5 tecnologias que agregam valor ao desenvolvimento de software customizado

A tecnologia é, sem dúvidas, um avanço muito importante para os dias de hoje. A geração Y, por exemplo, não sabe mais como viver sem essa ferramenta, visto que já nasceu imersa nela, aprendendo a todo instante formas de usá-la em seu cotidiano. A aplicação da transformação digital é uma grande aposta também para o mundo corporativo.

O número de empresas no Brasil cresce de forma exponencial, como mostram estudos. Somente nos 4 primeiros meses de 2020, foram registrados quase 700 mil novos negócios no país, segundo o Ministério da Economia. Uma maneira de adaptar o seu negócio e fazer dele um diferencial no mercado diante de tantos concorrentes é com a adoção de um software customizado.

Você sabe o que é isso e quais as tecnologias que auxiliam esse desenvolvimento? Continue a leitura e entenda mais sobre software customizado, além das melhores ferramentas para criar um sistema próprio, com uma identidade única e representatividade para a sua empresa.

O que é software customizado?

A criação de sistemas próprios dentro das empresas é uma tendência no mercado mundial. De acordo com a consultoria Gartner, no ano de 2019 cerca de 24,5 bilhões foram movimentados somente na implementação de ERPs no mundo corporativo.

A transformação digital é uma realidade. Para se diferenciar no mercado, então, muitos negócios buscam um software customizado que reflita a sua identidade e tenha as funções necessárias para a execução de suas atividades.

Com um sistema próprio, é possível melhorar a experiência da equipe de colaboradores e até mesmo facilitar o uso de consumidores, caso se trate de um e-commerce.

Quais são as vantagens?

Ao desenvolver um sistema personalizado, além de investir na identidade de sua empresa, você também aposta em um algo criado sob medida, adaptado às suas especificidades.

Imagine que você necessite de um ERP de fácil integração e que não dificulte os processos internos de sua empresa. Por meio de prateleiras de softwares não é possível implementar essa característica, visto que não há uma construção própria, apenas compartilhada.

Existem muitas outras vantagens nesse desenvolvimento de softwares personalizados que influenciam principalmente na funcionalidade de seu negócio, como:

  • adaptação às especificações;
  • escalabilidade do sistema;
  • otimização contínua de processos;
  • integração facilitada.

Quais tecnologias auxiliam no desenvolvimento de softwares customizados?

Para que a sua empresa tenha um software customizado, é importante que algumas tecnologias auxiliem nesse desenvolvimento e que estejam ancoradas principalmente nas novas tendências da transformação digital.

Por isso, separamos 5 ferramentas essenciais para criação de um sistema único que vão impressioná-lo principalmente pela usabilidade. É importante destacar, porém, que cada negócio deve definir a tecnologia que mais se encaixa ao seu público e aplicá-la da forma correta para que o investimento traga retorno.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Essas são duas tecnologias muito confundidas no mercado, mas que se diferem principalmente na hora de criar um software customizado — principalmente por uma se tratar de uma grande ciência e a outra ser apenas uma subdivisão.

A ML é uma tecnologia programada para desenvolver ações de maneira autônoma, sem a necessidade de humanos interferirem no seu funcionamento. O Uber, por exemplo, utiliza essa ciência para encontrar destinos no mapa e calcular o valor de cada rota.

A máquina faz tudo sozinha, desenvolvendo-se sem a ajuda de uma pessoa. E o melhor: é possível criar funções no sistema de sua empresa que também façam isso!

Em contrapartida, a IA também desenvolve ações, mas elas não têm capacidade de aprendizado, ou seja, somente realiza as funções que foram programadas, sem inteligência para outros movimentos. Essa é uma grande aposta para sistemas únicos, como vemos em chatbots de grandes empresas.

É importante destacar que a Inteligência Artificial é uma grande ciência, que abarca a Machine Learning. Podemos dizer que a ML está contida na IA e que se trata apenas de uma pequena subdivisão, dando margem para outras tecnologias semelhantes.

Blockchain

Mais uma grande aliada para o sistema de sua empresa, essa tecnologia ficou conhecida em todo o mundo devido às criptomoedas. Contudo, ela não se resume a isto, sendo também uma grande parceira de empresários que buscam segurança de dados.

A tecnologia de blockchain garante maior confiabilidade nas informações, além de tornar o processo de troca de dados muito mais ágil.

Um ótimo exemplo da aplicação dessa tecnologia está nas eleições do Brasil, que desde 2018 a utilizam para facilitar o trabalho de mesários, dar segurança na confirmação de cada documentação digital e simplificar o processo de contagem de votos.

Muitos outros países também usam essa ferramenta, mostrando que ela é uma grande aposta para quem está em busca de um software customizado para a sua empresa.

Tecnologia imersiva

A tecnologia imersiva é uma tendência no mercado, principalmente para instituições educacionais. Por meio da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR) — duas divisões dessa ciência —, é possível transportá-lo ou colocá-lo em qualquer lugar, sem que seja necessário qualquer tipo de deslocamento para isso.

O Google Maps Street, por exemplo, é uma representação dessa ferramenta. Com a Realidade Aumentada, ela te leva para lugares distantes e apresenta nos mínimos detalhes tudo que se encontra lá. Durante a pandemia do COVID-19, muitos museus tomaram essa iniciativa e criaram a AR de suas exposições.

Para a sua empresa pode ser o mesmo! Já imaginou trabalhar com o ramo educacional e fazer com que o aluno enxergue, por meio da Realidade Virtual, elementos da anatomia humana? O software customizado pode proporcionar muitas oportunidades para o seu negócio.

Open Source

Sem o discurso ético de direitos, o Open Source é uma forma que muitos programadores encontraram de divulgar os seus códigos e trocá-los entre outros profissionais. Essa é uma maneira cooperativa de complementar o que cada desenvolvedor está programando e utilizá-la para algum fim.

Existem plataformas para esses profissionais que trabalham com desenvolvimento e divulgação de códigos abertos, como o GitHub ou GitLab. Com o crescimento desse estilo de divulgação, torna-se mais fácil buscar por linhas já criadas e usufruir delas em seu próprio sistema.
É importante destacar que esse código-fonte precisa estar aberto para qualquer desenvolvedor. Caso você queira construir o seu software customizado com programações privadas, isso pode gerar em custos processuais por direito autoral.

Cloud computing

Por último, a adoção da cloud computing para um sistema próprio é a atitude mais importante que o empresário deve ter. Essa é uma tecnologia em crescimento no mercado que mostra benefícios que vão além de sua usabilidade. Segundo a IDC, as empresas que adotaram essa tecnologia faturaram 1,6 milhões de dólares a mais em relação aos outros anos.

Por meio da armazenagem na computação em nuvem, é possível liberar espaço nas máquinas, além de ter mais segurança com as tecnologias de nuvem privada, pública e híbrida. As vantagens são inúmeras e podem estar em seu software customizado!

Mesmo que as outras tecnologias ainda não se adaptem ao seu tipo de negócio e ao sistema que deseja criar, invista na cloud computing. Essa é uma ferramenta primordial para qualquer empresário nos dias de hoje.

Por fim, entendemos que um software customizado transforma o seu negócio em único. Por meio da personalização, cria-se a identidade para a sua empresa e até mesmo melhora-se tanto processos internos quanto externos.

Outras tecnologias também entram nessa modernização, dando benefícios como alta escalabilidade, fácil integração e até mesmo otimização de processos. Cabe a você decidir qual melhor se encaixa no planejamento do seu negócio.

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre sistemas personalizados, continue em nosso blog e conheça também as nossas soluções! Somente na Imaginedone você encontra tudo que precisa em questão de tecnologia.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo