De forma resumida e fácil: CDP é a nuvem responsável pela gestão dos dados do seu cliente.
Customer Data Platform, ou CDP, é um software que consegue reunir informações e dados de variadas fontes e oferecer uma visão integrada e 360 dos clientes.
Não à toa, os dados são minas de ouro para as empresas. Afinal, é possível, a partir deles, trabalhar de forma estratégica com o time de marketing e reter e atrair pessoas que tenham as características e dores semelhantes às do seu cliente ideal.
Quais dados são importantes para o CDP?
Hoje em dia, qualquer ação que tomamos em um dispositivo eletrônico é facilmente rastreada. Ao navegar pelo e-commerce de uma floricultura em busca de um buquê para presentear sua mãe, ou entrar em contato com uma loja de produtos naturais pelas redes sociais para tirar dúvidas, você estará deixando rastros, ou dados, como costumamos chamar no dialeto empresarial.
E é a partir desses dados que os softwares de CDP trabalham. Eles colhetam cada mínima interação realizada pelo cliente e as reúnem em uma plataforma inteligente, que disponibilizará esses dados para serem usados de forma estratégica pela empresa.
Hoje em dia, conseguimos acesso aos mais diversos tipos de dados. São eles:
1: Comportamentais: ações do cliente no site, aplicativos, redes sociais, chats e assistentes virtuais e a regularidade dessas interações.
2- Dados demográficos: Quando você acessa um site ou um aplicativo é solicitado a sua localização durante o uso. Assim, a organização consegue traçar onde estão os seus clientes, nome completo e faixa etária.
3- Informações sobre transações: Inclui compras, devoluções e assim é possível conhecer o potencial de compra dos clientes.
Bases do CDP
Atualmente, o grande desafio das companhias não é a falta de informações, mas sua gerência, devido ao alto volume de dados coletados diariamente através das plataformas digitais.
E é por isso que o CDP é tão útil no dia a dia das empresas. Como explicamos, o software reúne todas as informações desejadas e as organiza de forma clara e objetiva, facilitando a leitura e interpretação dos dados pelos times de marketing, vendas e atendimento, por exemplo.
Além disso, uma plataforma de CDP consegue integrar dados providos de e-mail, telefone e localização geográfica, com dados desconhecidos, a exemplo de browser cookies ou e-mails criptografados, por exemplo.
Agregando todos esses dados em nuvem, a Customer Data Plataform os uniformiza dentro do sistema, garantindo assim, que não ocorra duplicidade de informações. Ou seja, que a chave da base seja única, mesmo que o cliente “X” tenha entrado na base com duas chaves diferentes.
Mas, como assim?
Imagina que o CDP está configurado para colher dados de diversas fontes. Com isso, o cliente “X” tem diversos dados registrados dentro da plataforma. Acontece que, pela pluralidade de informações a cerca de um único cliente, poderiamos ter um erro de chaves dentro da base.
Lembrando que as chaves servem como identificadores de individualização, ou seja, cada cliente possui uma chave para que ele possa ser identificado.
E é aí que o CDP age. A plataforma faz a gerência desses dados, identificando que o cliente “X” possui dados diversos dentro do software, mas que, entretanto, é o mesmo indivíduo.
Essa centralização de dados do cliente é o que gera a harmonização de informações em um modelo de dados unificado e dinâmico.
Proteção de dados
Quando falamos de dados é importante que as empresas saibam onde estão pisando e respeitem a LGPD e o consentimento do cliente, ao tratar seus dados de forma ética e segura.
Além disso, não basta apenas implantar a CDP e esperar que a ferramenta trabalhe por você. Para que a tecnologia traga resultados é necessário um plano de negócios e ações bem traçadas entre a equipe, tendo em vista:
- Objetivos;
- Metas da organização de curto, médio e longo prazo
- Alinhamento da tecnologia com a estratégia de negócios.
Importância mercadológica do CDP
Os dados são importantes para que as empresas possam oferecer um atendimento e uma experiência personalizada para cada cliente. Para que isso seja possível, é importante manter um sistema unificado de dados sempre atualizado e disponível.
A tecnologia mudou nossos hábitos de compra, facilitando nosso acesso a empresas e obrigando o mercado a se adaptar a novos perfis de consumidores. Logo, estamos gerando cada vez mais dados na rede. Assim, para um negócio inovador e que deseja continuar a par com a corrência, uma Plataforma de Dados tem se tornado essencial.
E você talvez esteja se perguntando o porquê disso. Bom, os dados advindos do CDP são úteis para uma infinidade de processos de marketing, o que inclui automação, teste A/B, CRM, produção de conteúdo personalizado e melhora de alcance nas redes sociais, por exemplo.
Benefícios do CDP
Um dos principais benefícios do CDP é oferecer informações corretas sobre o cliente. Assim, é possível fazer campanhas mais assertivas por meio de informações consistentes e de forma segmentada.
Afinal, os clientes esperam por um tratamento personalizado e os dados são primordiais para que esse processo de individualização seja possível.
Logo, o CDP se revela como uma solução muito eficaz para esse tipo de problema, ao ser capaz de recolher dados – online e offline – e harmonizá-los em uma visão única e abrangente dos clientes.
Dessa forma, os profissionais de marketing conseguem trabalhar com informações palpáveis e não mais jogando no escuro. Por exemplo, com uma plataforma de dados é possível analisar as preferências de canal dos clientes, preferências de produto, comportamento dentro do site e sua propensão de compra.
Falando para o mesmo cliente
Um CDP também permite que diferentes departamentos trabalhem juntos para resolver problemas de determinado cliente, além de interagir de forma consistente e envolver de fato o usuário.
Assim, ao ter informações para permitir uma experiência única, aumenta-se as taxas de retenção e o ciclo de vida do cliente, impactando diretamente os lucros da organização, devido a melhora nos resultados de campanhas e ações comerciais.
Por fim, ter uma plataforma unificada de dados de cliente, constantemente atualizada e segura, permite tomada de decisões corretas e interações no momento certo. Assim, além de melhorar a experiência do usuário, ter uma visão ampliada do cliente pode servir de insights para todos os setores da empresa de maneira consistente e assertiva.
As vantagens são diversas, por isso, se deseja ter uma visão hegemônica e inteligente de seus consumidores, o CDP é a pedida certa para você.