Já não é mais novidade! Cada vez mais tem se falado sobre o papel da transformação digital em relação à otimização das operações, diferencial competitivo e crescimento das organizações. No entanto, algumas empresas, em suma, de pequeno porte, ainda acreditam que o acesso às novas tecnologias é um benefício apenas das grandes corporações, o que está longe de ser realidade.
Inclusive, muitas delas já vêm sentindo o potencial transformador dos recursos tecnológicos, voltados às diferentes áreas e necessidades.
Pensando em contribuir com os negócios nesse sentido, é que desenvolvemos este conteúdo. Confira e conheça algumas soluções, bem como as vantagens de fazer parte da era digital.
Como a tecnologia pode melhorar a eficiência operacional das pequenas empresas?
Das mais diversas formas! Para começar, imagine que o seu negócio pode contratar suporte especializado sem precisar aumentar o quadro de funcionários. Isso porque as ferramentas tecnológicas realizam uma série de tarefas que, até então, eram feitas por seres humanos.
Desde as atividades manuais, como preenchimento de planilhas e atualização do estoque, até a gestão de dados, monitoramento de desempenho e ações de relacionamento com o cliente podem ser feitas de forma automatizada.
Nesse cenário, quanto mais tarefas forem delegadas aos sistemas e softwares, mais tempo o time tem para pensar estrategicamente, com foco no core business.
Para isso, podem ser utilizadas soluções como softwares de gestão, incluindo os CRMs e ERPs, computação em nuvem, inteligência artificial (chatbots, por exemplo), realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e automação.
Vale citar que, com as mudanças nos modelos de trabalho, hoje é possível encontrar diversos recursos que possibilitam a colaboração online, seja entre os funcionários presenciais, híbridos ou remotos.
Os resultados, de modo geral, são um trabalho mais bem realizado e uma melhor experiência do consumidor, o que se reflete em crescimento e aumento da lucratividade.
De que forma os recursos tecnológicos possibilitam alcançar um maior espaço de mercado
Outro ponto importante do uso de tecnologia por pequenas empresas é o aumento do alcance graças às estratégias de Marketing Digital, Inbound Marketing, redes sociais, Search Engine Optmization (SEO), bem como a presença em marketplaces.Mas afinal, o que é Quickdone?
Estar no ambiente digital não é só possível, mas fundamental para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Isso se dá por meio de um melhor entendimento de suas necessidades, interação, suporte e muito mais. Vale citar também o aumento da visibilidade em função da presença em multicanais.
Outras vantagens são a mensuração de resultados a partir de relatórios automatizados, a possibilidade de segmentar o público e alcançá-lo a qualquer distância, a geração de audiência e um bom custo-benefício, até mesmo porque muitos dos recursos são gratuitos.
Aumentando a produtividade e a competitividade
A adoção da tecnologia também pode melhorar a produtividade dos funcionários e permitir que as pequenas empresas sejam mais competitivas em seu setor. Na prática, ela contribui em pontos como:
– aumento da eficiência, pois a empresa reduz os gargalos, erros e falhas;
– mais agilidade ao se diminuir o tempo de operação, fazendo a transição de processos manuais para digitais;
– redução de custos, já que se diminui ou se elimina o desperdício de tempo e recursos;
– otimização das tomadas de decisão, utilizando a análise de dados para torná-las mais assertivas;
– geração de autonomia, pois, com menor envolvimento em funções operacionais, há mais tempo para o planejamento e estratégia.
Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas para o aumento da produtividade são aplicativos de gerenciamento de tarefas, softwares de comunicação e análise de dados.
Superando desafios e limitações
Um estudo da Microsoft, chamado “Como as PMEs brasileiras enfrentaram a pandemia da Covid-19”, foi desenvolvido com o objetivo de entender os desafios e oportunidades dos pequenos negócios após a crise sanitária, bem como a visão sobre a adoção de novas tecnologias.
Estavam envolvidos aspectos como trabalho remoto, RH, estratégias de Marketing Digital e capacidade de reinvenção dos objetivos de negócio.
A pesquisa apontou que, para 78% das empresas, a adoção de novos recursos seria a mudança mais fácil para a retomada. Outro dado relevante é que 73% delas se disseram prontas para enfrentar os desafios de Marketing Digital, e 71% estariam preparadas para os processos relacionados ao trabalho remoto.
Além disso, a comunicação e o relacionamento com os clientes foi uma das principais mudanças realizadas pelas empresas consultadas pela pesquisa: 75% delas implementaram alguma mudança nas mídias sociais, seguido de melhorias em sites (54%) e canais de SAC (51%).
Isso mostra que muitos negócios já estão percorrendo alguns caminhos que os levarão a se manter competitivos e em crescimento. Por outro lado, também existem preocupações de alguns em adotar novas tecnologias, o que inclui custos e curva de aprendizado, por exemplo.
Para começar, o mais indicado é se aventurar de uma forma mais discreta e sólida, priorizando as demandas mais importantes e implementando as soluções de forma gradativa por essa ordem.
Hoje, existem diversas soluções que usam muito de tecnologia e são mais acessíveis no mercado, como o Quickdone, pacote de implementação das ferramentas Salesforce que visa uma facilidade nesse processo e é ideal para negócios que desejam dar esse passo em direção ao futuro mas com um custo de investimento menor e um retorno mais rápido.
Para conhecer mais sobre o Quickdone, clique aqui.
Além disso, ao fazer uma lista de necessidades e pontos fracos a serem superados, seguido pela implementação de soluções, os empreendedores podem treinar as equipes aos poucos, conforme a área e o acesso, ou não, ao recurso no dia a dia.
Ou seja, é possível se utilizar da tecnologia sem precisar fazer altos investimentos ou ter um grande impacto nas operações. O importante é começar, mesmo que de forma lenta e gradual. Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Confira agora o artigo que fala sobre CRM para pequenas empresas!