Como escolher a empresa certa para desenvolvimento de software customizado

No Brasil, o número de empresas que investem em software customizado é crescente. No ano de 2009, o IBGE realizou uma pesquisa e constatou que, já naquela época, cerca de R$ 5,85 bilhões foram gastos com sistemas personalizados. Esse valor mostra a tendência que o mercado de tecnologia da informação já seguia.

Os negócios que adotam um sistema próprio de qualidade mudam completamente a sua atuação. Além de ser um passo para a transformação digital, eles otimizam o funcionamento em diversas funções, sejam internas (para o uso dos colaboradores) ou externas (para o uso dos consumidores).

Em meio a isso, é certo que um software customizado é imprescindível. Contudo, para encontrar a empresa desenvolvedora ideal, é preciso se atentar a alguns pontos. Por isso, fizemos este artigo para orientar no momento de tomar essa decisão. Continue e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é software customizado?

É um sistema criado sob medida para atender às especificações de uma determinada empresa. Em vez de investir numa fábrica de softwares, que lança um mesmo modelo para uso coletivo, você paga por um produto exclusivo, com características escolhidas por você.

Imagine que você vai a uma sorveteria e que existam duas formas de comprar sorvete: a primeira é de um pote já pronto, embalado, que você somente pega e leva ao caixa, e a outra é a granel, em que você escolhe cada item, como sabor, cobertura e até mesmo os demais recheios. Sem dúvidas, a segunda opção é de maior agrado do público, já que se pode escolher tudo que deseja saborear.

Essa alusão mostra como funciona um software personalizado. Em vez de pegar e usar aquele que já está pronto, você adapta o sistema às necessidades de sua empresa e o torna único. Para muitos empresários, essa decisão é sinônimo de investir em qualidade e produtividade.

Por que escolher um software customizado?

As vantagens de um software personalizado são inúmeras, porém diversas empresas ainda temem investir nessa exclusividade e acabam apostando em sistemas comuns, que já estão em circulação no mercado. Se você está na dúvida, listamos quatro pontos que são primordiais na hora de tomar essa decisão para o seu negócio!

Atualização constante

Em primeiro lugar, um software personalizado conta com atualizações constantes. Muitas vezes, os empresários são pegos de surpresa quando adquirem um sistema por meio de uma fábrica de software, já que esses não são atualizados com frequência (o que pode trazer problemas para o funcionamento).

Contudo, ao investir em algo próprio, desenhado e pensado para a sua empresa, os desenvolvedores mantêm o sistema atualizado, otimizando sempre as principais funcionalidades e aderindo às inovações, o que é essencial para o seu negócio.

Escalabilidade

Em vez de você ter que integrar tudo que já possui para uma linguagem de um software já pronto, o desenvolvedor adapta o que ele está fazendo para ser mais escalável e até mesmo para aceitar mais facilmente mudanças desse sistema no futuro.

A falta de um software escalável é um problema comum que faz os empresários passarem por muitas dores de cabeça. Por isso, no momento de escolher entre um sistema pronto ou customizado, coloque em mente que a segunda opção, além de ser um reflexo de sua procura, atende melhor às integrações que podem acontecer dentro de um software.

Personalização

A maior vantagem para quem adota esse tipo de sistema está na personalização própria para o seu tipo de negócio. Quem adota um software comum, com design e estruturas compartilhadas, pode sofrer com a falta de alguma função e ter que tirar ainda mais dinheiro do bolso para complementar o sistema.

Contudo, com o software personalizado, é possível atender a todas as demandas do negócio, levando em consideração aspectos que vão além de um design diferente, mas também APIs próprias, entre outros fatores. Podemos dizer, então, que essa customização é fundamental para tornar o seu sistema completo, totalmente dedicado à sua empresa.

Segurança

A segurança da informação é um dos principais pontos que os empresários levam em consideração no instante de contratar um software. Os sistemas comuns, que compartilham estruturas e demais funções, são mais suscetíveis a invasões e demais problemas de segurança.

Uma das vantagens de ter o seu próprio software é apostar na segurança por meio de tecnologias como cibersegurança, armazenamento em nuvem e outras mais. Tudo pode ser ajustado de acordo com o seu desejo, sem colocar em risco qualquer informação da empresa.

Quais são as vantagens de um software customizado?

Entendemos até aqui que são muitas as vantagens do uso de um software customizado. Mesmo que muitas pessoas ainda invistam em sistemas comuns, comercializados principalmente para reduzir custos, os empresários que apostam no seu próprio software estão à frente em quesitos como funcionalidade, escalabilidade e até mesmo segurança.

Além disso, a inovação também é um ponto crucial nessa relação, principalmente para as empresas que buscam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Essa característica é dada somente por sistemas customizados.

Como escolher uma empresa de software customizado?

Agora que você já entendeu as vantagens de adotar um software personalizado para a sua empresa, é preciso saber como escolher os negócios que comercializam esse tipo de serviço e fechar contrato com a melhor agência especialista na área.

Esse é um momento primordial que você, empresário, precisa prestar atenção para não deslizar. Coloque na ponta da caneta todas as informações a seguir é extremamente importante para optar pela melhor parceria.

Entenda a necessidade da sua empresa

O primeiro passo é entender a necessidade de sua empresa. Se você trabalha, por exemplo, com uma lanchonete que realiza pedidos delivery, é extremamente importante que o seu software personalizado seja seguro para que os clientes se sintam confiáveis na hora de realizar a compra.

Antes de buscar as empresas desenvolvedoras que oferecem esse tipo de serviço, faça um levantamento de quais são as principais demandas do seu negócio e o que realmente é necessário para o seu sistema. Com isso, os profissionais entregam o software sob a medida desejada.

Defina um orçamento

O orçamento para o software personalizado também é extremamente importante neste instante. Mesmo que você queira um sistema elaborado, com todas as funções mais tecnológicas que existem no mercado, é preciso colocar na ponta da caneta a verba disponível e realizar um orçamento para saber até onde o desenvolvedor pode oferecer esse serviço.

Muitas vezes, os empresários acreditam que há um valor único (e até mesmo baixo) para criar um software. Para sistemas customizados isso não existe, uma vez que o profissional desenvolve o projeto de acordo com os seus pedidos. Ou seja, entenda que é preciso definir um orçamento para que o desenvolvedor encaixe o que é necessário dentro desse valor.

Busque por uma comunicação facilitada

Por último, mas não menos importante, a empresa de desenvolvimento deve oferecer um software de fácil comunicação. Mesmo que você trabalhe, por exemplo, com profissionais de TI, ter uma UX (experiência do usuário) otimizada faz com que os colaboradores e até mesmo consumidores (caso seja uma loja) se sintam mais confortáveis com esse sistema.

É extremamente importante que o empresário utilize a possibilidade de customizar o software para melhorar a usabilidade de todos. Os desenvolvedores precisam colocar a comunicação em primeiro lugar (e você, priorizar esse critério para o seu sistema).

Por fim, entendemos que um software personalizado oferece diversas vantagens aos empresários. Mesmo que ainda seja comum o uso de sistemas padronizados e compartilhados, cada vez mais cresce o uso dos próprios, que refletem a identidade de uma empresa.

Os negócios que trabalham com tecnologia estão sempre em busca de metodologias ágeis, que melhorem o desenvolvimento de sistemas e que realmente atendam às expectativas dos usuários.

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre tecnologia da informação, continue aqui e acompanhe o nosso blog!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo