Ter um CRM é indispensável para negócios que desejam fortalecer o seu relacionamento com os clientes — independentemente do seu nicho de atuação ou tamanho. Uma das muitas vantagens desse tipo de software é a unificação das suas funcionalidades com as de outras ferramentas tecnológicas.
A integração de sistemas com CRM pode ser a solução que a sua empresa precisa para usar os recursos tecnológicos de forma mais inteligente e aproveitar o melhor de cada um deles.
Continue a leitura para compreender o que é a integração de sistemas com CRM e os benefícios dela para os negócios. Boa leitura!
O que é CRM?
Antes de qualquer coisa, você precisa compreender o que significa CRM. O Customer Relationship Management (que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente em português) é uma ferramenta tecnológica que ajuda empresas a tomar decisões para melhorar a experiência de cada consumidor.
Por meio de um acompanhamento detalhado da relação do cliente com a empresa durante toda a jornada de compra, é possível entender melhor quais são as necessidades dele para oferecer um atendimento mais próximo e personalizado.
O software de CRM é um grande aliado das equipes de atendimento, vendas e marketing das organizações, pois otimiza a gestão de clientes, parceiros e leads.
O que é integração de sistemas?
Hoje em dia, é provável que uma empresa precise de vários sistemas para atender a suas necessidades tecnológicas. No entanto, essa grande quantidade tende a deixar os processos confusos, lentos, burocráticos e pouco eficientes — exatamente tudo o que queremos evitar ao adquirir essas ferramentas.
É aqui que entra a integração de sistemas: ela acontece quando dois ou mais são conectados para interagir de forma automatizada. Assim, eles se comunicam entre si e solicitam um ao outro as informações de que precisam para realizar as suas rotinas.
O objetivo é unificar as funcionalidades das ferramentas para tornar a rotina mais ágil e produtiva. Em vez de ter um extenso conjunto de recursos tecnológicos para executar suas atividades, a empresa integra os sistemas, simplifica o trabalho dos profissionais envolvidos e melhora a sua performance.
Afinal, não adianta apenas adquirir um milhão de softwares. Para realmente absorver as vantagens que a tecnologia oferece ao mundo dos negócios, é fundamental que a empresa sempre busque formas de usar melhor os recursos disponíveis.
Para funcionar adequadamente, na maioria dos casos, o processo de integração exige customizações, arquitetura de informação, inteligência de dados e outros recursos, sendo feito de forma direta, quando os sistemas permitem (via API), ou indireta, quando a ligação precisa ser feita por meio de hubs de integração.
Por que integrar CRM com outros sistemas?
Agora que você já sabe o que é CRM e como funciona a integração de sistemas, fica mais fácil compreender por que tantas empresas aproveitam essa solução.
Os dados dos clientes e dos processos de compra concentrados no CRM são repassados automaticamente para outros sistemas, eliminando etapas operacionais e permitindo que os profissionais tenham mais tempo para focar em outras atividades.
Existem várias razões para realizar a integração do CRM com outros sistemas. O processo ajuda as empresas em diversos pontos, como:
- troca de informações entre os setores;
- redução de erros humanos;
- otimização de tempo;
- diminuição de retrabalhos;
- aumento da eficiência no atendimento;
- melhora na retenção de clientes.
Ao realizar a integração do CRM com um ERP, a empresa contará com mais agilidade e controle de dados estratégicos para o seu sucesso.
Quer ver um exemplo de como essa dinâmica funciona? Os cadastros de clientes e produtos são sincronizados entre os dois sistemas, e os atendimentos e as propostas de vendas são enviados diretamente pelo CRM.
Caso a venda seja concluída com sucesso, as funcionalidades do ERP dão continuidade ao fluxo, liberando o pedido de separação ao estoque, bem como realizando os processos de distribuição, envio e controle financeiro.
Quais são as vantagens?
Ao longo deste artigo, já falamos sobre alguns dos benefícios de realizar a integração de sistemas com CRM. Para que não restem dúvidas sobre a relevância dessa solução, separamos as principais vantagens. Confira!
Redução de custos
Tempo é dinheiro. Aproveitar melhor o tempo dos funcionários e fazê-los trabalhar utilizando a tecnologia como aliada é uma excelente maneira de reduzir custos.
Além disso, ter mais controle dos dados e uma visão unificada do que acontece nos setores faz com que os profissionais identifiquem desperdícios com mais facilidade.
Aumento da produtividade
Acessar dados de maneira rápida e confiável é muito importante para o aumento da eficiência dos times. A integração de CRM permite que o processo seja acompanhado de perto e ajuda a definir quais ações precisam ser tomadas para entregar aos clientes o que eles realmente precisam.
Isso sem falar na redução de retrabalhos ao permitir que informações sejam repassadas de um sistema para o outro automaticamente.
Dessa forma, os profissionais ficam menos tempo atuando em tarefas manuais e repetitivas e focam em atividades realmente estratégicas para o sucesso do negócio.
Melhora da comunicação entre os setores
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, até mesmo fazer abordagens de venda no momento errado faz com que os consumidores desistam da compra. Para que isso não aconteça, os times precisam trabalhar de forma integrada e baseada em dados.
A integração de sistemas permite que os times trabalhem de maneira mais organizada, evitando gargalos de comunicação que provocam a desmotivação dos colaboradores, além de perda de tempo e dinheiro.
Maior confiabilidade dos dados
Até mesmo os mais experientes e capacitados profissionais de uma empresa cometem erros. A integração de sistemas com CRM é uma medida que ajuda a evitar que esses equívocos prejudiquem as operações do negócio.
Afinal, em vez de alguém ter que alimentar manualmente as informações de um cliente de um sistema para o outro, isso será feito de maneira automática.
Fortalecimento da criação de estratégias
Criar estratégias de relacionamento com o cliente fica muito mais fácil quando a empresa realiza uma boa gestão dos dados armazenados pelos seus sistemas. Isso acontece principalmente pela análise das ações passadas.
Ao verificar de maneira consistente as informações do processo de compras, os colaboradores vão mapear com mais eficiência o que funcionou e o que precisa ser melhorado, bem como entender melhor quem é o cliente e como proporcionar a melhor experiência para ele.
Insights incríveis surgem a partir da análise de relatórios do CRM, e a integração de sistemas torna esse recurso ainda mais potente.
Automatização do marketing
Como você sabe, o marketing está ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo. Uma das consequências disso é que grandes, médias e pequenas empresas buscam ferramentas para automatizar as atividades desse setor.
Os softwares podem ser integrados ao CRM para tornar suas funcionalidades ainda mais eficientes. Vamos ver isso mais claramente no próximo tópico.
Quais são as principais integrações com o CRM?
A seguir, confira alguns exemplos práticos de integrações de sistemas com CRM e como elas impactam a rotina da sua empresa.
Redes sociais
As redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Em 2020, o Facebook chegou à marca de 2,7 bilhões de contas ativas no mundo inteiro. Não é por acaso que essas plataformas são relevantes dentro de qualquer estratégia de marketing atualmente.
Empresas que contam com um CRM integrado a elas fortalecem o engajamento com o público e melhoram seus resultados. Dependendo das ferramentas utilizadas, é possível:
- planejar e executar anúncios;
- monitorar resultados de campanhas e o interesse do público;
- analisar o que os usuários falam sobre a marca;
- fazer com que as equipes de vendas e de marketing respondam aos usuários de várias redes sociais em uma única plataforma.
Ferramentas de e-mail marketing
As campanhas de e-mail marketing também são otimizadas com o auxílio do CRM. Ao integrar o software de gestão de relacionamento a ferramentas como o Mailchimp e o Zoho Campaigns você:
- automatiza o acompanhamento de respostas;
- analisa relatórios para identificar tendências e fazer melhorias no processo;
- facilita a identificação e a entrega de leads qualificados para o time de vendas;
- aumenta as possibilidades de personalização e segmentação das campanhas.
Softwares de agendas
Os calendários fazem parte da vida dos times de atendimento, marketing e vendas. É necessário agendar reuniões, enviar convites, participar de eventos, fazer ligações, entre outras atividades.
Quando o CRM está integrado a uma ferramenta de calendário, como o Google Calendar, fica mais fácil organizar esses compromissos e compartilhá-los com o restante do time. Isso é útil para:
- convidar colegas para eventos;
- verificar se o cliente tem algum contato agendado para os próximos dias;
- analisar a disponibilidade das agendas dos colaboradores;
- buscar os dados dos participantes por meio do banco de dados do CRM;
- conferir automaticamente se todos os membros estarão disponíveis no dia e no horário previstos para a reunião.
ERPs
O CRM e o ERP são softwares de gestão importantíssimos para a gestão das empresas. A integração deles permite uma união dos dados do relacionamento com o cliente e das informações operacionais da empresa.
Isso é interessante para que, por exemplo, a central de atendimento ao cliente visualize as informações logísticas do produto para informar o consumidor sobre o status da compra mais rapidamente.
Se os sistemas não estivessem conectados, seria preciso que o atendente entrasse em contato com um funcionário do setor responsável para chegar à informação e finalizar o atendimento.
Percebeu como a integração de sistemas com CRM é benéfica para a sua empresa? Por isso, é interessante que um dos critérios de escolha na hora de comprar um software de Gestão de Relacionamento seja verificar com quais ferramentas ele pode ser integrado com facilidade.
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