5 vantagens de um CRM na nuvem

A tecnologia é uma aliada indispensável para qualquer negócio hoje em dia. Entre as inúmeras ferramentas direcionadas ao mundo corporativo, o CRM (Customer Relationship Management) ganha destaque.

Ele proporciona um aumento na produtividade dos times, principalmente de venda e marketing, amplia o conhecimento da empresa sobre os seus clientes, além de vários outros benefícios essenciais para a melhora dos resultados. Tudo isso ainda é potencializado quando o CRM é implantado na nuvem, sendo facilmente acessado de qualquer lugar do mundo.

Neste conteúdo, vamos detalhar 5 vantagens do CRM na nuvem, além de explicar exatamente o que isso significa e qual é a importância de aproveitar essa ferramenta no seu negócio.

Qual é a importância no uso de um CRM?

O software de Customer Relationship Management (que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente em português) é uma ferramenta que promove um acompanhamento detalhado da relação do cliente com a empresa durante a jornada de compra.

Dados pessoais, histórico de compras, contatos com os times, feedbacks, tudo é armazenado e organizado para que a organização aproveite essas informações de forma estratégica. Isso significa que o CRM gera, organiza a relaciona dados valiosos para:

  • melhorar a tomada de decisões;
  • aumentar a produtividades dos times de atendimento, marketing e vendas;
  • fortalecer a marca;
  • atender ao cliente de forma mais personalizada e eficiente.

De acordo com a Pesquisa sobre Relacionamento com o Cliente da Salesforce, dona do CRM líder do mercado, quem usa esse tipo de software geralmente tem:

  • crescimento de 37% nas receitas de vendas;
  • aumento de 45% na satisfação do cliente;
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI) em marketing de 43%.

O que é computação na nuvem?

Antes de tudo, é importante deixar claro o conceito de computação na nuvem. Também conhecida como cloud computing, trata-se de uma tecnologia que permite o acesso a recursos, programas e arquivos pela internet sem a necessidade de fazer instalações nem se conectar a um computador pessoal ou servidor local.

Isso é possível graças a serviços alocados em diversos pontos do mundo que são operados por empresas especializadas, como a Amazon, a Microsoft e a Google.

Quando falamos em nuvem, nos referimos a máquinas de alta capacidade tecnológica que armazenam dados de forma fluída, ou seja, sem espaço geográfico definido.

Não é por acaso que,os gastos dos usuários finais em todo mundo em serviços de nuvem pública devem crescer cerca de 23,1% em 2021, totalizando 323,3 bilhões de dólares, ante 270 bilhões de dólares em 2020, de acordo com a última previsão da Gartner.

A adoção desse tipo de tecnologia impacta a redução de custos com instalação, infraestrutura e manutenção de servidores, melhora a segurança dos dados, automatiza o backup, permite que o acesso seja feito por qualquer dispositivo conectado à internet, entre vários outros benefícios.

Por que utilizar um CRM na nuvem?

Empresas que utilizam o servidor local para armazenar o CRM precisam ficar atentas à sobrecarga de computadores e à temperatura dos equipamentos, além de verificar se existe espaço nas máquinas para instalar o software e de guardar as informações geradas adequadamente.

Quando o CRM é utilizado na nuvem, não é preciso se preocupar com nada disso. Afinal, esses serviços trabalham sob demanda, e a empresa fornecedora é a responsável por disponibilizar todos os recursos necessários.

Caso haja uma redução ou um aumento de dados, o pagamento mensal será atualizado. Além disso, a qualquer hora do dia ou da noite, existe um suporte pronto para tirar dúvidas ou resolver problemas.

Outro bom motivo para utilizar um CRM na nuvem é a melhora na capacidade de gestão da informação. Por exemplo: é comum que equipes de vendas tenham um CRM para melhorar os fluxos de trabalho e utilizar os dados de clientes e leads para aumentar a taxa de conversão.

Quando isso acontece na nuvem, o gerente de vendas não precisa recolher dados manualmente para monitorar o desempenho dos vendedores. Os relatórios são gerados automaticamente, otimizando tempo e garantindo maior confiabilidade das informações.

Quais são as 5 vantagens no uso de um CRM na nuvem?

Ao longo deste conteúdo, você já notou vários benefícios de usar um CRM na nuvem para os diversos times de uma empresa. Porém, para que não restem dúvidas, separamos e explicamos as 5 principais vantagens de aproveitar essa tecnologia. Veja!

1. Segurança

Quem nunca perdeu dados importantes por ter esquecido de fazer o backup? Com o CRM na nuvem, isso é feito de forma automática a fim de evitar que o negócio corra riscos.

A segurança é uma das principais preocupações de empresas que oferecem CRM na nuvem e não é à toa: os dados são valiosíssimos. Felizmente, a maioria segue rígidas regras de segurança e adota várias barreiras de proteção para evitar problemas. As atualizações são constantes, o que também torna o CRM menos suscetível à ação de hackers.

2. Acesso remoto

O usuário não precisa estar na empresa para ter acesso ao software de Gestão do Relacionamento com o Cliente. Se o vendedor estiver a caminho de uma visita e quiser checar as informações do cliente para melhorar o seu atendimento, fará isso por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Em meio à pandemia, por exemplo, muitas empresas tiveram que migrar para o home office a fim de evitar a proliferação da Covid-19. Em organizações com CRM na nuvem, ainda que o colaborador estivesse sem a máquina que utilizava na organização, isso não dificultou a sua produtividade.

3. Economia

A nuvem é mais simples e econômica, pois não será necessário pagar por hardware, manutenção, atualizações e outros procedimentos complexos que são exigidos quando o servidor é local.

Também não é preciso se preocupar com o aumento de consumo de energia elétrica, locação de um espaço físico ou contratação de profissionais de TI para cuidar da manutenção.

Isso sem falar que adquirir um bom CRM na nuvem não é um gasto, mas um excelente investimento. Afinal, em pouco tempo, será possível mensurar os resultados da tecnologia no dia a dia da empresa.

4. Flexibilidade e escalabilidade

Empresas de todos os tamanhos e nichos aproveitam os benefícios de um CRM na nuvem. Negócios com times menores têm à disposição planos com recursos mais limitados que são aumentados conforme a demanda.

Se você contratou um plano simples e a equipe cresceu, é só fazer um upgrade e continuar usando o software normalmente. O CRM acompanha o desenvolvimento da empresa e desobriga o negócio a pagar por recursos que não utiliza.

5. Colaboração e comunicação dos times

Você já parou para pensar na importância de os times de marketing e vendas estarem alinhados? Apesar de terem trabalhos diferentes, ambos necessitam dos dados dos clientes no dia a dia para atingirem suas metas.

Com o CRM na nuvem, todos os departamentos visualizam e compartilham informações de maneira segura — incentivando uma comunicação extremamente rica para a experiência do consumidor.

Essa colaboração também é muito importante para evitar retrabalhos. Se um colaborador já cadastrou um cliente no sistema, por exemplo, não tem necessidade de outro fazer isso novamente.

Como vimos, adquirir um bom CRM na nuvem é um ótimo passo para melhorar a experiência dos clientes, reduzir custos e ampliar a produtividade dos times.

Gostou de conhecer as vantagens do CRM na nuvem? Aproveite para conhecer dois cases de sucesso da Imaginedone com a implantação do Salesforce no IRB e na Sem Parar.

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