CRM e automação de marketing: como integrar as duas estratégias

O processo de vendas na internet é um mundo completamente diferente das lojas físicas. Com instrumentos mais avançados que dispensam planilhas e papéis em excesso, é possível centralizar todas as

O processo de vendas na internet é um mundo completamente diferente das lojas físicas. Com instrumentos mais avançados que dispensam planilhas e papéis em excesso, é possível centralizar todas as informações sobre a sua empresa e sobre os consumidores dentro de apenas um sistema.

O CRM e automação de marketing fazem parte dessa nova realidade, gerindo a comercialização na web e simplificando o trabalho do negócio.

Mas, afinal, você sabe o que são essas ferramentas? Neste artigo, vamos apresentar as diferenças entre elas e por que integrá-las dentro de sua empresa. Além disso, mostraremos as vantagens dessa adoção e como isso pode ser benéfico aos negócios. Para você que ficou interessado, continue aqui para saber mais. Boa leitura!

O que são automação de marketing e CRM?

Se você trabalha na área de vendas e marketing de uma empresa, provavelmente esses dois nomes são frequentemente citados. Tratam-se de duas estratégias fundamentais para qualquer negócio, tendo em vista que elas se complementam em seu funcionamento e auxiliam no desenvolvimento de uma empresa.

Caso você não saiba a distinção entre CRM e automação de marketing, vamos explicá-las separadamente a fim de que entenda a importância de andarem sempre juntas.

Automação de marketing

Em primeiro lugar, a automação de marketing se refere aos procedimentos realizados pela equipe que faz a gestão desse departamento. O envio de e-mail marketing, SMS e até mesmo mensagens automáticas no WhatsApp fazem parte dessa metodologia de trabalho.

É um processo comum nas estratégias de vendas de uma empresa. Imagine que você criou uma landing page para divulgação de um webinar. Quando o usuário se inscreve nesse evento, automaticamente o empresário utiliza as informações para enviar comunicações pelos diversos canais disponíveis.

Ou seja, a automação de marketing é uma forma que essa equipe tem para simplificar serviços a partir dos dados de usuários.

CRM

O CRM é muitas vezes confundido com a automação de marketing, tendo em vista que ele também utiliza as informações dos usuários em seu processo de trabalho. Contudo, a função dele é outra.

Em vez de a equipe de vendas, que trabalha com a estratégia de CRM, fazer a gestão de marketing (como muitas pessoas associam), ela apenas utiliza as informações dos usuários para manter o relacionamento com eles.

No exemplo que demos acima, o CRM apenas utiliza esses dados para fazer um levantamento sobre o que esse consumidor busca, quais são as suas intenções com o webinar ofertado, além de outros levantamentos que podem ajudar no relacionamento entre cliente e empresa.

Por que integrar CRM e automação de marketing?

Até aqui, entendemos que o CRM e a automação de marketing são dois processos diferentes. Porém, é importante destacar que ambos trabalham com o mesmo público e podem se juntar para simplificar o processo interno da empresa.

Por isso, separamos os principais motivos para integrar essas duas áreas, tendo em vista as otimizações que podem ocorrer dentro de um negócio.

Acesso aos dados com maior facilidade

Já que ambas as equipes trabalham com o mesmo público, o acesso aos dados se torna mais fácil. Enquanto o CRM conta com as informações necessárias para manter o relacionamento diretamente com o usuário, caso haja a integração dessas duas áreas, a automação de marketing usufrui desses dados e entende melhor a persona com quem está lidando.

Essa é uma maneira de otimizar os processos e fazer um planejamento com estratégias mais eficazes que passem pelos dois times e sejam aprovadas por todas as partes.

Melhoria na relação com o cliente

Com a união dessa dupla, torna-se mais fácil construir uma relação de sucesso com o cliente e concretizar a venda. O CRM pode repassar as informações do usuário, ajudando os gestores de marketing a entender sobre o público-alvo e vice-versa.

Essa comunicação entre áreas, além de facilitar o processo de automação do marketing (já que ele consegue enxergar ainda melhor a personalidade de seu público), ajuda o CRM a entender melhor quais são as preferências de um lead e o que ele está em busca na empresa.

Maior sincronia entre equipes

Sem dúvidas, este é o ponto mais importante: mesmo que os times realizem serviços distintos, eles utilizam informações em comum sobre os consumidores. Ou seja, para obter resultados expressivos, é extremamente importante que as equipes de CRM e automação de marketing estejam em sincronia.

Caso algum serviço destoe e quebre essa fluidez, certamente o negócio todo será afetado. Por isso, manter um relacionamento saudável com essa união facilita o processo de gestão e até mesmo aumenta o número de vendas de uma empresa.

Maior visibilidade sobre o comportamento do cliente

Por último e como consequência dessas otimizações, as duas equipes terão maior visibilidade sobre o comportamento do cliente e criarão estratégias eficazes em cima desse monitoramento.

Essa união é indispensável principalmente para a área do marketing, tendo em vista que ela vai absorver ainda mais informações dos consumidores por meio do CRM e melhorar essa relação junto ao outro time.

Quais são as vantagens de integrar CRM e automação de marketing?

Agora que entendemos as principais motivações para integrar o software de CRM à automação de marketing, precisamos extrair as vantagens dessa relação para uma empresa.

Pegue uma caneta e um papel, pois as informações a seguir vão fazer com que queira integrar ainda hoje esses dois times e não perder mais tempo com estratégias antiquadas.

Aumento das vendas

A primeira vantagem que uma empresa adquire ao adotar a combinação de CRM e automação de marketing é o aumento das vendas. Já que as equipes se aprofundam ainda mais no relacionamento e nas informações dos usuários, é possível que cada área crie estratégias mais eficazes e que realmente tragam resultados.

Imagine que você comercializa roupas masculinas. O CRM levantou que o maior público é de jovens entre 25 e 35 anos e que eles gostam de esportes radicais. A automação de marketing utiliza esses dados para criar uma persona e estudar quais outros gostos complementam essas informações.

A partir disso, pode-se criar uma comunicação mais personalizada, o que geralmente faz com que o lead se sinta ainda mais representado pelo produto e provavelmente realize a compra.

Redução de ações duplicadas

A união entre as duas áreas reduz a ocorrência de ações duplicadas. Muitas vezes, devido ao distanciamento entre equipes dentro da empresa, ocorriam erros na comunicação e consequentes repetências de serviços.

Uma situação comum, por exemplo, é a criação da persona por parte da equipe de marketing e da que trabalha com a gestão de CRM. Esse processo é frequentemente realizado duas vezes, dando mais trabalho aos colaboradores e fazendo com que eles desenvolvam projetos desnecessários.

Contudo, com essa união, a comunicação se torna mais fluida e a distribuição de serviços é feita de maneira mais visível. Os erros, então, acontecem com menos frequência.

Produtividade maior

Enfim, essa combinação gera o que o empresário mais quer para a sua empresa: produtividade. Com a parceria entre CRM e automação de marketing, além de simplificar diversos processos que antes eram realizados manualmente, as equipes se encontram mais dispostas (já que reduz o trabalho e os erros), algo que gera um aumento na participação.

Por isso, adotar medidas que unam as equipes e que integrem os sistemas não é apenas uma forma de se atualizar diante das novas tecnologias, mas de investir para que os seus colaboradores produzam mais e tragam resultados positivos para o negócio.

O que antes consumia muito tempo de um funcionário, por exemplo, pode ficar centralizado num sistema ou ser distribuído entre outros membros da equipe. É uma forma de evitar que ele fique sobrecarregado e que não se desenvolva.

Portanto, concluímos que a união entre CRM e automação de marketing é uma estratégia indispensável para qualquer empresa. Essa dupla traz inúmeras otimizações internas para o negócio, além de melhorar o relacionamento diretamente com os consumidores.

Mesmo que elas desenvolvam serviços distintos, ambas trabalham com o mesmo público e precisam de informações semelhantes para atingi-los. Por isso, andarem juntas dentro de um negócio é uma parceria fundamental.

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