Anteriormente, a companhia apresentou um desafio relacionado ao setor de faturamento, o qual foi solucionado pela Imaginedone. Na ocasião, desenvolvemos um sistema integrado e composto por grandes players. Como resultado, as faturas passaram a ser personalizadas e processadas em menos de 1% do tempo usual.
Com o passar do tempo, os obstáculos passaram a ser relacionados à área de CRM. Isso porque, atualmente, o Sem Parar utiliza uma plataforma que não corresponde às expectativas mínimas das áreas de negócios, portanto, a busca era por uma solução de ponta que centralizasse a comunicação em todas as áreas da empresa.
Entre os principais fatores negativos apresentados estão problemas de instabilidade, o que prejudica a agilidade e a continuidade da operação, e a mensuração de resultados, a qual é um os requisitos fundamentais para o bom desempenho das ações de Marketing.
Para esta nova demanda do Sem Parar, a Imaginedone criou um projeto baseado na plataforma Marketing Cloud, com foco totalmente voltado para o uso e as estratégias do departamento.
Os objetivos principais foram promover um melhor relacionamento e comunicação com os clientes da empresa através de canais de e-mail e SMS, de forma confiável e satisfatória em relação à experiência do usuário.
Outra meta foi fazer com que os indicadores de desempenho das campanhas de Marketing pudessem ser medidos com eficiência. Desse modo, o time pode fazer as respectivas análises de resultados, conduzindo as estratégias atuais e futuras de forma assertiva e satisfatória, tanto para o cliente quanto para os colaboradores.
Após analisarmos as necessidades e desafios do Sem Parar, bem como criarmos um planejamento contendo as funcionalidades e recursos que poderiam auxiliar o cliente, realizamos as seguintes etapas:
A partir da implantação do Marketing Cloud, a comunicação com os clientes e consumidores se tornou mais inteligente, dinâmica, assertiva e simplificada.
Com o uso de suas funcionalidades, por exemplo, a companhia passará a entender o engajamento e o comportamento dos seus clientes, de modo a personalizar todas as interações nos mais diversos canais.
Além disso, a ferramenta auxiliará o time de marketing a ganhar mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas. Entre elas está identificar alterações relacionadas ao desempenho das campanhas de marketing.
Outro aspecto importante a frisar foram as possibilidades que se abriram a partir da implantação do Marketing Cloud, especialmente no que tange às possibilidades de integração com diversos outros sistemas, permitindo que variáveis de sistemas externos passem a impactar as jornadas de comunicação.
Para ficar mais claro, é possível, por exemplo, usar dados de um comportamento do cliente que acabou de passar em um certo pedágio, com seu tag acionado, num horário próximo ao almoço. Em parceria com um restaurante específico localizado a 30 minutos do local, o sistema, se utilizando da geolocalização, pode enviar um SMS na sequência oferecendo um desconto.
Ou seja, muito ainda por ser feito, depende basicamente da criatividade e demandas do cliente. De modo geral, Marketing Cloud permitiu a automatização de várias etapas, como promover o acesso e a análise de dados antes não mensurados pela equipe de Marketing do Sem Parar. Consequentemente, a companhia ganhou em inteligência de negócios e otimização da experiência do consumidor, o que automaticamente se reflete nos resultados.