É praticamente impossível falar de CRM e não se lembrar da Salesforce, afinal, a empresa é líder de mercado e oferece um variado portfólio de produtos, que podem contar com inovações e funcionalidades robustas.
Ao olharmos para o mercado, vemos também que grandes corporações, como Adidas e Google, apostaram na plataforma para gerenciar o relacionamento com seus clientes e, de fato, a empresa tem uma variedade de soluções voltadas para esse mercado.
Por essas razões, é comum encontrarmos dúvidas como: a Salesforce é uma boa opção para pequenas empresas?
E a nossa resposta é que, dependendo dos objetivos e condições do negócio, sim, a Salesforce é um bom caminho. Mas há um conjunto de variáveis que precisam ser consideradas antes da sua contratação, como funcionalidades, investimento e implementação, as quais explicaremos com detalhes a seguir. Continue com a gente!
Como um CRM ajuda pequenas empresas?
Para quem tem dúvidas sobre o conceito, o Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um dos sistemas mais robustos para a fidelização de clientes e otimização de resultados. Para exemplificar, pesquisas da Hubspot apontam que, quando uma empresa envolve os leads com o auxílio de um CRM, as probabilidades de comprarem mais aumentam entre 20% e 40%.
A adoção de recursos em negócios de menor porte é uma soma significativa e pode contribuir para sua evolução no mercado, além de ajudar no aumento da produtividade. Tudo isso contribui para que o pequeno empreendimento se estabeleça e cresça de forma saudável.
O fato de uma empresa ser considerada pequena não significa que seus processos não demandem a utilização de um CRM, já que existem diversas ferramentas voltadas para negócios com esse perfil.
Destacamos a seguir, algumas das principais vantagens do uso de CRM para pequenas empresas.
Entrada automatizada de dados
A automação de tarefas é uma das principais vantagens de um CRM e isso, na prática, significa um grande aumento da produtividade das equipes de pequenas empresas, o que se torna mais importante quando consideramos que esses negócios geralmente contam com equipes reduzidas.
No dia a dia, as equipes não precisarão perder tempo com tarefas manuais, como gerar leads por meio de formulários de inscrição e enviar e-mails para receber retorno e isso economiza muito tempo na operação.
Manutenção de pipelines mais saudáveis
Outra vantagem é a visualização de todo o pipeline em andamento, o que garante a priorização de tarefas e um trabalho de acordo com essa sequência. Além disso, um CRM oferece uma visão clara de seus clientes de forma sempre consistente. Isso permite realizar vendas no momento certo, com taxas de conversão que levarão as pequenas empresas ao próximo nível.
Tomada de decisão facilitada
A visão limitada das estratégias e atividades que uma equipe precisa executar é um empecilho para a tomada de decisão. Afinal, se não há clareza sobre os processos, como tomar as decisões mais adequadas e chegar a resultados satisfatórios? Simplesmente impossível.
A boa notícia é que o CRM proporciona essa visão de longo alcance por meio da centralização das informações, as quais ficam disponíveis a todos os setores e a qualquer hora do dia.
Dessa maneira, pode-se, por exemplo, coordenar uma equipe de marketing enquanto acompanha com agilidade e transparência às ações do time de vendas.
Como a Salesforce atende a pequenos e médios negócios?
Há um esforço da Salesforce para atender a todos os tipos de negócio e, por isso, a companhia oferece uma variedade de planos que podem ser adaptados aos mais diferentes tipos de empresas.
O sistema funciona 100% na nuvem, o que libera as empresas do investimento com infraestrutura interna de TI. Outro diferencial é a escalabilidade do software, já que é implantado por módulos que se adaptam ao crescimento dos negócios.
Muitas empresas iniciam a contratação com os planos mais simples, e essa opção já é o bastante para oferecer funcionalidades importantes de um CRM, como gestão de leads, contatos, campanhas e relatórios.
Entretanto, vale frisar que, apesar de ferramentas como o Salesforce para pequenas empresas serem altamente personalizáveis, o acréscimo de funcionalidades pode representar custos adicionais, seja com o upgrade do plano ou com a contratação de uma equipe especializada para configuração.
Na mesma medida, se há recursos disponíveis, certamente é uma opção de inovação que pode trazer ótimos resultados a curto, médio e longo prazos. Cabe às empresas avaliarem a relação custo e benefício.
Para que os recursos fiquem mais claros, vamos a um exemplo de um case da EmCasa, empresa do ramo imobiliário que adotou a Salesforce com o objetivo de otimizar diversos processos, personalizando a plataforma conforme a necessidade, e procurou a Imaginedone para realizar a configuração do CRM.
Para a EmCasa, um bom CRM ajudou a melhorar o controle dos imóveis à venda em seu portfólio de modo a verificar os que estão disponíveis ou reservados, bem como qualificar leads pelo registro de dados históricos integrados, como e-mail e telefone, as oportunidades de compra e venda e configuração de todos os campos de cadastro de clientes.
Todos os recursos contribuíram para o aumento da satisfação do cliente, da produtividade dos colaboradores e na melhoria dos processos internos da empresa.
Quais as principais funcionalidades da Salesforce para pequenas empresas?
A Salesforce ajuda as equipes de vendas, marketing, comercial e TI a atuarem com mais eficácia a partir de qualquer lugar, o que auxilia em modelos como o home office, cada vez mais utilizado em função da crise trazida pelo novo coronavírus.
Veja agora outras funcionalidades da Salesforce para pequenas empresas.
Gestão de leads
Gerenciar leads é uma tarefa que se torna bastante otimizada com o auxílio de plataformas como a Service Cloud. Em sua versão Essentials, voltada para organizações que estão iniciando o uso da plataforma, a configuração é mais simples e rápida.
Com ela, é possível reunir interações de diversos canais como e-mail, redes sociais, telefone e chat em um só lugar, fazendo com que os dados de interação sejam utilizados para otimizar o relacionamento por meio do dispositivo certo.
Gestão de contas e contatos
A Salesforce, por meio de soluções como o Service Cloud, guia o pequeno negócio durante toda a jornada de relacionamento com o público, ajudando na construção de relacionamentos duradouros, na fidelização e diferencial competitivo.
Muito mais do que uma agenda de contatos, trata-se de um software que integra todos os pontos de contato e o histórico que envolve o relacionamento das marcas nos mais diversos canais. Desse modo, os setores otimizam necessidades e desejos, bem como têm mais agilidade e eficiência no atendimento.
Imagine que tem uma empresa de equipamentos eletrônicos e um cliente entra em contato via chat para solucionar dúvidas sobre configuração. Nesse momento, um caso é criado na plataforma e exibido no console de serviço de um dos atendentes, o qual busca dados rapidamente, encontra a solução e retorna de forma ágil e eficiente.
Isso é proporcionado pelo armazenamento e compartilhamento de dados em tempo real, o que torna todos os colaboradores informados sobre os processos já realizados com o cliente.
Relatórios personalizáveis
Um ponto importante sobre o CRM da Salesforce é a possibilidade de criar relatórios personalizáveis. A tarefa é feita com o auxílio de ferramentas de arrastar e soltar, filtros, agrupamentos e gráficos que trazem uma visão imediata e panorâmica das informações que a empresa precisa saber.
Outro diferencial é a visualização de dados customizada. Ou seja, é possível criar facilmente dashboards por meio da API aberta de relatórios ou, ainda, arrastar e soltar o gráfico em qualquer página da Salesforce. Na prática, isso traz insights importantes para uma tomada de decisão cada vez mais certeira por parte dos pequenos empreendedores.
Process Builder
O Process Builder é uma funcionalidade que, como o nome sugere, permite criar diversos processos automatizados. Por meio da ferramenta, é possível ver uma representação gráfica de cada um deles conforme são desenvolvidos.
Na prática, muitas tarefas atribuídas, e-mails enviados e outras atualizações que são partes vitais dos processos feitas de forma repetitiva e manual passam a ser automáticas por meio de configurações na ferramenta.
Esses são apenas alguns exemplos de recursos oferecidos pela Salesforce para pequenas empresas. Inovação, aumento nas vendas e otimização da experiência do consumidor conforme o negócio cresce são alguns dos resultados.
Quais são as vantagens e os desafios do uso da plataforma?
Entre as principais dores das empresas de menor porte, estão a falta de visibilidade de dados e métricas fracas. Ambos os aspectos são solucionados com o CRM, pois integra todas as áreas em uma única solução.
Da gestão de leads ao fechamento do negócio, o software informa os próximos passos dos representantes de vendas conforme as características de cada cliente. Com o uso de soluções tecnológicas como as da Salesforce, a organização hoje atende milhões de consumidores em todo o mundo por meio de uma grande equipe integrada e conectada.
Escalabilidade, agilidade, automatização, integração, inteligência e tomada de decisão mais eficiente são apenas alguns dos benefícios da Salesforce para pequenas empresas.
Vale ressaltar que, dependendo das necessidades da empresa, é necessária uma configuração mais elaborada, a qual requer um maior tempo e pode gerar mais custos, já que uma empresa parceira se faz necessária.
Outro aspecto é em relação aos custos. Apesar de a plataforma Salesforce disponibilizar um trial gratuito por 30 dias, após esse período não há versões gratuitas e os pacotes costumam ter um custo significativo. Todavia, para organizações que já têm condições de investir em soluções tecnológicas mais robustas, o custo-benefício certamente compensa.
Soluções Salesforce
Além das vantagens e funcionalidades, a Salesforce também conta com soluções que podem ser adicionadas à plataforma de CRM, como o Pardot, uma ferramenta de automação de marketing, capaz de identificar, nutrir e organizar os leads de acordo com suas características, etapa do funil de vendas, probabilidade de compra e o valor que trazem.
O Marketing Cloud também é uma dessas soluções e com a ferramenta é possível melhorar o relacionamento com o cliente por meio da conexão de dados em várias fontes, dispositivos e canais, o que cria uma visão unificada do consumidor.
Quais são os preços da Salesforce?
Os preços da Salesforce para pequenas empresas variam conforme as demandas e o plano de assinatura escolhido. Há as versões Essential, Sales Professional, Service Profissional e Pardot Growth.
- Sales Essentials Edition
$25 por mês por usuário - Professional Edition
$75 por mês por usuário - Enterprise Edition
$150 por mês por usuário - Unlimited Edition
$300 por mês por usuário
Como citamos, há uma versão de testes gratuita durante 30 dias. Após esse prazo, é possível contratar os serviços mais adequados e contar com diversos canais de suporte, os quais ajudam os clientes a obter treinamentos para o uso do sistema.
Mesmo não sendo uma solução barata, empresas que podem fazer o investimento obtêm otimização dos mais diversos processos, o que se reflete em vendas, fidelização, relacionamentos e lucratividade.
Gostou do nosso conteúdo sobre a Salesforce para pequenas empresas? Acesse nosso blog para mais conteúdos como esse.