Como o projeto que desenvolvemos para a Notória Seguros os ajudou a ter mais reconhecimento no mercado

“Não é só uma corretora gigante que pode ter um CRM Salesforce”, reflete Eduardo Cipriano, sócio fundador e responsável técnico da Notória Seguros. E não é mesmo. Ter um CRM top de linha operando em sua empresa, pode proporcionar grandes mudanças em toda a estrutura administrativa e organizacional dela. Vale ressaltar que ter uma visão 360 de seu negócio pode otimizar imensamente seus resultados e te fazer sair na frente em relação aos concorrentes.

Sabemos que nem sempre é fácil se diferenciar no mercado. Hoje, com as facilidades que a internet oferece, ser destaque em sua área de atuação pode ser uma tarefa árdua. Por isso, é importante estar de olhos abertos a novas possibilidades e buscar soluções sempre que possível. O importante é acompanhar os avanços tecnológicos e se manter atualizado para oferecer uma experiência completa ao seu cliente.

Aliás, oferecer experiências personalizadas é parte do DNA da Notória Seguros. “Nós nos apresentamos como uma boutique de seguros”, comenta Eduardo Pinheiro, sócio e responsável por Operações e Desenvolvimento da empresa. E a explicação para isso está na ponta da língua: “corretoras tem várias. Mas oferecemos soluções mais precisas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente”.

E foi pensando em ter uma visão mais ampla de seu negócio que os sócios Eduardo Pinheiro e Eduardo Cipriano procuraram a Imaginedone. “Na nossa ânsia por fazer diferente, queríamos um sistema que nos desse maior capacidade de armazenar informações e nos ajudasse a avançar no processo de análise e inteligência, para que pudéssemos ter uma base de mais qualidade interna”, explica Pinheiro.

E com o propósito de proporcionar mais autonomia, integração de tarefas, clareza de dados, além de uma visão mais ampla de todo o negócio, aceitamos a missão de implementar o pacote Quickdone na Notória Seguros. O projeto consistia na implantação do Sales Cloud e do Service Cloud, além da integração do Salesforce com o Gmail. 

“A gente queria entender como funcionava todo o processo, desde a captação de leads e formas de otimizar a entrada deles pelos nossos canais, até o contato com o cliente e a parte de gestão”, explica Eduardo Pinheiro. “Então precisávamos de uma solução robusta porque a nossa identidade para o mercado também é robusta, em relação a outras corretoras”.

A empresa possui uma licença Salesforce Essentials, que apresentava algumas limitações. Entretanto, apesar disso, conseguimos analisar todo o cenário que nos foi apresentado e encontramos soluções que alinharam as expectativas dos clientes com resultados eficientes para seu negócio.

“Houve um entendimento de como o nosso negócio funcionava, que foi fundamental para o projeto, porque o nosso ramo é super específico. E mesmo com a licença que a gente tinha, conseguimos fazer tudo, toda a configuração precisa de cada etapa do nossos processos”, reflete Pinheiro.

A implementação das soluções e ferramentas da Salesforce possibilitou um processo interno mais organizado e dinâmico. Dessa forma, o time da Notória passou a ter à disposição informações mais completas sobre toda a jornada de seus clientes. “Ter tudo mapeado nos dá uma direção mais assertiva nas nossas escolhas e nos ajuda a enxergar mais claramente onde queremos chegar”, reflete Eduardo Cipriano.

E não é só isso: “A sensação que tenho é que hoje a empresa está toda mapeada. Aliás, não só mapeada, mas com os caminhos que precisamos percorrer para chegar onde desejamos”, complementa Helcio Aguiar, sócio na boutique de seguros.

Outro desafio deste projeto foi implementar todos os serviços mantendo o curso de funcionamento normal da Notória. Aliás, essa foi uma grande preocupação: a empresa não poderia parar suas atividades enquanto as mudanças ocorriam. Mais do que isso, o time da Notória precisava ser parte integral da mudança, já que estávamos construindo um sistema completamente novo e diferente do que eles já possuíam. 

Ainda, o pacote Essentials não possui um ambiente de desenvolvimento, logo, foi necessário realizar todo o trabalho direto na produção. Dessa forma, as ferramentas eram liberadas para o uso da boutique à medida que nossa equipe finalizava os ajustes iniciais. E o que isso impactou na prática? Tudo era testado pelo time da Notória Seguros em tempo real e em situações reais.

E como isso foi possível? Com muita parceria e comprometimento de ambas as partes. A comunicação nesse projeto foi um grande sucesso. E apesar de todo o cenário soar complicado e dar ares de empecilho, a experiência foi excepcional.

“O projeto foi muito interessante desde o mapeamento, o desenho da solução, até na implementação que foi a virada de chave para nós. Fizemos tudo muito juntos. O nosso time foi pegando ao longo do que era feito”, inicia Eduardo Pinheiro. “Não esperamos terminar tudo para implementar. O time (Imaginedone) foi fazendo enquanto a gente ia implantando (o projeto) internamente. Iamos gerindo e resolvendo os impactos que surgiam, que eram bem pequenos. A gente fazia e corrigia quando necessário”.

E dessa forma, podemos dar andamento na implementação do pacote Quickdone para a Notória Seguros com foco total na qualidade do nosso trabalho e com um tempo de entrega bastante enxuto. “O tempo era uma questão pra gente, mas a precisão era a qualidade. Nós não tínhamos pressa em correr com o projeto e, surpreendentemente, o cronograma não atrasou nenhuma vez”, comenta Pinheiro.

A implementação de um projeto pode ser longa e complexa. E foi pensando nisso que criamos o pacote Quickdone. Com tantos anos de experiência, entendemos as maiores necessidades que os nossos clientes possuíam e as questões que eram recorrentes em cada trabalho realizado por nós. E assim desenvolvemos diversos aceleradores internos para agilizar esses processos. 

“O nosso time é altamente preparado para realizar um levantamento rápido para o cliente”, explica Marcelo Murad, diretor da Imaginedone. “Então, a partir do nosso know how, conseguimos entregar a experiência do Sales Cloud e do Marketing Cloud de forma rápida e eficiente para os nossos parceiros”, complementa. 

As primeiras funcionalidades entregues para a Notória Seguros foram: leads, contas e contatos. A integração do Salesforce com o Gmail ocorreu em aproximadamente 3 dias. Todo o projeto aconteceu em cerca de 9 semanas. “Todos os reports eram verdinhos e sem nenhum dia de atraso”, comenta Eduardo Pinheiro aos risos.

E como ficou o pós-implementação? 

Pessoas trabalhando

Um CRM pode mudar completamente a forma de organização de uma empresa, e para que essa mudança seja positiva e expressiva, é de fato necessário que o projeto seja abraçado pela equipe. Um projeto dessa dimensão pode ser a chave para otimizar toda a gestão de um negócio e promover mudanças reais no dia a dia do time.

Mas, sabemos que essas mudanças podem assustar quando implementadas. Quando uma empresa adquire um CRM, uma nova cultura se instala internamente, e é muito importante que o time esteja integrado na mudança para que possa acompanhar tudo que está acontecendo.

No projeto da Notória Seguros tudo ocorreu naturalmente, como explica Eduardo Pinheiro: “A gente sabe que uma implementação sistêmica é naturalmente traumática, porque se trabalha com cultura e não apenas com aprendizado técnico. Durante o processo podem surgir pensamentos de “ah, sempre foi assim”.

Entretanto, a realidade para eles foi outra: “Surpreendentemente, não tivemos essas questões”, continua. “O pessoal apontava as coisas que faltavam e a gente fazia os ajustes quase que imediatamente. Então, não tinha a ideia de sempre foi assim, porque podíamos mudar a qualquer momento”, reflete Pinheiro, que acrescenta: “Aliás, surpreendentemente não. Nós trabalhamos muito para que isso não acontecesse”, relembra ele se divertindo com a situação.

Resultados e o futuro

Conferindo resultados

Quando iniciamos um projeto, o nosso maior objetivo é compreender as reais necessidades do cliente e traduzi-las em um trabalho de excelência que trará resultados reais e transformadores para sua empresa. Nosso time se insere na realidade daquele negócio e aprende toda sua forma de operação. E isso é muito importante para que o projeto seja um sucesso. 

Para que essa transformação seja verdadeiramente transformadora, é importante que haja uma troca entre as equipes. Aqui, na Imaginedone, acreditamos nas relações e no poder da comunicação, e é por isso que prezamos pela interação, pela troca, e pelo cuidado com os nossos clientes. 

Como nossa Executiva de Vendas, Angela Gutierres, ponderou: “Durante a consultoria geralmente temos insights e passamos isso para o cliente. Chegamos a soluções sobre o que pode ser feito, qual caminho pode ser seguido. Então, é preciso que o cliente esteja aberto a nos escutar”. Sobre o trabalho com a boutique de Seguros, ela reflete: “A gente teve muita troca com a Notória, e é por isso que esse projeto foi um grande sucesso”.

Além das mudanças internas, adquirir um CRM ponta de linha pode deixar sua empresa em foco no mercado. Como comenta Eduardo Cipriano, “Estamos em um patamar diferenciado agora. Nem todas as corretoras têm a disponibilidade de ter o Salesforce, então a Notória está sendo enxergada por isso”.

E continua: “No mercado, as seguradoras comentam coisas como, “ah, eles tiveram o interesse de ter (o Salesforce) e correram atrás e implantaram. Então isso já soa como um diferencial na hora de um comercial indicar uma corretora na qual ele confia”, pontua.

Um projeto como o da Notória Seguros requer muito estudo e conhecimento. É de suma importância que ele seja personalizado para atender todas as necessidades do negócio. Por isso, temos uma equipe super capacitada para fazer um diagnóstico preciso e aplicar as melhores soluções para os parceiros. “(o projeto) se estabeleceu de uma forma que estava claro que o objetivo era que ficasse o melhor possível para nos atender”, afirma Eduardo Pinheiro.

“Eu fiz pesquisa com muitas empresas. Realmente, antes de fechar com a Imaginedone, antes até de decidir pelo Salesforce, já havia pesquisado diversas ferramentas”, continua ele. “Quando decidimos pelo Salesforce, eu fiz pesquisa com pelo menos 5 consultorias e o contato com a Imaginedone foi muito diferente desde o primeiro momento. Eu recebi muita atenção. Então pra gente, a relação é importante e tivemos isso desde sempre nesse projeto”, analisa Pinheiro.

A Imaginedone é uma empresa que está há vários anos no mercado oferecendo soluções tecnológicas. Para se ter uma ideia, trabalhamos com Salesforce há mais de 12 anos. E são projetos como o da Notória Seguros que nos dão energia para continuar oferecendo o nosso melhor sempre.

Depoimento Notória Seguros

Se você ficou interessado pela história da Notória Seguros e quer saber mais informações sobre a implementação do pacote Quickdone, entre em contato com a gente.

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Até mais!!

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