CRM para pequenas empresas: um manual para escolha e implementação

Você já passou por um time de vendas antes da era da internet, na década de 90, por exemplo? Se a resposta for não, então temos um segredo para contar: hoje em dia, é muito mais fácil vender! E um dos principais motivos se refere à existência do CRM para pequenas empresas. Naquela época, os […]

Você já passou por um time de vendas antes da era da internet, na década de 90, por exemplo? Se a resposta for não, então temos um segredo para contar: hoje em dia, é muito mais fácil vender! E um dos principais motivos se refere à existência do CRM para pequenas empresas.

Naquela época, os vendedores precisavam lembrar de todas as informações faladas com um possível cliente ou anotar em algum lugar. Isso acontecia para que houvesse o mínimo de embasamento no momento de retomar o contato.

Muitas informações se perdiam nesse processo, e muitos tinham que confiar no que os clientes falavam sobre a última conversa. Contudo, atualmente, em pleno século XXI, essa dificuldade ficou no passado graças ao uso de sistemas modernos.

Neste conteúdo, vamos apresentar o que é um CRM e responder as suas dúvidas sobre o assunto, desde como escolher a melhor opção até qual o melhor momento de implementá-la na prática. Confira!

O que é um CRM?

Para começar, você precisa saber que CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Assim, fica mais fácil entender o conceito de uso dessa ferramenta: é uma solução que reúne uma gama de recursos relacionados à comunicação com leads e clientes em uma única plataforma, permitindo que as organizações façam ações em um painel principal, como:

  • salvar detalhes de clientes;
  • enviar e-mails;
  • gerar relatórios;
  • fazer ligações;
  • planejar e programar compromissos.

Como vimos no início, é um desafio para os vendedores coletar informações de clientes, que geralmente estão espalhadas pelos registros de chamadas e anotações com alguns dados importantes.

Nos casos em que a equipe de vendas precisa recuperar as informações do consumidor, ela passa por diversas fontes diferentes para obtê-las. Mas essa não é uma abordagem eficiente para um trabalho de vendas, em que há uma corrida contra o tempo.

É por isso que um sistema CRM para pequenas empresas une todos os dados do cliente em uma única plataforma. O foco é construir um forte relacionamento entre a marca e o público.

Quais são as vantagens?

Os principais benefícios que um CRM proporciona para os empreendimentos são:

  • diminui as despesas;
  • elimina o desperdício de tempo no atendimento aos possíveis clientes;
  • aumenta a produtividade;
  • possibilita a integração do trabalho entre os times;
  • ajuda a aumentar o faturamento.

Acredita que todas as empresas conseguirão ter esses benefícios ao implementar o CRM na operação? Segundo estudos recentes, essa comprovação fica muito clara, e isso já acontece há um bom tempo.

Em pesquisa realizada pelo NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br, no ano de 2007, o CRM já era usado por 48,39% das empresas brasileiras. O número era impressionante para a época, pois já ficava acima da utilização dos sistemas ERP, por exemplo, presente em apenas 30,06% das organizações ouvidas.

Já no relatório do Aberdeen Group, divulgado em 2016 a nível mundial, foi possível constatar que negócio com um CRM bem-integrado têm taxas de renovação 19% maiores em relação às que não contam com esse recurso.

Enquanto isso, a Hubspot divulgou números relacionados ao mercado nacional, comprovando que 61% dos distribuidores de vendas usam um CRM e 75% dos gerentes dizem que isso ajuda a aumentar as vendas.Como um CRM pode ajudar uma pequena empresa?

No caso específico das pequenas empresas, um dos principais pontos fortes do CRM é o auxílio na profissionalização do time de vendas. Isso porque possibilita a criação de um bom método de trabalho e de um planejamento mais estruturado.

Além disso, o software permite conhecer melhor e de forma mais organizada o cliente, o que inclui histórico de contatos e de vendas, interesses, data de aniversário, entre outros dados relevantes. A partir deles, os times de atendimento e vendas podem ter um contato mais próximo, o que melhora o relacionamento e promove uma boa experiência.

Outras vantagens da ferramenta para os negócios de pequeno porte são a menor perda de clientes, já que é possível medir sua satisfação constantemente, e o aumento nas vendas, por meio do conhecimento sobre o comportamento e preferências do consumidor. Veja agora de forma prática como um CRM pode ajudar pequenas empresas:

Entrada automatizada de dados

O CRM automatiza tarefas repetitivas, como gerar leads por meio de formulários de inscrição e enviar e-mails para receber retorno deles. Ou seja, não requer entrada manual de dados, o que economiza muito tempo na operação.

Manutenção de pipelines mais saudáveis

Outra vantagem é a visualização de todo o pipeline em andamento, o que garante a priorização de tarefas e um trabalho de acordo com essa sequência.

Previsibilidade de receita

O CRM oferece uma visão clara de seus clientes de forma sempre consistente. Isso permite realizar vendas no momento certo, com taxas de conversão que levarão as pequenas empresas ao próximo nível.

Como utilizar o CRM na prática?

Para empreendimentos que precisam organizar os processos e fluxos de informação, utilizar o CRM é uma saída natural. Entretanto, mesmo com essa informação, muitos ainda se perguntam como explorar a ferramenta de forma prática.

A verdade é que você pode usar as soluções presentes para cumprir diversas necessidades da organização, por exemplo:

  • acesso a informações e dados do cliente;
  • gerenciamento de contatos;
  • lembretes e agendamentos;
  • monitoramento de pipeline de vendas;
  • rastreamento de interações;
  • análise de relatórios completos.

A qualidade do trabalho da semana foi melhor do que a anterior? Qual a porcentagem de contatos com que os vendedores se conectaram? Tudo isso pode ser visto de forma automática por meio da área de relatórios que cada CRM proporciona.

Tipos de CRM para pequenas empresas

Para você que já entendeu a importância e as vantagens de implementar esse sistema, também é importante conhecer as melhores opções do mercado. Elas são ideais para fazer mais com menos, elevando o nível de produtividade e ainda ajudando a enfrentar a falta de tempo existente na maioria das organizações.

CRMs gratuitos

É comum que empresas de menor porte tenham um orçamento limitado. Por isso, em um primeiro momento, pode ser complicado fazer investimentos em opções pagas. No entanto, há algumas ferramentas gratuitas que melhoram a organização dos dados, otimizam a comunicação em função da integração, trazem agilidade, auxiliam em um relacionamento positivo com os clientes e aumentam as vendas. Confira 3 CRMs grátis que podem ajudar o seu negócio na sequência.

1. Hubspot

O Hubspot CRM é 100% gratuito, permite criar usuários ilimitados e registra até 1 milhão de inscrições. Entre os recursos, estão o registro de todas as empresas com as quais se tem contato, o rastreio de todos os e-mails enviados pelos diferentes setores, a organização do pipeline de vendas por meio de um painel com visão panorâmica das etapas e o agendamento e gerenciamento de tarefas.

2. RD Station

O RD Station CRM é voltado para negócios que estão no início da estruturação das equipes ou processos comerciais para o crescimento. O software conta com funcionalidades como o registro automático das interações com os clientes, histórico de contatos disponíveis para todos os times em quaisquer dispositivos, integração com calendários e discadores de telefonia. Além disso, a solução cria lembretes para a execução de tarefas, incluindo follow-ups, ligações, visitas e envio de e-mails.

A grande vantagem desse CRM é a facilidade e integração direta com o RD Station Marketing, principal ferramenta de automação de marketing utilizada no Brasil, e principal solução da Resultados Digitais.

3. Zoho CRM

A edição gratuita do Zoho CRM, voltada para pequenas equipes em busca de otimização de resultados, permite até três usuários e oferece recursos críticos que empreendimentos de pequeno porte precisam. Entre as funcionalidades, estão gerenciamento de leads, negociações e contatos, tarefas e eventos, marketing multicanal, integrações com outros aplicativos da Zoho e outros. Nesse caso, é importante frisar que, mesmo limitado a poucos usuários, trata-se de uma ferramenta premiada pela experiência do usuário que oferece.

CRMs pagos

Agora que você conhece algumas das principais opções gratuitas do mercado, provavelmente quer saber mais sobre as versões pagas para pequenas empresas e quais são as melhores. A questão é que não existe a melhor solução, já que isso depende das necessidades de cada negócio, dos valores disponíveis para investimento e outros detalhes.

Porém, alguns pontos em comum para se atentar são a facilidade de uso, o custo-benefício, as integrações com outras ferramentas, o suporte e as metas a médio e longo prazos. Confira três opções de CRM pagos a seguir.

1. Pipedrive

O Pipedrive tem uma interface intuitiva e, ao mesmo tempo, elegante e personalizável. Os diferenciais são o suporte gratuito pelo celular, indicadores visuais que mostram quais ações são necessárias para fechar mais vendas, e-mails e notificações que funcionam como lembretes de atividades, rastreamento de e-mails, fácil configuração e personalização.

2. Agendor

O Agendor é um CRM desenvolvido no Brasil. Com ele, é possível administrar todo o funil de vendas, fazer o monitoramento completo do processo comercial e personalizar as etapas, acompanhando o potencial de cada oportunidade.

Entre as funcionalidades, está o controle de métricas de vendas em tempo real, permitindo que as informações sejam segmentadas por colaborador, equipe e período de tempo. Um dos diferenciais é que conta com API aberto, ou seja, pode ser integrado a ferramentas de atendimento, pré-venda, ERPs, entre outras.

3. Agile CRM

O Agile é outro software voltado para empresas de pequeno e médio porte que visam automatizar processos de marketing, vendas e serviços. Ele permite aos usuários ações como gerenciamento de contatos, automação de marketing e acompanhamento de vendas.

Além disso, há um sistema de telefonia que dispõe de ligações com clique e automação de voicemail, o que otimiza os contatos com possíveis clientes. Outros recursos são a automatização na criação de reuniões com o auxílio de um calendário on-line e acompanhamento dos processos dos times.

Dica bônus: Salesforce

Salesforce é um dos maiores e mais populares fornecedores de CRM na nuvem de todo o mundo. Apesar de muito utilizado em grandes companhias, pode ser facilmente adaptado para as organizações de menor porte. Com uma série de diferenciais, ele faz toda a diferença para a otimização dos processos em qualquer modelo de negócio.

Com todas as informações sobre o público apresentadas pelo CRM, os colaboradores de várias áreas podem fazer a gestão dos seus contatos de forma independente.

Isso oferece uma abordagem prática para estabelecer uma conexão com os clientes, além de permitir que o time de vendas crie itens de tarefas para que você e seus representantes se mantenham organizados durante o dia. Entre as vantagens, estão:

  • CRM 100% personalizável;
  • multilíngue;
  • integração com outros sistemas de gestão;
  • tecnologia robusta e escalável;
  • modular, com soluções como Service Cloud, Marketing Cloud e Sales Cloud.

Quais os caminhos até o uso de um CRM?

Ficou claro que um CRM para pequenas empresas eficaz ajuda a fazer mais com menos? Ele automatiza as tarefas realizadas repetidamente para que os vendedores se concentrem mais nas conversões de vendas, gastando menos tempo no processo.

No entanto, para utilizar uma das opções, é importante contar com a ajuda de alguma empresa especializada, principalmente considerando a integração com outras plataformas, incluindo os sistemas internos.

Ter as informações certas é essencial para ter sucesso em todo o processo de implementação do CRM para pequenas empresas. Confira detalhes sobre o Sales Cloud, um dos maiores CRMs de vendas do mercado, e comece a transformar as oportunidades em negócios concretos.

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