais proeminente. E hoje, com o ensino a distância (EAD), as possibilidades são infinitas e a educação tem chegado a lugares inimagináveis, de difícil acesso, e duras realidades, levando um braço de esperança para mais cidadãos.

Vale considerar que a pandemia da COVID-19  acelerou, ainda mais, o processo de desenvolvimento do setor. Durante esse período, a tecnologia foi grande aliada em nossas vidas, e a educação foi um dos setores mais beneficiados por ela. 

Educação é essencial e a tecnologia possibilitou o acesso ao ensino para várias crianças e adultos, de todas as classes possíveis, neste momento tão delicado. 

Tecnologia fora da sala de aula

Por que a tecnologia é tão necessária na educação?, Imaginedone

Que a tecnologia é grande aliada no processo de ensino e aprendizagem já entendemos. Entretanto, é importante lembrar que sua força e capacidade transformativa não se limita às paredes de uma sala de aula.

Devemos lembrar que qualquer instituição de ensino é, também, uma empresa. Com necessidades, metas, objetivos e anseios. E é nesse contexto que a tecnologia entra para ajudar a otimizar os resultados desse negócio.

As possibilidades de uso da tecnologia no setor educacional são diversas. Tudo dependerá das dores e demandas do negócio. Entretanto, é bom lembrar que a tecnologia é capaz de oferecer soluções que otimizam desde processos operacionais e comerciais, até atividades de contato direto com pais e alunos.

Por exemplo: Imagina que uma escola possua cinco mil alunos matriculados em seus três períodos (manhã, tarde e noite). Por ser uma instituição de ensino privada, o pagamento das mensalidades é realizado através de boletos. Se essas faturas fossem emitidas e enviadas manualmente, a escola precisaria contratar um núcleo de profissionais para realizar essa atividade, gastando mais recursos, tempo e precisando de uma grande estrutura para acomodar todo o departamento.

E é aí que a tecnologia se torna uma peça chave nesse processo. Com um sistema inteligente de automação de faturas, é possível automatizar toda essa emissão e disparo de boletos, de forma rápida e eficiente, a partir de uma ferramenta intuitiva e dinâmica. Falamos mais sobre automação de faturas nesse artigo do nosso blog.

Quer saber mais informações sobre sistemas de automação de faturas, clique aqui.

Ou clique aqui e entenda como agilizamos o sistema de faturamento da Sem Parar em mais de 11.000%.

Grupo Gen

O Grupo Gen é o maior grupo editorial do Brasil no segmento de publicações e conteúdos científicos, técnicos e profissionais.

O Grupo Gen é um dos nossos parceiros, e tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto super bacana para eles.

Quando nos procuraram, o Grupo Gen fazia uso de diversas ferramentas e sistemas em paralelo para gerenciar sua força de vendas, pós-venda e marketing.

Nosso principal desafio neste projeto foi centralizar todas as necessidades do cliente em um único sistema, inteligente, responsivo e dinâmico, de forma que as funcionalidades do software atendessem às demandas do negócio e proporcionasse uma visão 360 de todas as frentes de atuação da empresa.

E conseguimos tudo isso implementando ferramentas da Salesforce – Sales Cloud, Marketing Cloud e Service Cloud. Dessa forma, o Grupo Gen conseguiu ter mais autonomia e controle sobre todo o cenário da empresa.

O Sales Cloud entrou para otimizar o trabalho de vendas do Grupo. A partir dele, foi possível gerenciar leads, oportunidades, contatos e produtos, permitindo, também, a criação de fluxos comerciais e regras de negócios para o time.

O Marketing Cloud foi utilizado para automatizar a comunicação Inboud e Outbound do Grupo Gen. A ferramenta possibilitou a geração de relatórios com dados e insights poderosos para o time, além da criação de jornadas personalizadas para casos de abandono de carrinho.

Já o Service Cloud veio para otimizar o serviço de atendimento da empresa. Centralizando os dados dos clientes, a ferramenta possibilitou ao time um leque maior de possibilidades ao oferecer um atendimento mais completo e personalizado aos alunos.

Por que a tecnologia é tão necessária na educação?, Imaginedone

De forma geral, a tecnologia é fundamental na esfera educacional. E essa afirmação se torna ainda mais concreta quando levamos em conta a realidade em que estamos inseridos.

A digitalização do ensino é um grande avanço tecnológico, assim como ferramentas que proporcionam mais acesso e facilidade para quem ensina e quem aprende. 

Diante do avanço da tecnologia e das várias possibilidades que ela nos apresenta, é impossível não associá-la à educação. Tecnologia e educação são sinônimos de evolução, inovação e futuro, que podem nos levar a lugares e condições inimagináveis. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!!

Até mais!!

Por que a tecnologia é tão necessária na educação?, Imaginedone

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo