Muito conhecida – e utilizada – por desenvolvedores web, a Heroku é uma das primeiras – e principais – Plataformas como Serviço (PaaS). Além de oferecer uma variedade de aplicações e funcionalidades, a Heroku é uma solução muito vantajosa para quem busca praticidade, eficiência e segurança no desenvolvimento de um projeto.
A plataforma oferece inúmeras vantagens aos usuários, reforçando toda sua potência mercadológica. Além de um local de desenvolvimento seguro e escalável, é possível ter acesso a deploys automatizados em um ambiente de trabalho dinâmico.
Com tantas possibilidades, a Heroku se tornou uma das plataformas de nuvem mais procuradas por desenvolvedores que desejam rodar aplicativos avançados com velocidade e segurança.
Outro ponto importante é o fato de ser uma plataforma segura para empresas de diferentes portes e com diferentes objetivos.
E para que você entenda um pouco mais sobre como funciona a plataforma, preparamos esse artigo. Continue a leitura:
Como funciona a Heroku?
Heroku é uma plataforma completa e personalizável que, além de ser indicada para o desenvolvimento de aplicativos, permite ao desenvolvedor realizar o monitoramento e o dimensionamento do projeto com muita eficácia.
Um grande diferencial desta plataforma são os deploys de aplicação que podem ser implementados sem a intervenção de um desenvolvedor.
Ah, e caso não saiba, fazer um deploy consiste no processo de colocar no ar alguma aplicação que teve seu desenvolvimento concluído, seja integralmente ou em uma fase específica.
Além disso, a Heroku também é uma solução que trabalha com softwares de código aberto como o Node.js, tecnologia indicada para executar código Javascript fora do navegador.
Todas essas vantagens fazem com que a Heroku seja um PaaS frequentemente utilizado por desenvolvedores e profissionais de tecnologia.
A plataforma
A Heroku foi criada em 2007 pelos desenvolvedores norte-americanos Adam Wiggins, James Lindenbaum e Orion Henry. Desde então, vem recebendo upgrades e melhorando a experiência dos desenvolvedores e também dos usuários.
Em 2010, a empresa foi adquirida pela Salesforce, tornando-se uma subsidiária da companhia.
Em 2011, a plataforma que antes só trabalhava com a linguagem Ruby, passou a suportar outras linguagens e frameworks, como: Node.js, Clojure, Java, Python e Scala.
Mas afinal, para que serve a Heroku?
Como vimos até aqui, a Heroku tem sido muito utilizada em empresas que desejam desenvolver aplicativos de forma fácil, robusta e com um custo de investimento menor.
A Heroku é de fácil entendimento para desenvolvedores e arquitetos de cloud computing, aceita várias linguagens de programação e é indicada para atender diferentes soluções.
Entendendo a Arquitetura da Heroku
A plataforma Heroku, como todos os demais serviços PaaS, disponibiliza para as empresas um ambiente de execução de aplicações.
Este tipo de solução, ao contrário de outras, oferece formas muito mais simples e práticas de escalar as aplicações, evitando preocupações com sistema operacional, bibliotecas, sistemas de arquivos etc.
Essas aplicações criadas para rodar no Heroku podem ser compostas por vários dynos, que são containers leves que permitem que o desenvolvedor execute sua aplicação em um ambiente isolado e seguro.
O processo para usar a plataforma é bem simples, e o desenvolvedor precisará de: nome, sobrenome e email da empresa e confirmar o email.
A única questão que chama a atenção na versão gratuita da plataforma é o fato da aplicação ficar inativa por mais de 30 minutos, no entanto, raramente as empresas usam essa versão para fins comerciais e profissionais.
Conheça outras vantagens da Heroku
A seguir, separamos mais algumas vantagens da plataforma Heroku para que as empresas não tenham mais dúvidas quanto à escolha dessa plataforma.
Ideal para desenvolver aplicações
Empresas de diferentes portes e segmentos ter acesso a um serviço de qualidade, adaptável à necessidade de seu negócio e com garantia de segurança e escalabilidade.
Desempenho
Um dos grandes diferenciais da Heroku é permitir que o desenvolvedor configure uma aplicação em um tempo reduzido e sem ter o trabalho de configurar todo o servidor.
Desse modo, os profissionais podem focar em buscar soluções cada vez melhores e com grandes potencialidades de escalabilidade.
Segurança
O Heroku oferece total segurança para os desenvolvedores criarem os aplicativos sem se preocuparem com possíveis problemas nos códigos, ou intervenções externas, como vazamento de dados, por exemplo.
Deploy automático
O deploy automático permite que o processo de implementação do software seja feito de forma automática, o que faz com que os erros sejam identificados pela própria plataforma e notificados ao desenvolvedor em tempo real.
Faz parte do Salesforce
A Heroku faz parte do catálogo SalesForce, uma das mais renomadas empresas de tecnologia do mundo.
Essa parceria entre Heroku e SalesForce permitiu o desenvolvimento de aplicações com um padrão de qualidade Salesforce, que é, sem sombra de dúvidas, um diferencial mercadológico.
Intuitividade
A plataforma de nuvem foi projetada para que qualquer desenvolvedor, seja iniciante ou experiente, tenha facilidade em usá-la devido a sua dinâmica intuitiva e suporte tecnológico.
Mas então, vale a pena utilizar a Heroku?
Estamos chegando ao final do nosso artigo.
Como vimos, a Heroku é uma plataforma indicada para empresas e profissionais que precisam de uma plataforma fácil e eficiente, com soluções ágeis para criar e monitorar aplicações.
Além disso, para os desenvolvedores, a plataforma web Heroku é indicada por oferecer uma infraestrutura completa e robusta.
Estes profissionais se preocupam cada vez menos com processos que envolvem deploy, e ,desse modo, conseguem investir mais no desenvolvimento da aplicação.
Esta solução permite criar aplicativos em diferentes linguagens de programação, com um excelente serviço de hospedagem e
e desenvolvidos com a qualidade da Salesforce – arquitetura gerenciada e segura.
Desse modo, as empresas podem aproveitar os recursos avançados, contêineres inteligentes, escalabilidade e todas as soluções da Heroku que facilitam e otimizam cada vez mais os fluxos de trabalho.