Prós e contras de soluções de software sob medida

Não restam dúvidas de que a tecnologia é indispensável para empresas que desejam melhorar seus resultados. Uma pesquisa da TNS Research mostrou que organizações que utilizam tecnologia têm mais receita e crescem até 60% mais do que empresas que não fazem isso.

No entanto, para alcançar o sucesso, é preciso investir nos recursos adequados. Quando o assunto é que tipo de sistema utilizar, muitos gestores se perguntam: é melhor comprar um pronto ou investir para desenvolver um software sob medida?

Para ajudar a responder essa questão, o artigo de hoje vai abordar as vantagens e desvantagens do software sob medida. Boa leitura!

Por que escolher um software sob medida?

Ao contrário dos sistemas prontos, que são criados em larga escala para resolver soluções comuns, o software sob medida é uma ferramenta flexível, ou seja, se adapta às necessidades do negócio.

Sendo assim, é um recurso interessante para empresas que possuem regras específicas que não serão plenamente atendidas pelas soluções existentes no mercado.

Trata-se de um sistema totalmente pensado e criado para considerar todas as variáveis do negócio e criar soluções exclusivas. Veja alguns cases de softwares sob medida desenvolvidos pela Imaginedone a seguir.

Supergasbras

A Supergasbras, distribuidora de gás de cozinha, precisou criar soluções sob medida para acompanhar o seu crescimento acelerado e manter a agilidade de atendimento aos seus milhões de clientes.

A ideia principal era criar um conjunto de sistemas que permitissem ao usuário pedir gás de forma simples e que redirecionassem os pedidos para as revendas mais próximas.

Ao todo, foram desenvolvidas seis aplicações integradas entre si: aplicativo, Super Botão, API de pedidos, sistema de revenda, central administrativa e relacionamento com clientes.

Coobo

Depois de algumas tentativas frustradas de criar um bom sistema próprio para oferecer aos seus clientes, a Coobo, consultoria especializada em gestão de gastos, entrou em contato com a Imaginedone.

O desafio foi recebido pelos nossos especialistas, que desenvolveram módulos simples e eficientes baseados em gestão de dados e cloud computing para empresas que precisam controlar a área de compras.

Quais são os prós?

Conheça os principais benefícios de investir em um software sob medida.

Adaptabilidade

A maioria das pessoas já teve a experiência de precisar comprar uma roupa para um evento, mas não encontrar a peça ideal em nenhuma loja. Nesse tipo de situação, para encontrar o caimento perfeito, comprar uma roupa sob medida pode ser a solução.

O mesmo acontece com os softwares corporativos. Se nenhum sistema que existe atende aos requisitos da empresa ou se a ideia é utilizar algo inovador, a melhor opção é desenvolver um sistema próprio. Dessa forma, todas as características do software vão ser criadas pensando nos objetivos, no público-alvo e nas necessidades da organização.

Exclusividade

Quando realiza a compra de um sistema de prateleira, a empresa deve saber que diversos outros negócios vão ter acesso aos mesmos recursos. Entretanto, quando se desenvolve um software customizado, é possível personalizar o sistema e aproveitar isso para potencializar o diferencial competitivo da organização.

Escalabilidade

Em comparação aos softwares de prateleira, os sistemas sob medida possuem maior capacidade de escalabilidade. De maneira rápida e personalizada, a empresa poderá realizar melhorias para que o sistema continue se adaptando ao que o negócio precisa.

Facilidade na implantação

Geralmente, a implantação do sistema personalizado é mais fácil do que a de um software pronto. Afinal, vai existir um detalhado cronograma de execução e um planejamento para reduzir as chances de falhas e permitir que os trabalhos não sejam totalmente paralisados até que o recurso esteja funcionando.

Custo-benefício

Apesar de inicialmente custar mais caro do que um sistema pronto, o software sob medida possui um excelente custo-benefício. O investimento realizado pela empresa será recompensado a médio e longo prazo.

Os benefícios que já citamos vão proporcionar mais produtividade, melhor atendimento aos clientes e, consequentemente, mais lucro. Além disso, a empresa só vai pagar por recursos que realmente fazem sentido para os seus processos, o que reduz o desperdício e aumenta a eficiência dos colaboradores.

E os contras?

As dificuldades apresentadas pelo sistema personalizado variam de acordo com o tamanho, o mercado e os objetivos de cada negócio. Entenda na sequência.

Necessidade de contratar uma empresa especializada

Se o negócio não pretende aproveitar os serviços de um time de desenvolvedores próprio, será necessário buscar e contratar uma empresa especializada nesse tipo de solução.

Portanto, será importante fazer uma pesquisa detalhada, ouvir opiniões de antigos clientes, fazer orçamentos, reuniões, entre outras atividades que demandam esforço e tempo. Afinal de contas, a escolha é decisiva para que o projeto dê certo e precisa ser realizada com muita atenção.

Custo

Como já explicamos, o software sob medida exige um alto investimento inicial, sendo maior do que o exigido pela compra da licença de um sistema pronto. Isso pode ser um desafio para pequenas e médias empresas que possuem um orçamento mais enxuto.

Tempo

Para criar uma solução sob medida, é necessário investir tempo a fim de compreender as necessidades da empresa, contratar uma organização especializada e realizar o planejamento — isso sem contar as horas de programação, testes, correção de bugs e o período de adaptação (que existe em qualquer tipo de sistema).

O prazo varia conforme tipo de tecnologia, a expertise dos desenvolvedores envolvidos e os objetivos do sistema que será desenvolvido, mas, de qualquer forma, se a empresa está com pressa, pode preferir um software pronto.

Esperamos ter ajudado a compreender as vantagens e as desvantagens de investir no desenvolvimento de um software sob medida. Como vimos, são muitos benefícios, mas os desafios existem e também precisam ser considerados na sua escolha.

Se quiser conversar com um especialista para entender qual é o melhor tipo de software para o seu negócio, entre em contato conosco.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo