Integração de aplicações: como a estratégia aumenta a produtividade nas empresas

O mercado de trabalho se aprimora cada vez mais e busca ferramentas tecnológicas para realizar a verdadeira transformação digital dentro das empresas. A integração de aplicações é uma dessas opções, auxiliando principalmente na produtividade dentro do espaço de trabalho.

Conhecida também como Enterprise Application Integration (EAI), essa estratégia é fundamental entre os empresários que querem aumentar a produção, além de contarem com muitos outros benefícios, como a otimização de processos, redução de custos, maior segurança de dados, automação dos processos internos e mais.

Continue a leitura e entenda quais são as principais vantagens para o seu negócio.

O que é integração de aplicações?

Trata-se de uma maneira de unir duas funções distintas em um único processo. Imagine que você tem um e-commerce e um software próprio de pagamento. Quando o consumidor faz a compra, automaticamente o sistema abate o valor dessa demanda e comunica-se com o setor de estoque para fazer a liberação do produto.

Essa relação entre funções é a integração de aplicações. Por meio de apenas um pagamento, duas ações foram ativadas e atualizadas em tempo real, agilizando o processo de compra desse cliente e o trabalho interno do empresário.

Pesquisas sobre a integração de aplicações

Segundo o relatório Enterprise Application Integration Market, entre os anos de 2016 e 2028, é esperado um aumento no uso dessa tecnologia de integração, sobretudo no meio corporativo. Os investimentos giram em torno de milhões de dólares, sendo uma grande aposta entre os empresários.

Para isso, é importante ressaltar que a integração desse tipo de aplicação se dá por meio de alguns segmentos, como implantação, tamanho da organização, setores da indústria, serviços financeiros, entre muitos outros. Portanto, é preciso entender em qual seu negócio se encaixa e escolher a opção ideal.

Como a integração de aplicações aumenta a produtividade?

A integração de aplicações demonstrou uma vantagem imensa para acelerar processos dentro de um negócio. Contudo, existe outro fator que é altamente priorizado e que realmente beneficia as empresas: o aumento da produtividade, A seguir, veja como isso acontece.

Simplificação do gerenciamento de trabalho

O primeiro sinal de que a integração de aplicações realmente é benéfica para um negócio e aumenta a produção é por meio da simplificação dos processos e gerenciamento mais otimizado de trabalho.

Por exemplo, pense que você tem uma loja on-line e que a integração entre as funções descarta o trabalho de aprovação de compras e envio manual de produtos. Isso deixa o processo mais fácil, já que não é necessária uma pessoa voltada só para esse serviço. O software já faz tudo sozinho!

Desenvolvimento de uma gestão inteligente de dados

Com um sistema dedicado somente à integração, o monitoramento de todas as funções dentro da empresa e demais dados que circulam nesses softwares se torna mais preciso e conciso.

Possíveis erros humanos, os quais podem acontecer durante contagens, repasse de informações e até mesmo anotações erradas, são reduzidos bruscamente, assim como a quantidade de trabalho dos funcionários.

Ou seja, a gestão é mais inteligente e ajuda principalmente no aumento da produtividade dentro do negócio. No entanto, é importante ressaltar que o gerenciamento de um colaborador sempre deve ser feito, já que o sistema também pode também passar por falhas.

Aumento de eficiência

Um dos maiores benefícios que a EAI traz para o empresário é a fácil comunicação dentro do sistema, agilizando todos os processos. Sem execuções manuais, como muitas empresas tradicionais aplicam, a integração de aplicações será determinante para eficiência no negócio.

Esse ponto é visto por meio de algumas mudanças, como redução de tempo para comunicação dentro do software, menos esforços por parte do colaborador e até mesmo melhora na funcionalidade dentro do sistema.

Com isso, podemos dizer que a integração aumenta o desempenho do sistema e automaticamente otimiza o aumento de produtividade dentro de uma empresa. Se você sofre com problemas relacionados à produção, sejam eles por falta ou níveis baixos, essa pode ser a opção perfeita.

Melhoria na comunicação

Certamente, o aumento na eficiência é um ponto diretamente ligado à melhoria na comunicação. Em vez de realizar processos unívocos, em que cada um possui a sua função, a integração de aplicações une o que acontece dentro de um software e faz com que eles interajam de forma mais benéfica.

Com isso, diversos processos ficam mais fáceis, incluindo o tempo de atendimento, de treinamento, entre muitos outros tipos de comunicação que ocorrem dentro de um sistema (e até mesmo fora dele).

Portanto, podemos dizer que a integração de aplicações é um mediador de comunicação dentro de uma empresa. O aumento na produtividade é visto por meio dessa função, uma vez que otimiza a relação dentro do sistema e também entre os colaboradores desse negócio.

Redução da complexidade do TI

Por último, com a integração de aplicações, a complexidade da tecnologia da informação (TI) torna-se muito menor, ajudando até mesmo os funcionários menos entendidos sobre o assunto. Isso reflete na produção deles, visto que entendem melhor com o que estão lidando e realizam os processos de forma mais rápida e eficaz.

Além de agilizar o procedimento de um software, a EAI também tem o objetivo de beneficiar muitos colaboradores nessa relação, reduzindo drasticamente a sobrecarga de trabalho e facilitando até mesmo o uso de sistemas complexos.

Sem a necessidade de interagir com procedimentos desse software que não são de conhecimento de todos, há menos chances de erros e uma consequente redução na complexidade do TI (dando gás à produção dentro da empresa).

Bônus: redução de custos

A integração de aplicações também traz uma grande vantagem para o empresário que decide adotá-la: a redução de custos. Por meio de um sistema que se une em seu aspecto funcional, não são necessários muitos colaboradores para monitorar o processo, visto que o próprio software toma conta de tudo.

Além disso, com a melhora na gestão do trabalho, a ocorrência de erros diminui, refletindo diretamente nas contas dessa empresa. Quanto mais certeiro e conciso for o planejamento, menos gastos indevidos acontecem no meio do processo e afetam as contas do negócio.

Podemos dizer, então, que a Enterprise Application Integration é uma excelente ferramenta para realizar o controle de processos dentro de uma empresa e reduzir custos com aplicações desnecessárias e erros comuns.

Por fim, entendemos que a integração de aplicações é uma função primordial para quem está em busca de aumento de produtividade dentro de sua empresa. Apostar em métodos rígidos, que não coloquem a transformação digital em primeiro lugar, é um erro diante de uma sociedade altamente tecnológica.

Os processos internos ficam mais fáceis, a comunicação entre colaboradores e até mesmo do sistema também se torna mais eficaz, além de ter uma relação direta na diminuição de gastos.

Se você curtiu o assunto, aproveite para conhecer as soluções da Imaginedone e também acompanhe outros artigos que discutam sobre tecnologia da informação e o mundo corporativo.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo