CRM de vendas: como avaliar e escolher uma boa ferramenta?

A escolha de um CRM de vendas pode ser bastante complicada se você não entender qual software se adapta de forma produtiva ao perfil do seu negócio. Investir nessa tecnologia

A escolha de um CRM de vendas pode ser bastante complicada se você não entender qual software se adapta de forma produtiva ao perfil do seu negócio. Investir nessa tecnologia é o passo principal para melhorar a fidelização de clientes.

Estudos apontam que 74% dos usuários do software confirmaram a melhora no acesso das informações de seus consumidores após implementação do programa. Uma plataforma boa é capaz de aumentar as vendas em até 29% e a produtividade em 34%, o que a torna indispensável para o sucesso da sua empresa.

Caso você não saiba, a sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management”, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. O processo é muitas vezes associado ao software, mas também pode ser descrito como o conjunto de técnicas que unem tecnologia e estratégia de negócios para melhorar o relacionamento entre o negócio e seus clientes, resolvendo as dores do time de vendas.

Com a escolha de um bom software, é possível controlar suas atividades de acordo com seu público, evitando falhas de comunicação, permitindo ações eficientes e personalizáveis. Neste post, vamos ajudar a entender o objetivo de um CRM de vendas e como você pode escolher o melhor para o sua empresa.

Por que o CRM é importante para o time de vendas?

A equipe de vendas precisa funcionar em parceria com a de marketing como um time de consultores. Essas equipes precisam de um alto nível de integração, treinamento constante, apoio tecnológico e um ambiente de trabalho que proporcione o crescimento de ambos. A adoção de um CRM na rotina desses profissionais é a ferramenta perfeita para evoluir todas essas questões.

Com o software certo para o seu tipo de empresa, o setor de vendas vai tirar proveito de funções como acesso a informações de leads e clientes, identificação da fase do funil em que cada um se encontra e fácil integração com outros times para analisar e estudar cada um deles e gerar mais lucro.

Organiza e automatiza processos de vendas

O processo de vendas fica muito mais fácil com a organização e documentação de dados de clientes. Tudo isso é importante para a identificação da fase do funil em que cada lead está, direcionando a criação de estratégias que aumentem a taxa de conversão.

Por isso, a automatização com um CRM é perfeita para, de fato, otimizar o tempo, melhorar a comunicação com o cliente, ajudar na nutrição de leads, reduzir custos, levar o lead à decisão de compra e mais.

Fornece informações consistentes sobre clientes e leads

A coleta de dados sobre clientes e leads é a fase que está ligada diretamente à personalização na forma de tratamento. Na prática, a reunião desses dados ajuda muito na formação de uma estratégia de crescimento de negócios com o time de marketing avaliando-os ao lado do time de vendas.

Ajuda no aumento da taxa de conversão

O aumento da taxa de conversão pode ser melhorado com a união dos dados de seus clientes e leads em um só lugar. O estudo dessas informações pelos setores comerciais se torna mais rápido, fácil e consistente. Uma vez que você entende o perfil de seus leads, o sucesso de testes e implementação de ações para a conversão deles se torna possível.

Um CRM adequado auxilia a compreender o quão eficiente é sua estratégia e traz diagnósticos de onde está o gargalo do funil de vendas, a melhor forma de atuar e os pontos fracos que precisam ser melhorados.

Permite gerenciar melhor equipes e parceiros

Se um bom CRM ajuda na melhora do atendimento e na automatização de processos, os benefícios refletem na equipe e, principalmente, nos parceiros, que recebem feedbacks e propostas de estratégia mais rápidos e eficazes. O esforço manual será reduzido em grandes proporções, permitindo a ambas as partes produzir mais, passando a focar na próxima fase do processo de vendas.

Quais são características de um bom CRM de vendas?

Após entender qual é o objetivo da sua empresa, como atingi-lo e quais são os principais problemas a serem eliminados, a escolha do CRM ganha forma mais facilmente. Uma boa ferramenta é capaz de reunir o máximo de informações sobre o cliente, as quais ajudam a identificar novas oportunidades de negócio e a personalizar o atendimento, criando melhores ofertas e reduzindo custos para os consumidores, o que resulta na identificação de novos leads e a fidelização dos já existentes.

Quais são as principais funcionalidades de um CRM de vendas?

Em primeiro lugar, você precisa decidir quais funcionalidades são mais importantes para seu negócio, categorizando-as em indispensáveis, recomendáveis e desejáveis. Feito isso, você conseguirá escolher quais serão priorizadas na hora de escolher um bom CRM para seu negócio.

Abaixo estão algumas das mais requisitadas no mercado em ordem de importância, segundo pesquisa feita pela SelectHub, com mais de 500 empresas que utilizam o software:

  • integração;
  • automação de Marketing;
  • gerenciamento de contatos;
  • relatórios;
  • gerenciamento de Pipeline;
  • automação na força de vendas;
  • escalabilidade;
  • workflows;
  • interações;
  • facilidade de uso.

Quais são as principais qualidades de um CRM?

Um bom CRM de vendas deve ter várias características que façam com que ele seja a ferramenta certa para sua empresa. Por isso separamos as mais importantes que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

Fácil usabilidade: um bom CRM é o que seu time usar com facilidade. Uma interface intuitiva e inteligente influencia na produtividade e na velocidade com que os dados circulam de time para time.

Segurança de dados: as informações obtidas em todos os processos do funil de vendas precisam ser mantidas em segurança, logo, é um requisito primordial na escolha de um CRM de vendas.

Custo-benefício: o custo é um fator muitas vezes decisivo para a escolha do CRM, mas lembre-se de que valor não significa qualidade. Avalie com calma as vantagens para a ferramenta se tornar, de fato, um investimento.

Adaptação aos processos internos da empresa: a automatização que leve a um trabalho eficiente e preciso é um dos principais focos quando falamos da implementação do CRM, por isso é importante lembrar de que as integrações com as ferramentas já utilizadas não podem faltar.

Agilidade: não podemos falar sobre automação sem lembrar da importância da agilidade. Um CRM adequado precisa ser ágil o suficiente para reunir informações sem erro e organizá-las de forma coerente.

Suporte: um CRM com um suporte eficiente é um ponto super importante a se levar em conta na hora da escolha da ferramenta. A rapidez de resposta no momento da solução de um problema será de grande importância.

Armazenamento na nuvem: isso proporciona uma gestão econômica e você não precisa se preocupar com instalação, compra e manutenção de infraestrutura do software.

Como escolher as características de um CRM de vendas para a sua empresa?

Um CRM de qualidade é capaz de trazer muitos benefícios para seu negócio e a escolha de um que atenda a suas necessidades é atingida por meio de pesquisa. Entender as dores do time de venda que a ferramenta pode ajudar a solucionar é o primeiro passo para uma decisão acertada.

Já listamos algumas funcionalidades e qualidades que um software deve ter. Agora vamos mostrar algumas características indispensáveis para a escolha do CRM de vendas ideal para seu negócio.

Gestão de clientes: como o próprio nome CRM diz, a gestão de clientes é a parte mais importante. Portanto, um software que permita segmentar e organizar seus clientes leva à personalização de atendimento, fazendo-os se sentir importantes.

Análise de vendas: a possibilidade de analisar suas vendas é uma das características mais valiosas num CRM. Com ele, você pode criar campanhas de vendas melhores ao analisar os dados das últimas campanhas e melhorá-las. A ferramenta ajuda a coletar informação de mídias sociais, votações e tráfego de sites, tudo num só software.

Integração com e-mail do cliente: um software integrado ao e-mail do cliente ajuda na hora de uma resposta rápida personalizada, já que as informações estarão todas em um lugar só.

Projeção de vendas: medir seus resultados para saber se o esforço colocado em cada ação é rentável é uma das funções que um bom CRM de vendas deve ter. Você pode usar todos os dados reunidos pelo software para determinar a melhor estratégia ou continuar com a que estiver dando certo.

Automação no processo de vendas: automatizar certos aspectos do seu processo de vendas também precisa estar na lista de características do CRM. Isso inclui o follow-up, bem como  organização de dados para melhorar futuras campanhas.

Acesso remoto: tenha a certeza de que o programa de CRM que você escolher conta com a opção de acesso remoto para que você acompanhe as informações de seus clientes em qualquer lugar.

Cloud CRM: se você não quer depender de um servidor, escolha um CRM que armazene as informações na nuvem. Além de manter seus dados em segurança, essa opção garante mais acessibilidade.

Quais CRMs de vendas têm destaque no mercado?

Depois de ver todas as vantagens que um software de CRM de vendas gera, listamos alguns programas que podem atender às necessidade do seu negócio, especificando o ponto alto de cada um deles com intuito de facilitar sua decisão. Para montar a lista, levamos em consideração reviews de sites consagrados, como G2.com e Gartner Review, além da análise de empresas especialistas, como o Quadrante Mágico da Gartner. Confira!

Sales Cloud

O Sales Cloud, CRM da Salesforce, é o mais usado pelos negócios ao redor do mundo, por ser um dos mais completos. Seus principais pontos fortes são o nível de personalização, que permite a customização nos processos de armazenamento de dados com facilidade e a quantidade de ferramentas confiáveis disponíveis.

Tela Sales Cloud CRM de Vendas

Sua inteligência artificial é capaz de sincronizar informações para criar automações de tarefa no tempo certo, tornando-a extremamente eficiente e completa. Com ele, você será capaz de fechar mais acordos, atrair mais leads, acelerar sua produtividade e ter mais ideias para aumentar suas vendas de forma conjunta com o time de marketing.

Plano grátis: não
Plano pago: $ 75/mês por usuário

Zoho CRM

O Zoho CRM se destaca por atender a vários tamanhos de empresas – desde que utilizem um sistema de venda simples – a fechar acordos de forma mais inteligente e rápida. Essa característica faz com que o negócio alcance seu público por vários canais, aumentando a personalização no atendimento e conquistando mais consumidores.

Tela Zoho CRM

Sua versão grátis para até três usuários é um dos seus maiores atrativos. Além disso, ele também oferece armazenamento em nuvem, alertas em tempo real de visitantes, projeção de leads e mais, auxiliando o time de vendas a iniciar conversas com grande chance de gerar retorno positivo.

Plano grátis: sim, para três usuários
Plano pago: a partir de $ 12/mês por usuário

Pipedrive

Trata-se de um software extremamente visual e de fácil utilização, por isso os processos de venda ficam mais claros para seus usuários, tornando tomadas de decisão mais precisas e simples. Com essa ferramenta, seu negócio terá uma visão clara, eficiente e amigável do funil de vendas. Enquanto o Sales Cloud é indicado para todo tipo de empresas, o Pipedrive funciona melhor com negócios de pequeno porte.

Tela Pipedrive CRM de vendas

A ferramenta de previsão de vendas é muito interessante para auxiliar na projeção de lucros e definir ações mais eficazes para concluir todas as metas do mês, além da ótima organização da coleção de leads, customização estendida e otimização completa da versão móvel.

Plano grátis: sim, versão de teste
Plano pago: a partir de $ 12,50/mês por usuário

Freshsales

O Freshsales é um CRM de fácil adaptação a vários tamanhos de negócio. Com interface intuitiva e personalizável, ele foca a integração da empresa com leads, permitindo o estudo de dados para o aumento da taxa de conversão.

Tela Freshsales CRM de vendas

Com ele a classificação de contatos é possível, além do monitoramento das interações com leads e lead scoring. Mesmo que não haja integração com as redes sociais, a ferramenta chama atenção com sua versão gratuita e integração do marketing automatizado.

Plano grátis: sim
Plano pago: a partir de $ 19/mês por usuário

Hubspot

O principal atrativo do Hubspot é o fato de ser um CRM de vendas totalmente gratuito, com funções básicas para uma startup ou empresas de pequeno porte, o que melhora os processos internos.

Tela Hubspot CRM de vendas

Nele, você encontra um canal recheado de ferramentas para Marketing Digital, podendo usá-lo em conjunto com e-mails e APPs para iOS e Android e contando com suporte por e-mail.

Plano grátis: sim
Plano pago: a partir de $ 25/mês por usuário

Zendesk Sell

O Zendesk Sell é um CRM feito para vendas B2B e B2C. A versão completa oferece uma fácil integração de documentação com outros softwares, processamento de dados rápido e mais visibilidade para times de venda.

Tela Zendesk Sell CRM de vendas

A ferramenta é ideal para equipes de vendas de pequeno, médio e grande porte, as quais podem aproveitar as funcionalidades do software, mesmo que não seja uma lista extensa. O ponto negativo é que ele fica atrás de outros CRMs quando se trata da automação dos processos de aprovação.

Plano grátis: sim, versão teste
Plano pago: a partir de $ 19/mês por usuário

Neste post, você entendeu a importância de um CRM de vendas para seu negócio, bem como as principais funcionalidades que um software deve ter e dicas para escolher entre as principais opções do mercado. Analise seu negócio e saiba qual opção mais se adéqua ao perfil dele.

Para saber mais sobre CRM e suas vantagens, confira nosso post sobre 8 razões para implementar um na sua empresa.

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