O Marketing Cloud tem como objetivo ajudar a criar relacionamentos duradouros com os clientes e a automatizar a área de marketing. Você sabia que 56,4% das empresas direcionam de 20% a 30% da verba de marketing para a internet? A internet não tem mais espaço para amadores. Hoje, é preciso de uma estratégia bem definida e de sistemas capazes de construir uma boa experiência para o cliente.
Uma dessas ferramentas é o CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes). Toda empresa deve pensar em utilizá-lo, pois ele automatiza as áreas de atendimento ao consumidor e faz com que nenhum lead se perca por falta de acompanhamento e seja impactado no momento certo, de forma automática.
Um ótimo exemplo é o Marketing Cloud, que otimiza o contato com o cliente porque dá à equipe de marketing funcionalidades como o uso de SMS e notificações Push, publicidade individual para reengajar clientes e unificação de várias fontes de dados.
Descubra, neste artigo, cinco funcionalidades do Marketing Cloud para empresas de médio e grande portes. Boa leitura!
O que é Marketing Cloud?
Trata-se de um sistema integrado que possibilita acompanhar a jornada do cliente, valendo-se da segmentação e o atingindo com comunicações únicas.
Da mesma forma, automatiza interações, o que naturalmente estabelece um relacionamento duradouro e personalizado, atendendo às suas individualidades e necessidades.
Empresas de grande e médio portes têm diversas fontes de dados de seus respectivos consumidores, e o Marketing Cloud unifica todas essas informações, ajudando a equipe na tomada de decisões certeiras.
O acúmulo de funções e processos ineficientes representam dois grandes problemas em empresas de diversos tamanhos, os quais, sem dúvida, desmotivam a equipe, reduzindo a produtividade. Já com o Marketing Cloud, você constrói um processo automatizado, eficiente e dá autonomia para o time focar no que realmente importa.
Outro problema muito comum é o marketing desalinhado com a equipe de vendas, ou seja, aqueles que planejam as ações desconhecem como funciona o processo e, consequentemente, sugerem alternativas sem aproveitamento prático.
O Marketing Cloud acaba com essa adversidade, garantindo que as equipes estejam alinhadas de tal maneira que seja mantida a gestão dos times em uma única ferramenta, o que dará uma visão geral de como o processo está caminhando.
Como o Marketing Cloud ajuda outros setores além do Marketing?
Essa ferramenta é tão completa que será útil em diversos setores da sua empresa. O Sem Parar, por exemplo, implementou o CRM Salesforce e o Marketing Cloud e alcançou um resultado incrível.
Antes dessa contratação, a empresa tinha um processo que demandava muito tempo, pois havia os clientes que optavam por receber as faturas em casa. Então, era necessário enviá-las para a gráfica de forma manual e, ao mesmo tempo, encaminhar as faturas digitais para outro grupo de clientes.
O Marketing Cloud, integrado a players de ponta como o Heroku e a Amazon S3, formou um sistema unificado de dados no qual o processo de envio de dados para gráfica e das faturas digitais é automatizado. Veja como funciona a seguir:
O Marketing Cloud e sua possibilidade de criar jornadas individuais para os clientes é útil de várias formas e em diversos setores. Apesar de ser uma ferramenta conhecida por suas soluções de marketing, tem diversas outras funcionalidades, e você conhecerá 5 delas ainda neste artigo.
Qual é a importância de um CRM voltado para o marketing?
Uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente voltada para o Marketing agrega poder à área. Na prática, um CRM traz uma visão de 360º dos dados, e o faz de forma unificada. Isso significa insights que não seriam enxergados de outra forma, os quais serão transformados em mudanças no processo e na implementação de melhorias.
Além disso, a posse dos dados evitará decisões equivocadas, e o time ganhará precisão nas decisões. Segundo a Verndale Solving for CX Survey, em 46% das vezes, o que faz as empresas implementarem melhorias na personalização da experiência do cliente são insights em tempo real, alcançados por meio de dados coletados em CRMs.
Aliás, e ainda sobre a personalização da experiência do cliente, essa é outra grande utilidade de um CRM voltado para o marketing. Com a ferramenta, é possível criar jornadas personalizadas para desenvolver relações duradouras com os clientes.
A Empiricus é uma empresa que leva informações sobre educação financeira para todos os brasileiros. Ela envia, por dia, mais de 120 mil e-mails com conteúdo relevante sobre renda fixa e fundos de investimento, por exemplo. Porém, com o CRM, a empresa classifica seus clientes e envia somente informações que interessem àquele perfil.
Isso é possível justamente com a ferramenta de segmentação do Marketing Cloud — o que é extremamente importante para estabelecer um relacionamento com o cliente.
É quase como se alguém estivesse do outro lado totalmente disponível e ouvindo as necessidades, os interesses e o conteúdo que cada um gostaria de receber. Parece mágica, mas é o poder do CRM!
Contudo, essa é apenas uma das ferramentas do Marketing Cloud. Há muitas outras funcionalidades que vão ajudar nas estratégias de marketing digital, e delas trataremos no tópico a seguir.
Quais são as principais funcionalidades do Marketing Cloud para médias e grandes empresas?
O Marketing Cloud ajuda empresas de todos os tamanhos. Afinal, personalizar experiências é útil para negócios de qualquer dimensão. As de pequeno porte ainda atualizam um CRM simples com os contatos feitos e, com alguma atenção e tempo, personalizam o atendimento e conquistam a confiança dos clientes.
Todavia, quando partimos para uma quantidade massiva de clientes e dados, como em empresas de médio porte ou de grande porte, isso se torna impossível. É nesse contexto que a automação de marketing se torna essencial para a estratégia.
Veja 5 funcionalidades do Marketing Cloud que vão ajudar nesse trabalho.
Audience Studio: conheça o seu cliente como nunca antes foi possível
A unificação de dados — que o Marketing Cloud oferece junto ao Audience Studio — faz com que você conheça os detalhes de cada segmentação do cliente. Essa ferramenta proporciona a oportunidade de trazer dados de qualquer fonte para uma única plataforma de gerenciamento.
Assim, você terá uma visão geral do comportamento do cliente e entenderá o que funciona e o que pode ser melhorado no seu processo e na sua abordagem, otimizando a experiência do cliente. Quando se trabalha com “achismos”, há uma visão limitada de quem é o público que realmente compra e de como ele se comporta.
Journey Builder: personalize a jornada do seu cliente
Essa funcionalidade vai ajudar a utilizar os dados coletados para melhorar a forma de abordar o público. Você pode testar determinadas pautas de conteúdo em e-mail marketing e analisar quando o cliente costuma responder, entender em qual fase da jornada de compra ele está e dar um “empurrãozinho” para que feche negócio.
Como no caso da Empiricus, você pode perceber o que interessa ao seu cliente e, a partir disso, focar e-mails cujos conteúdos de fato correspondam à preferência dele. Por outro lado, se nos testes verificou que o cliente não visualizou os contatos por e-mail, mas abriu os SMSs, então é hora de melhorar a jornada e utilizar o que realmente funciona.
Identificar o perfil do cliente e o momento certo de agir é o que vira a chave do seu negócio para o próximo patamar de sucesso.
Uma pesquisa da Econsultancy com a Adobe, feita com profissionais de relacionamento com clientes de vários lugares do mundo, mostrou que, para 65% dos entrevistados, aprimorar os recursos de análise de dados é o fator interno mais importante para proporcionar uma excelente experiência.
Ou seja: não dá mais para ignorar que experiência significa relacionamento duradouro e compra recorrente.
E-mail Studio e Mobile Studio: alcance seu cliente de diversas formas
Comunicação por e-mail não é exatamente uma novidade, mas se engana aquele que pensa que essa técnica não funciona mais em 2021. A Rock Content divulgou uma pesquisa da MarketingSherpa a qual mostra que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o canal preferido para receber informativos e promoções de empresas.
Aliás, neste post, você encontra outras 120 estatísticas que mostram como o marketing por e-mail não morreu — muito pelo contrário! Além do E-mail Studio, o Marketing Cloud conta com o Mobile Studio, que gera notificações push no telefone do seu cliente, além de entrar em contato com ele por bate papo ou SMS. Assim, não tem como não receber a sua promoção!
Interaction Studio: interaja com seu público em tempo real
Com essa ferramenta, você faz monitoramento em tempo real e, consequentemente, cria valiosas experiências no momento certo para cada cliente. Falamos muito, neste artigo, sobre o ideal de personalizar o atendimento, e o Interaction Studio faz isso como nenhum outro faria.
Tanto assim que poucos cliques serão suficientes para você enviar uma informação que fará o cliente tomar a decisão na mesma hora. E isso, sem dúvida, cria pontos favoráveis no relacionamento.
Advertising Studio: reengaje seu cliente e desenvolva um relacionamento de longo prazo
Essa ferramenta permite que você personalize a sua publicidade e faça ações específicas para buscar clientes antigos e fazê-los engajarem novamente com sua empresa.
A título de exemplo: se você vende cápsulas de café que geralmente são utilizadas em 3 meses, com os dados do CRM, pode colher informações desses clientes que compraram com você nesse período e então segmentar anúncios para esse público.
Ou seja: vai mostrar uma solução para uma demanda, isto é, para a necessidade de renovar o estoque de cápsulas no momento certo — que é quando elas acabam — e para o cliente certo. Não é preciso explicar muito a respeito do poder de conversão que essa ferramenta significa para o seu negócio, não é mesmo?
Neste artigo, você descobriu como o relacionamento com o cliente é decisivo para que a compra se concretize. Entretanto, nenhuma empresa que tenha um número considerável de clientes conseguirá dar a devida atenção a cada um manualmente.
Seria uma tentativa inútil, desgastante, improdutiva e frustrante. Diante disso, há que se dizer: a automação de marketing é essencial. Dentro desse universo, o Marketing Cloud é uma ferramenta completa cujas funcionalidades agregam um imenso valor na sua experiência com o cliente.
Juntamente ao Salesforce, você terá o controle da sua empresa nas mãos e a possibilidade de tomar decisões com maior objetividade e clareza. Na verdade, tudo o que você precisa fazer para que o seu cliente se acredite único é entender as preferências dele e adaptar a abordagem a fim de que a interação faça sentido para ele.
Como fazer isso sem dados? É impossível. É daí que surge o valor imensurável de uma ferramenta tão completa quanto o Marketing Cloud.
Um CRM, seja na empresa de médio porte, seja na empresa de grande porte, tem importância decisiva tanto no processo de automatização de vendas quanto no acompanhamento de métricas, na construção de jornadas poderosas e no desenvolvimento de processos eficientes.
Esperamos que este artigo tenha sido eficiente para ajudar a entender o quanto um CRM melhora a rotina do seu time e a performance das suas vendas. Acesse os artigos sobre CRM em nosso blog e descubra passo a passo como essa ferramenta será útil na sua empresa.