Nos últimos anos, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) evoluiu de forma significativa, principalmente em função dos recursos tecnológicos e das mudanças no perfil do consumidor. Hoje, a comunicação das empresas precisa ser mais robusta e integrada possível, a fim de atender o público em qualquer fase de contato.
E é por isso que o SAC 4.0 é uma ótima solução. O serviço tem como base a utilização de diversos canais integrados, de forma a oferecer agilidade e qualidade na experiência do usuário.
O SAC 4.0 surge como uma resposta a uma área que, por muito tempo, foi uma “dor de cabeça” para os consumidores. Esses, que por vezes, reclamavam da dificuldade em resolver as suas questões ou esclarecer dúvidas com as marcas.
Mas afinal, é possível, ainda em 2022, integrar-se a essa tendência? A resposta é sim e nós vamos te ajudar! Confira o conteúdo e conheça 3 formas de colocar essa estratégia em prática na sua empresa!
Afinal, o que é o SAC 4.0?
O SAC 4.0 é uma evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor, que surgiu para acompanhar a transformação digital e a expectativa dos clientes atuais em relação à comunicação das empresas.
Ao contrário do SAC tradicional, em que os clientes tinham basicamente o telefone para se comunicar, esta nova forma de organização oferece um leque maior de canais de contato aos consumidores. Desse modo, as organizações passam a estar acessíveis em multicanais, os quais são escolhidos conforme as necessidades e preferência de cada um deles.
Ou seja, trata-se de uma estratégia que visa a personalização, a agilidade, a integração e o uso de dados para tomada de decisão. Como resultados, vêm a satisfação, uma boa experiência e fidelização do público.
3 ações para implementar o SAC 4.0 ainda em 2022
Empresas que não otimizarem a sua comunicação com os clientes, estão sujeitas a perdê-los para a concorrência. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Accenture aponta que 75% dos consumidores sentem-se muito frustrados quando precisam fazer contato mais de uma vez com a empresa para a resolução de um mesmo problema.
Em contrapartida, um relatório da Zendesk mostra que 57% dos clientes são fiéis a uma marca que presta um bom atendimento. Ou seja, é imprescindível focar em estratégias como o SAC 4.0 para ir de encontro a essas expectativas.
Veja agora 3 formas de fazer isso antes do final de 2022:
Implementar o conceito de omnichannel
É praticamente impossível falar sobre o SAC 4.0 sem citar o omnichannel. O conceito vai além da presença em diversos canais de contato, como telefone, e-mail, redes sociais e chatbots, por exemplo.
Para que realmente exista, deve haver integração entre eles, de modo que a empresa possa acompanhar todo o histórico de interações e saiba exatamente do que se tratam as demandas de cada cliente. Além disso, ele tem a liberdade de transitar entre os canais sem interrupções, ou necessidade de repetir informações que já foram passadas anteriormente, por exemplo.
Além disso, a partir dos dados gerados por sistemas que integram os pontos de contato, é possível tomar decisões mais assertivas sobre estratégias que podem agregar ainda mais à comunicação e ao atendimento ao cliente.
Tecnologia
Investir em tecnologia é básico para traçar uma estratégia de atendimento efetiva, pois é muito complicado, e caro, para uma empresa, realizar todo o serviço de atendimento ao consumidor com mão de obra humana. Nesse sentido, diferentes recursos podem ajudar na comunicação.
Podemos citar, por exemplo, os chatbots. Esses assistentes virtuais são capazes de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, redes sociais e outras plataformas. Desse modo, conseguem resolver diversas questões comuns dos clientes, facilitando o trabalho de colaboradores, que iniciam o atendimento apenas em demandas onde são necessários.
Além deles, há diversos sistemas que podem ajudar no atendimento ao cliente, como aplicativos de mensagens, softwares de gestão, CRMs e outros.
Departamento qualificado
Investir em treinamento é fundamental para alinhar os pontos com o time e ter uma equipe qualificada para atender o cliente da forma que a empresa almeja.
Afinal, por mais tecnológica que uma empresa seja, é preciso que os colaboradores compreendam do que se trata o SAC 4.0, qual a importância de implementá-lo e quais são as ações necessárias em seu dia a dia.
Por isso, invista sempre na profissionalização da equipe e faça reuniões periódicas a fim de acompanhar os resultados e monitorar pontos de melhoria. Além disso, é importante que o time esteja alinhado com os valores que a empresa deseja passar e a forma como ela deseja se posicionar publicamente.
Adotando essas medidas em sua empresa, é possível criar um ambiente propício para a integração do SAC 4.0. E mesmo que seu negócio não seja tão grande ou não desfrute de tantos recursos, a partir dessas ações, já é possível dar o primeiro passo rumo a esta tendência, que é tão importante no mercado, e que com certeza fará a diferença no seu posicionamento e resultados.
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Até mais!!