Comércio eletrônico e tecnologia: impulsionando suas vendas online

Comércio eletrônico e tecnologia A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou dados que preveem um faturamento de R$185,17 bilhões para o setor de e-commerce somente em 2023. Além disso, a expectativa é que haja um crescimento exponencial, chegando a um lucro anual de R$273 bilhões em 2027. Esses números reforçam a solidez e o […]

Comércio eletrônico e tecnologia

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou dados que preveem um faturamento de R$185,17 bilhões para o setor de e-commerce somente em 2023. Além disso, a expectativa é que haja um crescimento exponencial, chegando a um lucro anual de R$273 bilhões em 2027.

Esses números reforçam a solidez e o potencial do mercado de vendas online, que tem se beneficiado significativamente das inovações tecnológicas. Tais inovações têm transformado a forma como as pessoas compram e vendem na internet, tornando a adaptação tecnológica das empresas fundamental para se manterem competitivas em um cenário em constante evolução.

Abaixo, apresentamos alguns pontos importantes sobre a relação entre vendas online e recursos tecnológicos, que podem ajudar as empresas a se manterem atualizadas e bem-sucedidas nesse mercado.

As vantagens da integração do comércio eletrônico com tecnologia

ecommerce

Durante o seu dia, quantas horas a tecnologia, de alguma forma, está presente? Provavelmente sejam muitas. Afinal, o modo como as pessoas interagem, trabalham, se divertem e fazem suas compras, cada vez mais, está ligado aos recursos tecnológicos.

Isso inclui os denominados consumidores 4.0, que são o resultado dos meios que têm à disposição. Ou seja, sites, redes sociais, chatbots, mecanismos de busca, entre outros. Consequentemente, são cada vez mais exigentes e informados, bem como esperam ter uma experiência memorável com as marcas de preferência.

Exigem, entre outros critérios, personalidade e agilidade, apresentando uma demanda por uma comunicação e relação mais digitalizadas (mas não menos humanizadas). Em contrapartida, a tecnologia também vem causando impactos importantes na área de vendas.

Alguns deles são a presença omnichannel (múltiplos canais), a busca por personalização conforme as características e etapas da jornada de compra do cliente, os processos mais analíticos, os atendimentos mais ágeis e eficientes, e a importância de oferecer percepções positivas em todos os pontos de contato.

Tendências e inovações no comércio eletrônico

tecnologias e ecommerce

Para maximizar os resultados em termos de experiência do cliente, vendas e lucratividade, o setor de comércio eletrônico possui uma variedade de recursos tecnológicos disruptivos à sua disposição. Abaixo, apresentamos alguns desses recursos:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma grande aliada para o e-commerce, pois colabora na melhoria da experiência do cliente, personalização do atendimento e aumento das taxas de conversão.

INTELIGENCIA ARTIFICIAL ECOMMERCE

Para se ter ideia, uma pesquisa do Fórum Digital Consumidor Moderno, realizada em 2022, constatou que 75% das empresas já utilizam essa tecnologia, o que comprova o quanto ela pode ajudar na saúde dos negócios do e-commerce.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre como a inteligência artificial pode promover melhorias na prática, confira algumas vantagens de investir nessa tecnologia:

– Conhecimento aprofundado do cliente: a coleta, armazenamento e análise de dados gerados a partir da interação do cliente com sistemas, aplicativos e outras ferramentas dotadas de IA possibilitam um melhor conhecimento do cliente, permitindo oferecer produtos e serviços mais personalizados.

– Facilitação da tomada de decisão: a integração de dados antigos e novos possibilita a criação de possibilidades e respostas para diversas situações, facilitando a tomada de decisão por parte dos gestores.

– Maior capacidade analítica: com a ajuda da inteligência artificial, o time de vendas conta com análises produtivas que articulam melhor sobre quais os próximos passos para a melhoria dos resultados.

– Otimização da experiência do consumidor: a inteligência artificial possibilita a recomendação personalizada de produtos, interação com chatbots, realização de pesquisas por voz e imagem, dentre outras ferramentas, o que otimiza significativamente a experiência do consumidor.

Realidade aumentada

REALIDADE VIRTUAL ECOMMERCE

A realidade aumentada (RA) permite sobrepor elementos virtuais ao mundo físico, proporcionando uma nova percepção da realidade para os usuários, por meio de ambientes híbridos diversos. Para isso, é necessário apenas uma tela, seja de um smartphone, computador ou tablet.

O comércio eletrônico pode aproveitar esse recurso, que pode ser utilizado junto à realidade virtual (RV), para promover diversas experiências, como interação e testes com produtos (incluindo visualizar como um móvel ficaria na própria casa ou provar peças de roupas e acessórios, por exemplo).

Além de facilitar a jornada do consumidor, a RA também pode ser utilizada para engajar o público e fortalecer a marca. Os filtros de redes sociais são uma ferramenta interessante para isso.

Imagine, por exemplo, uma loja de óculos de sol criar um filtro que permite ao usuário “experimentar” a peça e publicar nos seus Stories. Ou, ainda, uma loja de maquiagem que cria um filtro para aplicar as sombras da nova coleção de forma virtual.

A partir de estratégias como essa, o recurso traz benefícios como:

Sistemas de logística

A tecnologia está ajudando significativamente a melhorar a eficiência da logística no comércio
eletrônico, permitindo entregas mais rápidas e com menos erros. Por outro lado, processos manuais estão cada vez mais obsoletos, são mais lentos, geram mais erros e são pouco confiáveis.

Os recursos tecnológicos, então, são o diferencial de empresas que querem sair na frente da concorrência e se consolidar em um mercado dinâmico e volátil que as cerca.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser implementadas no e-commerce são softwares de gestão de armazéns e estoques, por exemplo, além de caminhões e armários inteligentes.

É possível contar com sistemas, os chamados WMS, que automatizam toda a rotina de um estoque (desde o recebimento até a realização de inventários) e ainda dão suporte à tomada de decisão por meio da geração de relatórios.

Ou seja, trazem um panorama completo da logística, reduzindo erros e custos, bem como otimizando a experiência do cliente, que recebe suas encomendas dentro do prazo e não tem problemas em relação à logística reversa (trocas, devoluções, etc). Consequentemente, há fidelização e mais vendas.

Blockchain

BLOCKCHAIN ECOMMERCE

A tecnologia de blockchain pode ser usada para melhorar a transparência e a segurança nas transações online, reduzindo fraudes e aumentando a confiança dos consumidores.

Embora seja um termo popular há algum tempo, ainda há muitos mal-entendidos sobre o que essa tecnologia realmente é. O blockchain não é um tipo de criptomoeda nem uma linguagem de programação, apesar de estar intimamente relacionado ao Bitcoin.

Por mais que tenha sido historicamente mais ligada às transações com moedas eletrônicas, várias empresas agora estão começando a perceber seu potencial real. De acordo com o Gartner, o valor que a solução fornecerá às organizações aumentará rapidamente, atingindo US$ 176 bilhões em 2025 e US$ 3,1 trilhões em 2030.

Portanto, o recurso pode ser utilizado não apenas nas transações financeiras, mas de várias outras formas, visando melhorar a segurança dos dados dos consumidores, rastrear o transporte de produtos em tempo real, ter mais transparência na cadeia de suprimentos e agilizar o tempo das transações de pagamentos, por exemplo.

Como a Imaginedone pode ajudar os e-commerces a implementar tecnologias assertivas e eficientes

DESENVOLVIMENTO WEB E MOBILE

A Imaginedone, com sua experiência em desenvolvimento web e mobile, pode ajudar a desenvolver soluções para clientes no setor de venda digital. Aqui estão alguns exemplos:

Desenvolvimento de aplicativos iOS e Android

A Imaginedone oferece soluções personalizadas para atender as necessidades de empresas que se aventuram no comércio eletrônico. Desde o desenvolvimento de aplicativos nativos e híbridos, até integrações com outras plataformas, como a Salesforce, o cliente é sempre colocado no centro das operações e todo o processo é pensado nele.

Além disso, toda a criação do aplicativo é pensada considerando técnicas atuais de UX e UI, utilizando, ainda, de tecnologias modernas, como React Native e Flutter, para criar ferramentas eficientes e escaláveis.

Por exemplo, se um negócio precisa de um aplicativo para gerenciamento de estoque, a Imaginedone pode desenvolver uma solução customizada, que atenda às necessidades específicas.

Por exemplo, desenvolvemos um aplicativo para a Supergasbras que permite que qualquer pessoa localizada dentro da área de cobertura operacional da empresa peça o gás de cozinha com apenas alguns cliques. O case completo da Supergabras já está publicado em nosso blog, não deixe de conferir.

Ou ainda, desenvolvemos um aplicativo para a VIVO em apenas 3 dias. Isso mesmo, 3 dias.

Desenvolvimento web

A Imaginedone utiliza tecnologias de ponta, como Heroku e Amazon Web Service, que facilitam a criação de projetos robustos e escaláveis. Essas tecnologias são uma boa opção para empresas que buscam soluções modernas e que permitam uma rápida adaptação às mudanças do mercado.

Além disso, possuímos processos ágeis de desenvolvimento e 100% customizáveis, que possibilitam uma rápida entrega de valor e constante evolução do projeto. Com isso, é possível garantir que o software desenvolvido esteja sempre alinhado às necessidades dos usuários e às expectativas dos clientes.

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