A importância vital da tecnologia para o crescimento das pequenas empresas

Já não é mais novidade! Cada vez mais tem se falado sobre o papel da transformação digital em relação à otimização das operações, diferencial competitivo e crescimento das organizações. No

Já não é mais novidade! Cada vez mais tem se falado sobre o papel da transformação digital em relação à otimização das operações, diferencial competitivo e crescimento das organizações. No entanto, algumas empresas, em suma, de pequeno porte, ainda acreditam que o acesso às novas tecnologias é um benefício apenas das grandes corporações, o que está longe de ser realidade. 


Inclusive, muitas delas já vêm sentindo o potencial transformador dos recursos tecnológicos, voltados às diferentes áreas e necessidades. 

Pensando em contribuir com os negócios nesse sentido, é que desenvolvemos este conteúdo. Confira e conheça algumas soluções, bem como as vantagens de fazer parte da era digital. 

Como a tecnologia pode melhorar a eficiência operacional das pequenas empresas?

pequenos negócios e tecnologia

Das mais diversas formas! Para começar, imagine que o seu negócio pode contratar suporte especializado sem precisar aumentar o quadro de funcionários. Isso porque as ferramentas tecnológicas realizam uma série de tarefas que, até então, eram feitas por seres humanos. 

Desde as atividades manuais, como preenchimento de planilhas e atualização do estoque, até a gestão de dados, monitoramento de desempenho e ações de relacionamento com o cliente podem ser feitas de forma automatizada. 

Nesse cenário, quanto mais tarefas forem delegadas aos sistemas e softwares, mais tempo o time tem para pensar estrategicamente, com foco no core business. 

Para isso, podem ser utilizadas soluções como softwares de gestão, incluindo os CRMs e ERPs, computação em nuvem, inteligência artificial (chatbots, por exemplo), realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e automação. 

Vale citar que, com as mudanças nos modelos de trabalho, hoje é possível encontrar diversos recursos que possibilitam a colaboração online, seja entre os funcionários presenciais, híbridos ou remotos. 

Os resultados, de modo geral, são um trabalho mais bem realizado e uma melhor experiência do consumidor, o que se reflete em crescimento e aumento da lucratividade.

De que forma os recursos tecnológicos possibilitam alcançar um maior espaço de mercado

mercado e pequenas empresas

Outro ponto importante do uso de tecnologia por pequenas empresas é o aumento do alcance graças às estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing, redes sociais, Search Engine Optmization (SEO), bem como a presença em marketplaces.Mas afinal, o que é Quickdone?

Estar no ambiente digital não é só possível, mas fundamental para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Isso se dá por meio de um melhor entendimento de suas necessidades, interação, suporte e muito mais.  Vale citar também o aumento da visibilidade em função da presença em multicanais. 

Outras vantagens são a mensuração de resultados a partir de relatórios automatizados, a possibilidade de segmentar o público e alcançá-lo a qualquer distância, a geração de audiência e um bom custo-benefício, até mesmo porque muitos dos recursos são gratuitos.

Aumentando a produtividade e a competitividade

pequenos negócios e aumento de eficiência com a tecnologia

A adoção da tecnologia também pode melhorar a produtividade dos funcionários e permitir que as pequenas empresas sejam mais competitivas em seu setor. Na prática, ela contribui em pontos como:

– aumento da eficiência, pois a empresa reduz os gargalos, erros e falhas; 

– mais agilidade ao se diminuir o tempo de operação, fazendo a transição de processos manuais para digitais;

– redução de custos, já que se diminui ou se elimina o desperdício de tempo e recursos;

– otimização das tomadas de decisão, utilizando a análise de dados para torná-las mais assertivas;

– geração de autonomia, pois, com menor envolvimento em funções operacionais, há mais tempo para o planejamento e estratégia.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas para o aumento da produtividade são aplicativos de gerenciamento de tarefas, softwares de comunicação e análise de dados. 

Superando desafios e limitações

desafios de pequenas empresas

Um estudo da Microsoft, chamado “Como as PMEs brasileiras enfrentaram a pandemia da Covid-19”, foi desenvolvido com o objetivo de entender os desafios e oportunidades dos pequenos negócios após a crise sanitária, bem como a visão sobre a adoção de novas tecnologias. 

Estavam envolvidos aspectos como trabalho remoto, RH, estratégias de Marketing Digital e capacidade de reinvenção dos objetivos de negócio.

A pesquisa apontou que, para 78% das empresas, a adoção de novos recursos seria a mudança mais fácil para a retomada. Outro dado relevante é que 73% delas se disseram prontas para enfrentar os desafios de Marketing Digital, e 71% estariam preparadas para os processos relacionados ao trabalho remoto. 

Além disso, a comunicação e o relacionamento com os clientes foi uma das principais mudanças realizadas pelas empresas consultadas pela pesquisa: 75% delas implementaram alguma mudança nas mídias sociais, seguido de melhorias em sites (54%) e canais de SAC (51%).

Isso mostra que muitos negócios já estão percorrendo alguns caminhos que os levarão a se manter competitivos e em crescimento. Por outro lado, também existem preocupações de alguns em adotar novas tecnologias, o que inclui custos e curva de aprendizado, por exemplo. 

Para começar, o mais indicado é se aventurar de uma forma mais discreta e sólida, priorizando as demandas mais importantes e implementando as soluções de forma gradativa por essa ordem.  

Hoje, existem diversas soluções que usam muito de tecnologia e são mais acessíveis no mercado, como o Quickdone, pacote de implementação das ferramentas Salesforce que visa uma facilidade nesse processo e é ideal para negócios que desejam dar esse passo em direção ao futuro mas com um custo de investimento menor e um retorno mais rápido.

Para conhecer mais sobre o Quickdone, clique aqui.

Além disso, ao fazer uma lista de necessidades e pontos fracos a serem superados, seguido pela implementação de soluções, os empreendedores podem treinar as equipes aos poucos, conforme a área e o acesso, ou não, ao recurso no dia a dia. 

Ou seja, é possível se utilizar da tecnologia sem precisar fazer altos investimentos ou ter um grande impacto nas operações. O importante é começar, mesmo que de forma lenta e gradual. Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Confira agora o artigo que fala sobre CRM para pequenas empresas!

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