Desenvolvimento de sistema na nuvem: conheça as vantagens

Nunca se investiu tanto em nuvem. Segundo dados da IDC, no final de 2021, os gastos com cloud computing vão chegar a 394 bilhões de dólares.

A computação em nuvem é uma tecnologia que fornece recursos, como armazenamento e banco de dados, por meio de servidores virtuais. Dessa forma, os usuários conseguem acessar, editar e compartilhar arquivos e programas de qualquer lugar do mundo. Na prática, isso pode representar mais economia, flexibilidade e eficiência para os processos empresariais.

Neste artigo vamos falar sobre uma das possibilidades dessa tecnologia: o desenvolvimento de sistemas na nuvem.

Qual é a importância da computação em nuvem?

A computação em nuvem é uma tecnologia que revolucionou o mercado e veio para ficar. É quase impossível encontrar alguém que não tenha tido contato com ela nos últimos tempos, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Afinal, ela está presente nos jogos online, nos streamings de vídeo e música, na edição de textos pelo Google Drive e em várias outras aplicações que fazem parte da rotina da maioria das pessoas.

Falando especificamente do mundo corporativo, o cloud computing é uma ferramenta poderosa para empresas que querem atender às demandas dos clientes de maneira eficiente, economizar recursos e potencializar a produtividade dos seus times.

Durante a pandemia e o aumento do número de pessoas atuando em home office, por exemplo, muitas organizações conseguiram manter as suas produções e entregas graças à computação em nuvem.

Muitas empresas passaram a trabalhar remotamente e isso permite a contratação de colaboradores em qualquer lugar do mundo — o que amplia a diversidade e a flexibilidade do time, assim como aumenta a necessidade de adotar sistemas na nuvem.

Como escolher a nuvem ideal para o meu negócio?

Existem vários tipos de nuvem em cada uma delas e é importante conhecê-los para conseguir escolher o modelo que melhor irá atender as necessidades do seu negócio. Em relação ao tipo de implantação, é possível escolher a nuvem pública, a nuvem privada, a nuvem distribuída ou a nuvem híbrida.

Além disso, é possível classificar o cloud computing pelo tipo de serviço que ele oferece. IaaS, SaaS e PaaS são os principais modelos. Veja um resumo das características fundamentais de cada um deles:

  • SaaS (Software como Serviço) — permite que a empresa venda serviços por assinatura ou licença por meio de um servidor na nuvem;
  • PaaS (Plataforma como Serviço) — oferece e um ambiente exclusivo para o desenvolvimento de projetos virtuais;
  • IaaS (Infraestrutura como serviço) — disponibiliza infraestrutura básica e escalável para negócios de todos os tamanhos.

Quais são as vantagens do desenvolvimento de sistema na nuvem?

O desenvolvimento de sistemas na nuvem é uma estratégia de criação de aplicações por meio de plataformas de cloud computing. O gerenciamento, armazenamento e compartilhamento de dados, bem como a codificação e os testes, são feitos em ambientes de nuvem.

A seguir, conheça os principais benefícios desse tipo de desenvolvimento:

Escalabilidade

Uma das características do computação em nuvem que mais beneficia os negócios é a escalabilidade dos recursos computacionais. Em um desenvolvimento na nuvem, caso seja necessário aumentar o tamanho da equipe ou de armazenamento para atender uma nova demanda, é possível adaptar os recursos oferecidos pela plataforma rapidamente.

Produtividade

O cloud computing faz com que os processos sejam mais simples e rápidos, o que impacta diretamente na agilidade e eficiência do desenvolvimento de softwares. Não será preciso instalar vários programas na máquina para começar a codificar e será possível atuar em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Além disso, a nuvem facilita uma etapa crucial no desenvolvimento de qualquer aplicação: os testes. O profissional responsável pela testagem não vai precisar fazer nenhum tipo de download para verificar se o sistema está funcionando adequadamente.

Segurança

Já pensou se o desenvolvedor tem algum problema na máquina antes de fazer o commit de uma alteração fundamental para o projeto? Pois é! Esse tipo de situação pode ser um grande problema no desenvolvimento local, causando atrasos, estresse e retrabalhos.

Se isso acontecer no desenvolvimento de sistema na nuvem, o código permanece em segurança na plataforma e o desenvolvedor poderia utilizar outra máquina para continuar o trabalho imediatamente.

Flexibilidade

Sem dúvidas a flexibilidade na rotina de trabalho é um dos ganhos do desenvolvimento de sistemas na nuvem. A equipe de TI pode escolher atuar em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet.

Outra vantagem é que a empresa pode recrutar funcionários para trabalhar à distância sempre que precisar e não vai ser necessário esperar que o profissional faça vários downloads para preparar a sua máquina para o novo trabalho.

Confiabilidade

Com a nuvem é possível criar um ambiente de desenvolvimento mais robusto e confiável. Em caso de falhas no servidor, por exemplo, todos os sistemas hospedados podem ser transferidos para outro local disponível com facilidade.

Além disso, tudo será feito dentro de uma plataforma especializada, que precisa garantir que todos os clientes vão poder utilizar todos os recursos disponíveis e oferecer suporte para solucionar possíveis problemas.

Economia

Ao contrário do que acontece com a infraestrutura local, a nuvem não exige nenhum grande investimento inicial e permite que a empresa vá aumentando os recursos computacionais conforme a sua necessidade.

Além disso, na maioria das vezes, os serviços em nuvem operam como serviços pré-pagos. Sendo assim, a organização só é cobrada pelos recursos que realmente utilizou, o que evita desperdícios e garante que a empresa vai ter tudo o que precisa para realizar suas atividades.

Se você gostou de conhecer os benefícios do desenvolvimento de sistemas na nuvem, aproveite para conferir no blog da Imaginedone outros conteúdos sobre inovações tecnológicas.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo