Pardot: conheça a ferramenta de automação em marketing da Salesforce

O Pardot, da Salesforce, é uma plataforma de automação em marketing que promove o gerenciamento de leads e campanhas de forma facilitada e eficiente. Saiba mais sobre a solução e os seus recursos neste post.

Uma área de marketing bem-estruturada faz toda a diferença nos resultados de um negócio. É possível até mesmo dizer que ter estratégia e inteligência no relacionamento com leads e clientes virou questão de sobrevivência. Entre os motivos para essa afirmação, estão consumidores cada vez mais exigentes e alta concorrência. Para auxiliar no planejamento de ações, otimização de processos, tomada de decisão e mensuração de resultados é que a Salesforce disponibiliza o Pardot.

Trata-se de uma plataforma B2B de automação de marketing e gerenciamento de leads inteiramente baseada na nuvem. Ela oferece todos os recursos necessários para a execução e o monitoramento de processos diários. Na prática, os times de marketing e vendas podem criar, implementar e lidar com campanhas digitais para atingir metas pré-estabelecidas.

Para se ter uma ideia do que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio, 80% dos profissionais da área consideram que ela traz leads qualificados, enquanto 71% afirma que há aumento nas conversões em vendas. Quer saber mais sobre a ferramenta e suas vantagens? Então, acompanhe o nosso artigo!

O que é Pardot?

Criado em 2006 e adquirido pela Salesforce em 2013, o Pardot é considerado uma das melhores opções em automação em marketing do mercado. Com a solução, é possível identificar, nutrir e organizar os leads segundo as suas características, etapa do funil de vendas, probabilidade de compra e valor que trazem para o negócio.

Como é de se imaginar, essas possibilidades auxiliam de forma significativa os profissionais, que ganham tempo em função da automatização de diversas tarefas. Desse modo, há uma atuação mais estratégica em prol de melhorias contínuas, sem contar que, assim como outros produtos da Salesforce, o Pardot oferece robustez, sofisticação e facilidade de uso.

O diferencial do Pardot é que ele pode ser integrado diretamente ao Sales Cloud, CRM de vendas da Salesforce.  Isso significa que, uma vez bem implementadas, essas duas ferramentas podem ajudar no alinhamento entre força de vendas e estratégias de marketing. O principal benefício, nesse caso, é a possibilidade de centralizar as informações do cliente em uma só plataforma e permitir que ambas as equipes possam trabalhar em conjunto e com mais agilidade.

Pardot vs Marketing Cloud: qual a diferença?

Quando o Pardot foi adquirido pela empresa, houve especulações de que poderia ser incorporado ao Marketing Cloud, tornando-se uma única plataforma. No entanto, não foi isso que aconteceu. Por mais que se tratem de soluções voltadas para as mesmas áreas e que tenham pontuações de avaliação e satisfação do cliente acima de 97%, até hoje são ferramentas separadas, já que têm diferenças importantes.

Enquanto o Pardot é descrito como uma solução de automação de marketing direcionada para organizações B2B, a qual automatiza tarefas repetitivas, técnicas e operacionais, o Marketing Cloud é uma plataforma CRM para B2B ou B2C. Em linhas gerais, trata-se de um software de gerenciamento de campanhas que integra diferentes ferramentas de marketing digital, como e-mail marketing, redes sociais, sites e blogs, de modo a trazer análises mais aprofundadas e auxiliar na tomada de decisão.

Para ficar mais claro, empresas que precisam de uma plataforma para interagir mais facilmente com os clientes em diversos canais e em alto volume se beneficiam mais com o Marketing Cloud. Por outro lado, o Pardot pode ser a melhor escolha se o processo de marketing e vendas precisa ser melhor integrado e administrado, como nos casos em que há produtos com alto valor de venda ou ciclos de venda longos.

Quais são as vantagens do Pardot?

Pelo que você viu até aqui, já tem uma ideia do que a implementação do Pardot faz pelo seu negócio, não é? No entanto, é importante que veja algumas vantagens práticas de como essa plataforma auxilia os times e, consequentemente, os resultados. Confira!

Automação de marketing

Cada vez mais, é fundamental que as organizações invistam em personalização no atendimento ao mesmo tempo em que disponibilizam diversos canais de relacionamento com o cliente. No entanto, fazer o gerenciamento de processos das diferentes ferramentas de marketing é uma tarefa complexa que exige organização e estratégia.

Isso certamente inclui a automação. Por exemplo, empresas que investem na ferramenta experimentam um aumento médio de 451% no número de leads qualificados. Com o auxílio do Pardot, isso é possível, já que a automação de marketing proporcionada faz com que o fluxo de trabalho se torne integrado e eficiente.

Isso quer dizer que as equipes podem controlar, monitorar e criar publicações em redes sociais, o que é essencial para fortalecer o relacionamento. Outros recursos são:

  • segmentação de leads por diferentes critérios;
  • criação de fluxos de nutrição baseados nas características e jornada de compra de cada cliente;
  • mecanismos para otimizar o Search Marketing;
  • acompanhamento de navegação no site em tempo real.

Campanhas inteligentes

O Pardot também auxilia na criação de campanhas dinâmicas e inteligentes, as quais, por sua vez, incentivam o engajamento dos potenciais clientes e levam-nos a percorrer a jornada de compra de forma atrativa e agradável, fidelizando-os e gerando vendas.

Por meio de recursos como relatórios que facilitam o cálculo do ROI, os times de marketing desenvolvem ações cada vez mais certeiras, refletindo em leads qualificados para o setor de vendas.

E-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing estão entre as ferramentas mais importantes de uma estratégia que vise aumentar o alcance, manter o relacionamento com o público e elevar as conversões. Para que tenham sucesso, o primeiro passo é contar com uma base de leads orgânica, já que a compra de contatos não é indicada em função dos resultados duvidosos.

Para estruturar essa base, uma das práticas é a criação de landing pages, as quais atraem usuários com o intuito de coletar dados de contato. Com o uso da plataforma, a área de marketing tem a opção de criar essas páginas com mais facilidade e minimização de esforços.

Além disso, as listas de prospects são segmentadas, fazendo com que as mensagens enviadas sejam personalizadas conforme as características, necessidades e jornada de compra de cada potencial e atual cliente.

Outras funcionalidades são a criação de testes A/B, os quais trazem respostas em relação às estratégias que mais agradam aos usuários, e o acesso a uma biblioteca de imagens que podem ser incorporadas nas mensagens.

Monitoramento de performance

Mensurar o desempenho das campanhas de marketing é indispensável para que as ações sejam baseadas em dados concretos, o que automaticamente contribui com o seu sucesso.

O Pardot permite o monitoramento da performance por meio de painéis personalizáveis e geração de relatórios. Estes trazem uma série de informações, que vão desde o cálculo de métricas até o acompanhamento das equipes e o que precisa ser feito para exceder as metas de receita continuamente.

exemplo pardot salesforce

Gerenciamento de leads

As tarefas manuais de gerenciamento de leads são totalmente eliminadas com o uso da plataforma, ou seja, as mais comuns são feitas de forma automática. Por meio do mapeamento da jornada do consumidor, a solução permite à equipe de marketing classificar os leads e determinar o que eles precisam fazer para serem considerados prontos para a conversão. Assim, o time de vendas se concentra apenas em trazer novos negócios para a empresa.

Como funciona a implementação do Pardot?

A configuração do Pardot geralmente acontece de forma similar aos outros produtos da Salesforce: embora a plataforma ofereça um pacote de início rápido para as empresas que desejam configurar e começar a usar o sistema com agilidade, na maioria das vezes a empresa contratante precisará contar com um profissional ou empresa especializada para realizar as configurações iniciais.

De qualquer forma, no processo de instalação, os especialistas da Salesforce prestam suporte e também fornece treinamentos pós-instalações, bem como recomendações para que as organizações conquistem as suas metas rapidamente.

Qual é o preço do sistema?

Agora que você sabe mais sobre o Pardot e como ele auxilia os negócios B2B, provavelmente está se perguntando qual é o custo de uma solução como essa. Inicialmente, as empresas têm três opções de planos oferecidos: Advanced, Plus e Growth. Este é o módulo que requer menor investimento, de US$ 1200 mensais, cobrados numa única parcela anual. Já os valores dos Planos Plus, o mais popular, e Advanced, a versão mais robusta, custam US$ 2.500 e US$ 4.000, respectivamente. A cobrança também é anual para ambas as versões.

Nesse caso, vale pesar as necessidades da organização, o orçamento a ser disponibilizado e o custo-benefício de cada plano para o seu negócio. No caso do Growth, por exemplo, há recursos bastante eficientes, como e-mail marketing, landing pages, rastreamento de posts sociais, formulários, relatórios de ROI, programas de engajamento e treinamentos semanais em tempo real.

Assim como qualquer mudança na cultura organizacional, a implementação de uma ferramenta de automação de marketing exige conscientização, qualificação de profissionais e investimentos.

Entretanto, a curto, médio e longo prazos, a empresa ganha em aspectos como inteligência para a tomada de decisão, otimização do atendimento e relacionamento com o público, redução de custos com mão de obra e aumento das vendas e dos lucros.

Esperamos que o nosso artigo sobre o Pardot tenha sido esclarecedor para você. Quer saber mais sobre a plataforma e de que maneiras auxilia no crescimento do seu negócio? Então, entre em contato com um especialista da Imaginedone agora mesmo!

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