6 sinais de que a sua empresa precisa de um software customizado

Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) em parceria com o IDC (International Data Corporation), o setor de softwares movimentou R$ 161,7 bilhões no ano de 2019.

Esses sistemas fazem parte da rotina das empresas, e é possível encontrar uma incrível variedade de tecnologias no mercado.

Diante de tantas opções, muita gente se pergunta: é melhor investir em um software pronto ou em um customizado? Bem, é importante entender que não existe resposta certa, pois tudo vai depender de quais são as peculiaridades, as necessidades e os objetivos de cada negócio.

Neste conteúdo, você terá a oportunidade de conhecer 6 sinais de que a sua empresa precisa de um software customizado, ou seja, um sistema feito sob medida para atender às suas características. Após a leitura, fica mais fácil entender se esse tipo é o ideal para o seu negócio. Vamos lá?

O que é software customizado?

Esse é o termo dado ao sistema criado para atender às necessidades específicas de uma empresa. Nesse caso, em vez de investir em um software de prateleira, que é desenvolvido pensando coletivamente e já vem pronto para instalação, opta-se por criar um sistema sob medida.

Além de ter requisitos básicos de um software tradicional, que pode ser adquirido por qualquer negócio e atende a necessidades coletivas, o software customizado é criado pensando em resolver problemas específicos.

Imagine uma loja virtual que comercializa um produto e ofereça desconto quando o cliente devolve a embalagem retornável. Provavelmente, vai ser preciso que o sistema do comércio acompanhe essa dinâmica e possibilite que tudo aconteça de forma organizada.

Caso a loja não encontre esse recurso específico em um software que já existe no mercado, tem a opção de contratar uma empresa especializada para desenvolver uma solução tecnológica personalizada.

Qual é a importância de um software customizado?

Para que a tecnologia seja uma aliada no mundo corporativo, é necessário que ela resolva problemas para melhorar os resultados dos times. Com a ajuda de um software customizado, a empresa tem a oportunidade de construir soluções específicas a fim de aprimorar o trabalho.

Afinal, as necessidades podem ser complexas e nem sempre os sistemas que já vêm prontos atendem a essa variedade de questões de forma satisfatória. É aí que está a importância de contar com um software criado sob medida.

Construir uma solução tecnológica específica para atender às necessidades do seu negócio é interessante para ser mais produtivo e se diferenciar no mercado. Afinal, o sistema vai ter a identidade visual própria e não algo pronto, disponível para qualquer organização do mundo.

Quais são os sinais de que sua empresa precisa de um software customizado?

Ainda não sabe se investir em um sistema personalizado é a melhor alternativa para o seu negócio? Tudo bem! A seguir, separamos alguns sinais que indicam que o software customização é ideal. Confira!

1. A implementação precisa ser fácil

Se você já acompanhou a implantação de um sistema pronto, vai ter facilidade de entender o primeiro sinal. É muito comum que os funcionários fiquem confusos com as novas funcionalidades e levem vários dias (ou meses) para aproveitar a tecnologia na sua rotina.

Quando o sistema é personalizado, apesar de levar mais tempo para ficar pronto, a implementação é mais fácil.

Todos os detalhes vão ser planejados para resolver problemas específicos do negócio e até mesmo o layout será desenvolvido para garantir a familiaridade dos funcionários, que também dão sugestões para deixar o sistema mais completo.

2. O sistema precisa ser seguro

Os dados são bens extremamente valiosos para as empresas. Para evitar problemas, é muito importante garantir a segurança das informações e isso também deve influenciar as escolhas tecnológicas do negócio.

Dito isso, você precisa saber: o nível de segurança de um sistema personalizado é altíssimo. Se feito com uma empresa especializada, o software vai ser desenvolvido com as principais tendências de cibersegurança, armazenamento em nuvem e outras características importantes para evitar falhas de segurança.

Isso sem falar que, ao contrário dos sistemas tradicionais, os personalizados não compartilham estruturas, linguagens e banco de dados.

3. A solução precisa acompanhar o crescimento da empresa

A escalabilidade é uma das vantagens de ter um software customizado — o que o torna ideal para negócios de todos os tamanhos e nichos. Afinal, é natural que ocorram mudanças de necessidades, seja pelo crescimento da empresa ou por uma alteração da estratégia de mercado, e a tecnologia precisa acompanhar esse movimento.

O sistema personalizado suporta facilmente mudanças e atualizações periódicas. Basta acionar a empresa responsável para adicionar, retirar ou alterar recursos, rotinas e comportamentos.

4. A empresa necessita de integrações

É comum utilizar vários sistemas para coordenar as atividades dos departamentos. Para evitar retrabalhos e aumentar a produtividade, é essencial investir na integração de softwares.

Quando o negócio opta por um sistema personalizado, fica muito mais fácil criar uma plataforma para englobar todas essas tecnologias — aproveitando os melhores recursos de cada software para criar uma solução única e eficiente.

5. O negócio precisa reduzir custos a longo prazo

A questão financeira faz com que muitas organizações invistam em soluções de prateleiras. Inicialmente, o custo de contratar uma empresa para fazer o desenvolvimento de uma solução personalizada é maior do que o investimento para adquirir um software já pronto.

Entretanto, o customizado tem um excelente custo-benefício e, a longo prazo, é a alternativa mais econômica. Uma das principais razões para isso é que a empresa só paga por recursos que ela realmente vai utilizar, algo que dificilmente acontece em soluções prontas.

6. O sistema deve ser eficiente e promover uma vantagem competitiva

Ao criar um software customizado, a empresa terá a oportunidade de personalizar o sistema da forma que entender melhor. O resultado desse conjunto de esforços é uma solução única que será aproveitada para obter uma vantagem competitiva.

Além de fortalecer a marca no mercado, o sistema vai ajudar os colaboradores a serem mais produtivos e a melhorar a experiência dos clientes durante a compra — requisitos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Escolher entre um software customizado ou pronto é um momento decisivo. Como vimos ao longo deste conteúdo, desenvolver um sistema próprio é extremamente vantajoso para empresas que desejam soluções específicas a fim de melhorar processos internos e externos, além de se destacar no mercado.

Para aproveitar todos esses benefícios, no entanto, é importante contar com uma empresa especializada e competente, como a Imaginedone. Que tal conhecer mais o nosso trabalho? Veja um dos nossos cases de sucesso com o desenvolvimento de software customizado!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo