O que é CRM e porquê implementar a estratégia em seu negócio

Ter um sistema de vendas que registre e organize todos os pontos de contato de clientes com a empresa, possibilitando abordagens mais eficientes, experiências de compra positivas, agilidade na operação e melhora nos resultados. É isso que você está buscando para o seu negócio? Neste caso, um bom CRM pode te ajudar. CRM é a […]

Ter um sistema de vendas que registre e organize todos os pontos de contato de clientes com a empresa, possibilitando abordagens mais eficientes, experiências de compra positivas, agilidade na operação e melhora nos resultados.

É isso que você está buscando para o seu negócio? Neste caso, um bom CRM pode te ajudar.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Os softwares de CRM estão se popularizando cada vez mais, e o motivo é bem simples: através do histórico de relacionamento de um cliente, é possível criar campanhas mais assertivas e fornecer aos vendedores as ferramentas necessárias para a prestação de um atendimento mais completo e positivo, gerando resultados melhores para a empresa.

Para se ter uma ideia, dados da Hubspot apontam que, quando uma organização envolve um cliente por meio do CRM, as chances de efetuar a venda podem aumentar em até 40%.

Bem legal, né?

Montamos um compilado com as principais características do CRM, para você conhecer todas as vantagens de maneira simples, e entender como pode implementar no seu negócio.

Para quais tipos de empresas um CRM é voltado?

Braço masculino com papéis analisando dados de CRM

No mercado há CRMs que podem atender as demandas, tanto de pequenas quanto de grandes empresas. Cada sistema possui suas próprias características, com mais, ou menos funcionalidades, que podem ser moldadas para atender as necessidades de cada negócio.

Mesmo as empresas em início de operação podem implementar o software para melhorar a experiência de seus clientes. Afinal, é preciso ter um processo de envolvimento com o cliente desde o início da jornada de compras, para que os resultados sejam promissores a curto, médio e longo prazos.

Como o sistema opera?

Um CRM pode operar de duas maneiras: em uma estrutura física (computador), ou na nuvem. Ou seja, pode ser local ou estar armazenado na internet.

Operar um CRM na nuvem pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, tais como:

  • O processo de implementação geralmente é mais prático, seguro e com menores custos;
  • Não requer a compra de servidores, nem a contratação fixa de profissionais para fazer manutenções e atualizações nos computadores;
  • O sistema pode ser acessado remotamente de qualquer lugar, facilitando a colaboração entre as equipes e potencializando os resultados almejados.

Quais as vantagens de investir em um CRM?

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma noção de como um CRM pode agregar resultados positivos ao seu negócio.

E para fixar de vez os benefícios que um CRM pode trazer a sua empresa, listamos abaixo os principais atributos que os softwares podem oferecer:

Otimiza o relacionamento com clientes

O cliente deve ser o centro de todas as decisões de uma empresa. Afinal, é ele o responsável pela sua continuidade e faturamento. Esta é justamente uma das maiores vantagens de um CRM.

Com o sistema operando, é possível mapear toda a jornada do cliente com sua empresa, antecipando inclusive, os desejos e dores dele. Dessa forma, além da otimização de todo contato, se garante uma melhor experiência de compra a ele.

Além disso, é possível estabelecer um melhor timing de venda. A partir do histórico de interações de uma pessoa com sua empresa, o CRM oferece informações valiosas para que os times de marketing e vendas possam se comunicar estrategicamente e serem mais assertivos durante o período de pré e pós venda.

Segurança e praticidade no armazenamento de informações

As empresas estão lidando com um volume cada vez maior de dados hoje em dia, que abastecem significativamente todas as suas áreas, incluindo marketing e vendas.

Com a adoção de um CRM, as informações são armazenadas de forma rápida e prática, – em casos de CRM na nuvem – e podem ser acessadas de qualquer lugar por toda a equipe. Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas e ter uma visão mais colaborativa entre os times.

Além disso, o fator segurança é um ponto importante. Tendo todos os dados armazenados na rede, não há riscos de perder documentos, arquivos e informações importantes para a empresa, visto que tudo ficará salvo no sistema.

Facilita a tomada de decisão

A visão limitada das estratégias e atividades que uma equipe precisa executar pode ser um dificultador nas tomadas de decisão. Afinal, se não há clareza sobre os processos, ser assertivo em suas decisões pode se tornar um grande problema.

Assim, um CRM é programado para proporcionar uma visão processual mais ampla para a empresa. Pois, a partir da centralização dos dados, é possível, por exemplo, gerenciar o time de marketing enquanto se acompanha com agilidade as ações da equipe comercial.

Como escolher um CRM para minha empresa?

Um par de botas indeciso em qual direção deve seguir

Agora que você já sabe do que se trata um CRM, para quais empresas é voltado e as suas vantagens, pode estar se perguntando como escolher a solução ideal para o seu negócio.

Para começar, vale ressaltar que um CRM pode, e deve, ser adotado por organizações de todos os portes.

Pequenas e médias empresas

As PMEs, por exemplo, podem optar por um CRM mais básico, ou por pacotes com funcionalidades mais específicas, como o Quickdone, por exemplo. Desse modo, o investimento inicial é menor e os recursos são mais direcionados para atender as necessidades primárias delas.

Entre esses recursos podemos destacar a automação de processos, a integração de sistemas internos e o armazenamento de dados em nuvem.

Grandes companhias

Assim, conforme a empresa cresce, é possível incluir ferramentas mais robustas e completas, para atender as carências que forem surgindo com o tempo.

Já as organizações maiores podem investir em modelos mais personalizáveis, que atenderão a demandas específicas, como o desenvolvimento de aplicativos e a integração de sistemas externos, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de CRMs, que são divididos em: operacionais, analíticos, colaborativos e estratégicos. Para escolher a melhor opção para sua empresa, é interessante contar com um fornecedor com experiência e conhecimento. É ela que fará uma curadoria do seu negócio e te ajudará a determinar questões essenciais como metas, planejamento, necessidades e melhores formas de implementação.

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Para mais informações, entre em contato que te ajudaremos a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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