Um novo consumidor

Já não é mais novidade que a pandemia da COVID-19 acarretou diversas mudanças em todo o mundo. Aliás, não só provocou mudanças, como também acelerou processos e impulsionou desenvolvimentos, especialmente, tecnológicos. Isso porque, com uma latente dor que surgiu com o isolamento social, foi preciso achar maneiras de contornar a situação e seguir o fluxo […]

Já não é mais novidade que a pandemia da COVID-19 acarretou diversas mudanças em todo o mundo. Aliás, não só provocou mudanças, como também acelerou processos e impulsionou desenvolvimentos, especialmente, tecnológicos. Isso porque, com uma latente dor que surgiu com o isolamento social, foi preciso achar maneiras de contornar a situação e seguir o fluxo da vida, o mais natural possível.

Comercialmente falando, esse aceleramento de processos foi o estopim para que o viríamos a conhecer como transformação digital, e essas transformações foram fundamentais para que as empresas passassem por esse período, uma vez que as limitações eram diversas e as adversidades cada vez maiores. Por isso, refletimos tanto sobre a importância da tecnologia empresarial por aqui. Cada vez mais, é imprescindível seu uso. Hoje em dia, não dá para tocar um negócio e não impulsioná-lo com o uso de soluções tecnológicas. Usar a tecnologia a favor do comércio não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade.

Além disso, com o boom do digital e com o surgimento de novas tecnologias, surgiu também, um novo perfil de consumidor no mercado. Esse, motivado por fatores diversos – como a mobilidade, as redes sociais, os influenciadores digitais, a facilidade de compra, etc – tem feito as empresas repensarem a sua forma de fazer negócios, o que é natural e inevitável pelo cenário enfrentado nos últimos tempos.

Podemos dizer que conhecer o público-alvo é um dos fatores mais importantes para uma empresa sobreviver ao mercado. Vale lembrar, que antes mesmo das transformações ocorridas em 2020, o comércio digital já vinha em uma crescente contínua.

Segundo pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2019, o comércio eletrônico representava apenas 5% do faturamento do varejo no país. Já em 2021, essa taxa mais que dobrou, alcançando 11,6% no último ano.

Assim, com tantas mudanças e um novo perfil de consumidor batendo à porta, não há como não olhar para dentro e rever estratégias e posicionamentos. Mais do que nunca, é preciso conhecer para vender. É preciso se conectar para relacionar. E é preciso mudar, para acompanhar as mudanças.

É preciso entender que, hoje em dia, somente estar presente na internet não garante grandes resultados. É necessário ter um olhar estratégico, ter planejamento e criar relações com o consumidor.

Por isso, preparamos um conteúdo bem rico para te ajudar nesse processo. Continue lendo:

Transformações digitais e o novo consumidor

Transformações digitais e o novo consumidor

Antes de mais nada, o conceito de transformação digital se refere a implementação de tecnologia para otimizar os processos e, consequentemente, os resultados de uma empresa.

E porque entender a transformação digital é tão importante para compreender o novo perfil de consumidor? Porque esse novo consumidor surge com o advento da internet e dos e-commerces e ganha forças com a ascensão do digital e de sua integração com o comércio.

Seu comportamento de compra é bem característico dessa fase digital e suas percepções de mercado são diferentes das gerações anteriores. 

Atualmente, a geração Z ( jovens nascidos entre 1995 e 2010) está chegando no mercado com alto poder de compra. Estudos têm sido realizados para compreender padrões de comportamento dessa geração e a forma como influenciam o comércio.

A principal característica dessa nova geração é a sua afinidade com os meios digitais, ou seja, praticamente já nascem com o celular na mão e o seu acesso à informação é muito mais abrangente e fácil, o que tem afetado diretamente na forma como consomem.

É um público que se preocupa com questões que vão além da qualidade, e/ou valor, do produto/serviço. São mais conscientes, mais engajados, estão por dentro de causas sociais e ambientais.

Além disso, encontramos, também, pessoas que não abrem mão da facilidade proporcionada pelos e-commerces – que acabam fazendo mais compras online -, consumidores com idade mais avançada que estão adentrando ao mercado digital, consumidores que são instigados a comprar por indicações de influenciadores digitais, etc.

Como vimos, é um público bastante variado e que precisa de ações de marketing assertivas para que sua jornada de compra seja a mais positiva possível.

A seguir, separamos algumas ações que podem ser feitas pelas empresas que desejam se comunicar com esses consumidores. Confira:

1. Segmente para conquistar relevância

Como você viu acima, esses novos consumidores possuem um perfil de consumo bem definido, onde a era digital centraliza suas tomadas de decisões. Por isso, invista em estratégias e tente se comunicar de maneira personalizada com eles.

A segmentação é uma ótima estratégia para isso. Por meio da segmentação, conseguimos nos comunicar mais efetivamente com públicos diversos sem que a informação se torne massante ou irrelevante à eles. 

Invista em tecnologia e produza conteúdo. Mostre ao seu cliente que você entende suas dores e está disposto a ajudá-lo a solucioná-las.

2. Aprimore a experiência do usuário

Aprimore a experiência do usuário

Tão importante quanto ter produtos incríveis disponíveis no mercado,  é se importar com toda a experiência de compra do usuário. Por isso, hoje em dia, temos profissionais especializados nessa área, os famosos UX e UI, que atuam de forma objetiva a fim de identificar e sancionar pontos de melhoria na experiência dos consumidores.

Aliás, a experiência do usuário é um dos pontos primordiais para que a jornada do cliente seja positiva junto à empresa, por isso é essencial estar atento em tudo e melhorar tudo o que for possível, sempre que necessário.

Então, fique atento à qualidade de seu produto/serviço, mas também, nas suas ações de marketing, campanhas, design, interface, atendimento pré e pós-compra, canais de comunicação, etc.

Todos esses pontos são igualmente importantes e serão levados em consideração pelo seu cliente.

3. Omnichannel é o futuro

A estratégia Omnichannel possibilita a integração de todos os canais da empresa, desde os digitais até os físicos. Uma plataforma integrada promove a inteligência de dados, o que possibilita um atendimento mais personalizado e inclusivo aos clientes.

Entender o Omnichannel pode ser difícil em um primeiro momento, mas imagine que você precisa comprar um presente de aniversário para sua mãe. Entretanto, você está trabalhando durante todo o dia e não possui tempo disponível para se direcionar até a loja. Para não se atrasar para o jantar de comemoração de sua mãe, você entra em contato com a loja via canais digitais – Whatsapp, E-commerce -, escolhe o produto que deseja, realiza o pagamento e o vendedor o embala para presente e deixa a sua espera na loja física. 

Dessa forma, ao sair do trabalho e ir a caminho do restaurante, você consegue facilmente passar na loja e retirar o presente, sem precisar gastar tempo realizando as etapas anteriores. 

Essa facilidade, certamente, contribuirá para que a imagem da empresa se fortaleça com você. Então, oferecer esse tipo de serviço é um diferencial e tanto. Invista em tecnologia e dê escolhas ao seu cliente.

4. Amplie e otimize seus recursos

Tenha certeza de que está oferecendo o melhor serviço que pode, e se atente a questões como:

  • Canais de comunicação eficientes e diversos;
  • Equipes de suporte bem preparadas;
  • Estratégias de pós-venda;
  • Utilização de analytics para um entendimento mais profundo do cliente;
  • Interfaces otimizadas;
  • Planejamento e ações personalizadas e segmentadas para públicos diversos;

Mas como aproveitar ao máximo esse novo consumidor?

Mas como aproveitar ao máximo esse novo consumidor?

As transformações digitais contribuíram diretamente na consolidação desse novo consumidor no mercado.

Desse modo, fazer uso de tecnologia e ferramentas de automação é cada vez mais fundamental para empresas que desejam estar mais próximas desses consumidores. O mercado já está cheio de soluções e, a cada dia, novas tecnologias surgem para ajudar a solucionar as dores que surgem no comércio.

Essas ferramentas podem ser de monitoramento de interações e comentários nas redes, ferramentas de CRM, BIG DATA, inteligência artificial e todas as outras que permitem através da tecnologia entender o perfil do consumidor. 

Quando bem utilizadas, essas tecnologias proporcionam um ótimo entendimento sobre o público. Com essas informações, as empresas conseguem melhorar seus resultados por meio de estratégias mais assertivas e eficientes.

Já falamos sobre a importância do uso de dados nos negócios. Clique aqui e confira!

Com isso, as empresas que investiram em tecnologia e pularam de cabeça na transformação digital, melhoraram, não somente a experiência do usuário, como também, outros aspectos do seu negócio, tais como a otimização de processos, a qualificação de seu time, tomadas de decisões mais assertivas por meio de dados concretos, uma visão 360 do negócio, etc.

Como vimos, o mercado está em constante mudança e é preciso estar por dentro de todas elas para continuarmos fortes para enfrentá-las. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você!! 

Até mais!!

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