Manter um bom relacionamento com o cliente nunca foi tão importante quanto atualmente. Para se ter ideia, uma pesquisa apresentada pela PWC Brasil, em 2019, mostrou que o consumidor brasileiro está disposto a investir até 1/3 a mais em produtos e serviços oferecidos por marcas que oferecem uma boa experiência.
Nesse cenário, é cada vez comum que as empresas busquem ferramentas tecnológicas que auxiliem na conquista desse objetivo ao mesmo tempo, em que não onerem o orçamento, como é o caso de um CRM gratuito.
O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de técnicas e estratégias com o propósito de criar uma interação positiva entre organizações e clientes em todos os pontos de contato.
Para tornar esse processo automatizado e, consequentemente, mais eficiente, existem sistemas que reúnem dados como canais de contato, históricos de interações, características, hábitos e comportamentos de cada consumidor. Desse modo, os negócios ganham em inteligência, possibilitando uma tomada de decisão cada vez mais acertada em relação a um atendimento de alta performance.
Quer saber como escolher o melhor software para o seu empreendimento? Então, acompanhe este post!
Quais são os motivos para investir em um CRM?
Você já deve ter ouvido falar que estamos na era do consumidor. Isso quer dizer que todas as ações de uma empresa devem ser desenvolvidas focando uma experiência positiva em todos os canais de contato. Inclusive, uma das principais características do cliente atual é ser omnichannel.
Isso quer dizer que ele espera encontrar suas marcas preferidas nos diversos meios on-line em que está presente. Uma pesquisa realizada pela Accenture, por exemplo, apontou que os consumidores que têm acesso a vários canais de compra gastam cerca de 37% a mais em relação a organizações que oferecem apenas um canal de vendas e relacionamento.
A possibilidade de integrar todos os canais é justamente um dos benefícios de um software de relacionamento com o cliente. Veja agora outras vantagens de um bom CRM grátis:
- melhor organização dos dados: quanto mais informações sobre cada consumidor uma empresa tiver, melhor será a experiência proporcionada. Com o CRM, isso se torna possível, pois o sistema armazena uma vasta lista de leads e clientes, bem como quaisquer outros dados relevantes sobre eles;
- comunicação otimizada: a partir da integração de dados que um CRM proporciona, é possível que todos os colaboradores ofereçam o mesmo nível de serviço, eliminando a preocupação sobre o desencontro de informações e a consequente insatisfação do cliente quando conversa com áreas e pessoas diferentes;
- otimização da qualidade e tempo de atendimento: agilidade é uma exigência predominante do novo consumidor. No momento em que busca resolver uma dor ou dúvida, espera que isso aconteça rapidamente. Com um CRM gratuito, os colaboradores têm acesso a todas as informações sobre os clientes em um só lugar, além de bancos de dados de resolução de problemas comuns, otimizando os processos;
- aumento das vendas: com a melhora na eficiência da empresa e a automatização proporcionada por um sistema de gestão do relacionamento, automaticamente se tem um aumento significativo nas vendas. Afinal, as ações passam a ser cada vez mais certeiras, refletindo-se diretamente em uma experiência de compras positiva.
Essas são apenas algumas das vantagens que um bom CRM grátis gera para o seu negócio. É importante ter subsídios para tomar boas decisões.
O que levar em conta ao escolher um CRM gratuito
Escolher uma solução que vá ao encontro dos objetivos e necessidades de cada empresa é parte essencial do sucesso da estratégia. Justamente por não haver uma “receita de bolo”, ou seja, uma solução ideal para todos os negócios, é importante ter parâmetros para que a escolha seja realmente efetiva. Veja alguns pontos importantes para levar em conta:
- processos internos da organização, o que inclui porte, número de funcionários, ciclo de vendas, vantagens que cada ferramenta trará e pontos que devem ser melhorados no que diz respeito ao relacionamento com o consumidor;
- capacidade de integração tanto interna quanto com outras ferramentas, como redes sociais, e-mails, automação de marketing e atendimento telefônico;
- capacidade de customização do painel de controle, bem como escalabilidade conforme as necessidades;
- geração de relatórios que facilitem o monitoramento de equipes e colaboradores e tragam insights;
- acessibilidade, o que inclui operação na nuvem e por meio de dispositivos móveis;
- simplicidade na instalação e utilização diária pelas equipes;
- custo-benefício no caso das soluções pagas, as quais podem ser mais robustas, oferecendo funcionalidades importantes para vários tipos de empresas.
Após analisar esses e outros fatores é que se consegue definir se um CRM gratuito é o ideal ou se vale a pena incluir uma solução mais completa nos investimentos da organização.
Quais são as melhores opções de CRM gratuito do mercado?
Agora que você já conhece as principais vantagens e alguns pontos importantes para escolher o melhor software para o seu negócio, conheça três soluções grátis que vale a pena testar.
Hubspot
O CRM gratuito da Hubspot, uma das empresas mais conhecidas do mundo em sistemas de automação de marketing, é uma das melhores opções do mercado. Baseado na nuvem, conta com diversos recursos para o gerenciamento do processo de vendas e do relacionamento com o cliente.
Entre eles, estão: pipeline de vendas, gerenciamento de oportunidades, gestão de documentos, painéis de relatórios, modelos de e-mails, chat on-line, controle e gerenciamento de contatos e agendamento de reuniões. Além disso, há a possibilidade de integração com outras ferramentas.
RD Station CRM
Lançado em 2018, depois que a empresa Resultados Digitais adquiriu a startup Plug, o RD Station CRM já é um dos CRMs de destaque no mercado.
A grande vantagem desse CRM é a facilidade e integração direta com o RD Station Marketing, principal ferramenta de automação de marketing utilizada no Brasil, e principal solução da Resultados Digitais.
A ferramenta foi desenvolvida para pessoas e times que buscam organizar processos, follow-ups e resultados. As principais vantagens do RD Station CRM são: funil de vendas, histórico de interações, relatório de resultados e templates de e-mail.
Zoho CRM
Apesar do plano gratuito ser limitado a três usuários, o ZohoCRM grátis é referência no quesito qualidade. Prova disso é que o sistema é premiado pela experiência do usuário que oferece. Entre os recursos da ferramenta, estão a gestão de leads, contatos e contas, registros de tarefas, eventos e visualização de CRM.
Vale a pena usar um CRM gratuito?
Como você pôde perceber, há CRMs gratuitos de qualidade no mercado, os quais auxiliam no relacionamento com os clientes sem custo algum para os negócios. Essas ferramentas automatizam e otimizam processos, além de contribuírem para a tomada de decisão e o aumento nas vendas por meio das funcionalidades citadas.
Contudo, é interessante levar em conta o custo-benefício de algumas soluções pagas que se adaptam a todo porte de empresa, como é o caso do Salesforce, considerado o CRM número 1 do mundo. É possível realizar testes grátis e, assim, verificar se há vantagens em relação às versões gratuitas, as quais têm limitações em relação aos recursos e escalabilidade, por exemplo.
Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil para você. Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então, acompanhe o conteúdo sobre como o CRM pode ajudar na estratégia de retenção de clientes!