Case Supergasbras
Trata-se de uma das maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo do Brasil, também conhecido como GLP ou gás de cozinha. Fundada em 1946, atende desde famílias a grandes indústrias. Pertence ao grupo SHV Energy, líder mundial em gás LP, e produtos que atendem a residências, pequenos comércios, fábricas e outros estabelecimentos que necessitam de gás como fonte de energia.
Criamos seis aplicações integradas entre si: aplicativo, Super Botão, API de pedidos, sistema de revenda, central administrativa e relacionamento com cliente.
O desafio
Diante de um cenário positivo e de crescimento, nossa missão era desenvolver soluções que fossem capazes de:
Melhorar a experiência de compra de seus clientes, assegurando que o produto fosse entregue de forma ágil;
Criar uma estrutura a qual permitisse que as bases de distribuição, bem como os revendedores espalhados por todo o Brasil, fossem capazes de atender aos milhões de clientes da marca.
A solução
Aplicativo
O aplicativo desenvolvido para a Supergasbras permite que qualquer pessoa localizada dentro da área de cobertura operacional da empresa peça o gás de cozinha com apenas alguns cliques.
Entre as funcionalidades do app está o Member get Member, no qual clientes indicam outros clientes. Por sua vez, quem foi indicado ganha um cupom de desconto e quem indica também recebe benefício, aumentando a base de clientes por indicação.
Vale citar também o cupom de desconto, em que a Supergasbras pode criar cupons específicos, seja por revenda, cidade ou até mesmo cliente, bem como o agendamento para a entrega de gás.
Sistema de Revenda
Aplicação capaz de processar todos os pedidos e redirecionar cada um deles para o revendedor ideal. Essa aplicação on-line dispensa qualquer tipo de instalação e é integrada ao sistema de gestão de território que garante a distribuição estratégica dos revendedores, respeitando o mapa de atuação de cada um deles.
Central Administrativa
Permite que o time da Super gerencie de maneira estratégica toda a distribuição logística da empresa e obtenha dados relevantes para analisar estatísticas de pedidos de clientes e padrões de consumo para garantir uma experiência ainda melhor para o usuário.
API de Pedidos
Outro recurso desenvolvido para um melhor atendimento foi uma Application Programming Interface (API) de pedidos, capaz de integrar e permitir que outros sistemas utilizem essa mesma API.
Para potencializar a eficiência desse sistema de gestão, integramos a ela uma API de comunicação por voz que liga para o revendedor, caso o tempo de espera do cliente ultrapasse o convencional.
Além disso, focamos em percepções positivas por parte dos clientes através da criação de bots para Facebook, WhatsApp e Google Assistente. Esses assistentes virtuais facilitam ainda mais os processos de compra, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Super Botão
Fomos responsáveis pela criação de software do Super Botão, o qual é instalado nas residências ou instalações de empresas, permitindo que o pedido de um novo botijão seja feito apenas ao apertá-lo. Nesse sentido, o cliente consegue acompanhar, através da mudança de cor do botão, se o pedido já foi processado e, posteriormente, confirmado.